PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Advertisements

INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Liderança e Comportamento Humano
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Introdução ao Comportamento Organizacional
Especialização em Psicologia Organizacional

Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
O que é a Educação Física?
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Melhorar o clima de aprendizagem e o sucesso
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Ler e Escrever: Desafio de todos
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
A Intertextualidade ética para além do Código de ética do Psicológo
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Dra. Carla Patricia da Silva Souza Me. Carolina de Souza Walger
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Prática Gerencial em Saúde Hospitalar
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
Aula 3.2.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Avaliar desempenho de servidores
BOA PRÁTICA – PARCERIA ENTRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DIRETOR
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Avaliar desempenho de servidores
Plano de Gestão da Escola
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
Reflexividade e formação de professores
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA
Orientações de estágio
A docência na educação superior
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários, instrumentos e procedimentos .

Conteúdo Programático desta aula A trajetória das disciplinas de Estágios Supervisionados, relacionando os vários campos de atuação do Pedagogo ; As novas áreas de atuação do Pedagogo , para além do espaço da Escola ; Diferentes cenários de realização do Estagio e aspectos observados no acompanhamento das atividades nas Organizações Não Escolares.

Qual o Espaço de Atuação do Pedagogo?

Qual o Espaço de Atuação do Pedagogo? Na obra “Pedagogia e Pedagogo , para quê?” lemos que “...o campo de atuação do profissional formado em pedagogia é tão vasto quanto são as práticas educativas na sociedade. Em todo lugar onde houver uma prática educativa com caráter de intencionalidade,há aí uma pedagogia”. (Libâneo . 2001,p116) O campo de atuação do pedagogo é tão vasto quanto as praticas educativas na sociedade.

A Educação e a Pedagogia A Pedagogia é uma ciencia da pratica social da Educação. A Educação não se reduz à relação Educando-Educador no interior de um processo pedagógico escolar. Ela se insere no processo social como parte de um todo mais amplo , onde encontramos a sociedade , seu dinamismo e conflitos. Neste contexto importa assumir uma intervenção com o mínimo de intencionalidade. . A Educação se insere no processo social, nas atividades educativas que acontecem em diferentes espaços sociais ...

Estágios Supervisionados do Pedagogo Docência e Gestão Docência na Educação Infantil Docência nos Anos Iniciais Docência nas Disc.Pedagógicas e Formação Profissional Gestão Escolar Gestão Das Organizações Não Escolares

Pedagogia nas Organizações Não Escolares Trata-se de uma proposta coerente com uma visão de educação como prática social que, por não restringir o educativo ao âmbito do escolar, abre o campo de exercício profissional do pedagogo

As Organizações Não Escolares e a Pedagogia Tanto as Organizações como a Pedagogia agem em direção à realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem e aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo. . A Aprendizagem e desenvolvimento do ser humano é especialidade do Pedagogo.

O Pedagogo nas Organizações Não Escolares ... deve saber que o ser humano é um ser complexo e que para desenvolver a sua faculdade inata de produzir , necessita do desenvolvimento integral da sua personalidade

Explorando o tema VIDEO www.youtube.com/watch?v=VsSMW_H-_40 . COMENTARIO

Fortalecer as competências, é especialidade do Pedagogo. O Pedagogo pode contribuir para o crescimento dos Indivíduos levando-os à produtividade. Diante da lógica das competências busca-se mobilizar o trabalhador em todas as suas dimensões: intelecto, força física, emoções, atitudes e habilidades entre outras, embora com muita sutileza, especialmente porque usa mecanismos diversos como o de autocontrole, em que controla seus atos e emoções para entender e atender as exigências do mercado. . Fortalecer as competências, é especialidade do Pedagogo.

Qual o Espaço de realização deste Estágio?

Estágio Em Gestão Das Organizações Não Escolares Você pode estagiar nas instâncias educativas não escolares acompanhando formadores, consultores, técnicos; orientadores que se ocupam de atividades pedagógicas em empresas,em órgãos públicos, nos movimentos sociais, nos meios de comunicação,em hospitais e clínicas; educadores que atuam na produção de vídeos, filmes, de brinquedos, nas editoras, na formação profissional ...etc.. . O campo de atuação do pedagogo é tão vasto quanto as praticas educativas na sociedade

Estágio Em Gestão Das Organizações Não Escolares Você pode estagiar em Empresas que não contam com a presença do Pedagogo mas estão organizadas nos setores de Departamento Pessoal e RH. Sua capacidade em lidar com a comunicação e com a aprendizagem ajudará para que você observe as relações de desenvolvimento social , entre as pessoas neste setor de trabalho. O campo de observação do pedagogo é tão vasto quanto as praticas educativas na sociedade.

Estágio Em Gestão Das Organizações Não Escolares Você poderá perceber que o Pedagogo , diante da sua capacidade em lidar com a aprendizagem , pode ajudar e proporcionar o desenvolvimento da produtividade pessoal nas mais diversas atividades , atuando em setores da ... PEDAGOGIA EMPRESARIAL PEDAGOGIA SOCIAL PEDAGOGIA HOSPITALAR O campo de observação do pedagogo é tão vasto quanto as praticas educativas na sociedade.

Quais os passos iniciais para a realização deste Estágio?

Quais os passos finais para comprovação da realização deste Estágio?

Como escrever o Relatório apresentando esta Prática de Estágio? 1-Introdução –Apresentação do Relatório de Estágio 2- Caracterização do Espaço Não Escolar (Histórico,Natureza,Localização, Organização e Aspectos Físicos.)

Estágio Em Gestão Das Organizações Não Escolares PEDAGOGIA EMPRESARIAL – Organizações que possuam equipe de funcionários e tenham RH e/ou Departamento Pessoal organizados. PEDAGOGIA SOCIAL- ONGs, Fundações , Associações ,Consultorias e Treinamentos, Projetos Sociais. PEDAGOGIA HOSPITALAR – Equipes multidisciplinares , classe hospitalar , Brinquedotecas ,... O campo de observação do pedagogo é tão vasto quanto as praticas educativas na sociedade.

NOSSAS AULAS Quais os desafios que profissional de pedagogia enfrenta para além dos muros da escola? Quem são os atores e os espaços deste novo cenário de estágio? Que aspectos norteiam o trabalho do Pedagogo nas organizações não escolares? Como construir o Relatório deste Estágio?

Assista ao filme “ O Diabo veste Prada” Explorando o tema . Que caminho profissional cada um escolhe para si e as aprendizagens e conflitos que marcam os vários tipos de organizações que compõem o mundo do trabalho.