USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Profa. Therezinha Conde
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Promovendo a escrita em inglês por meio de mídia eletrônica: o uso de Wikis em Datas Comemorativas 4o. Encontro USP – Escola/ JULHO – 2012 Coordenadora:
Artefacto digital 2 Aprendizagem colaborativa
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
Confabulando com Fábulas.
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Avaliação Algumas questões para pensar
Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha
Leitura na escola e na comunidade
Estágio IV.
ENEM REVISÃO.
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Problem Based Learning PBL
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Metodologia do Trabalho Científico
UNESP, Marília Transpondo as barreiras do ensino da catalogação: o caso da Biblioteca de Estudos e Aplicação de Metadados (BEAM) Felipe Augusto Arakaki.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Apresentação do Plano de Projeto
BLOGS Mídias na Educação Maria Rosangela Bez.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Capacitação Pedagógica Aula 02
Metodologia da Pesquisa
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Livros Escolares: uma introdução à sua análise
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO Planejamento USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO Profª. Cláudia Simões Mariano

As intenções educativas – conteúdos e objetivos educativos, ou expectativas de aprendizagem Estimular a criação coletiva e colaborativa; aproximar alunos e professores; promover o exercício da expressão criadora; Promover o diálogo entre textos,; fornecer aos alunos a possibilidade de ampliação e de aperfeiçoamento de suas capacidades; privilegiar a autoria, a interatividade, a autonomia, e o registro; proporcionar um espaço de reflexão coletiva; promover o aprimoramento da produção escrita preservar a construção e não apenas o produto (arquivos);

Como esse ensino será orientado pelo professor – atividades de ensino e aprendizagem trabalhos em equipe; anotações de aula; discussões sobre temas diversos; elaboração de projetos acompanhados ou não de imagens; produção de pequenos textos de opinião (pelos alunos e pelos professores); Diário de turma produzido pelos próprios alunos contando fatos curiosos, relevantes e/ou interessantes ocorridos na escola (ou não); postagem de atividades extra de estudo; postagem de gabaritos para a auto-correção de avaliações;

Como será a avaliação desse processo. Autonomia em construir conhecimentos; postura de pesquisadores, analisadores e avaliadores de informação; Boa redação: Os textos apresentam: introdução/ justificativa, desenvolvimento e conclusão; clareza textual: as ideias são apresentadas de forma clara, sem incoerência; correção gramatical: não apresentam erros gramaticais ou ortográficos. Estão de acordo com a norma culta; Competência Atitudinal: ouvir, respeitar e responder às ideias e argumentos dos outros; apresentar claramente suas ideias; justificar sistematicamente essas ideias; aceitar que suas ideias e argumentos sejam discutidos e avaliados pelos outros. Produção imagética; Competência Tecnológica: utilizar as tecnologias da informação; serem criativos e eficientes de ferramentas de produtividade.

Como será a avaliação desse processo. Sociabilidade:e participação: os alunos são comunicadores, colaboradores, publicadores e produtores; Demonstrar relevância textual: os textos propõem um jeito de pensar apurado e coerente, que permitem acréscimo de uma nova ideia ao assunto abordado; Responsabilidade : os alunos são cidadãos informados, responsáveis e capazes de contribuir com a sociedade. Apresentar embasamento no conteúdo: a argumentação é sustentada por ideias presentes no conteúdo da disciplina e em eventuais debates em sala de aula. Competência linguística: analisar, sintetizar e interpretar textos; elaborar exposições corretas e articuladas de ideias. Apresentar imagens relevantes e coerentes com os temas do projeto textual. Colaboração, participação e assiduidade no Blog da turma.

Referências http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_ educarede.especiais&id_especial=185 http://linguaportuguesa2010.pbworks.com/AVALIAÇÃO http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia= 14193 http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassunt oe.interna&id_tema=15&id_subtema=1&cd_area_atv=1 http://revistaescola.abril.com.br/ http://www.vivenciapedagogica.com.br/planoseprojetos