USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO Planejamento USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO Profª. Cláudia Simões Mariano
As intenções educativas – conteúdos e objetivos educativos, ou expectativas de aprendizagem Estimular a criação coletiva e colaborativa; aproximar alunos e professores; promover o exercício da expressão criadora; Promover o diálogo entre textos,; fornecer aos alunos a possibilidade de ampliação e de aperfeiçoamento de suas capacidades; privilegiar a autoria, a interatividade, a autonomia, e o registro; proporcionar um espaço de reflexão coletiva; promover o aprimoramento da produção escrita preservar a construção e não apenas o produto (arquivos);
Como esse ensino será orientado pelo professor – atividades de ensino e aprendizagem trabalhos em equipe; anotações de aula; discussões sobre temas diversos; elaboração de projetos acompanhados ou não de imagens; produção de pequenos textos de opinião (pelos alunos e pelos professores); Diário de turma produzido pelos próprios alunos contando fatos curiosos, relevantes e/ou interessantes ocorridos na escola (ou não); postagem de atividades extra de estudo; postagem de gabaritos para a auto-correção de avaliações;
Como será a avaliação desse processo. Autonomia em construir conhecimentos; postura de pesquisadores, analisadores e avaliadores de informação; Boa redação: Os textos apresentam: introdução/ justificativa, desenvolvimento e conclusão; clareza textual: as ideias são apresentadas de forma clara, sem incoerência; correção gramatical: não apresentam erros gramaticais ou ortográficos. Estão de acordo com a norma culta; Competência Atitudinal: ouvir, respeitar e responder às ideias e argumentos dos outros; apresentar claramente suas ideias; justificar sistematicamente essas ideias; aceitar que suas ideias e argumentos sejam discutidos e avaliados pelos outros. Produção imagética; Competência Tecnológica: utilizar as tecnologias da informação; serem criativos e eficientes de ferramentas de produtividade.
Como será a avaliação desse processo. Sociabilidade:e participação: os alunos são comunicadores, colaboradores, publicadores e produtores; Demonstrar relevância textual: os textos propõem um jeito de pensar apurado e coerente, que permitem acréscimo de uma nova ideia ao assunto abordado; Responsabilidade : os alunos são cidadãos informados, responsáveis e capazes de contribuir com a sociedade. Apresentar embasamento no conteúdo: a argumentação é sustentada por ideias presentes no conteúdo da disciplina e em eventuais debates em sala de aula. Competência linguística: analisar, sintetizar e interpretar textos; elaborar exposições corretas e articuladas de ideias. Apresentar imagens relevantes e coerentes com os temas do projeto textual. Colaboração, participação e assiduidade no Blog da turma.
Referências http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_ educarede.especiais&id_especial=185 http://linguaportuguesa2010.pbworks.com/AVALIAÇÃO http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia= 14193 http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassunt oe.interna&id_tema=15&id_subtema=1&cd_area_atv=1 http://revistaescola.abril.com.br/ http://www.vivenciapedagogica.com.br/planoseprojetos