Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria dos Campos Conceituais
Advertisements

PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DISCIPLINA: DIDÁTICA DA MATEMÁTICA PROFESSOR: MÉRICLES TADEU MORETTI ALUNOS: CARLOS E.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA como metodologia de ensino
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O ensino de História: teoria e prática
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
ENGENHARIA DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC
CanSat Açores 2016: Estudo de caso de projeto de sucesso José António Contente |Projeto orientado pela Profª Dra Cecília Galvão Doutoramento em Educação.
O desenvolvimento cognitivo da criança.
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Novidades no Ensino de Matemática
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Observações importantes
A escola como formadora do sujeito
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Aget.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Trabalhos científicos
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
Discente Pedagogia - Licenciatura
Currículos e Programas
MÉTODO CLíNICO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Áreas da Filosofia.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
E. M. Dr. Leandro Franceschini
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira

Gérad Vergnaud  Trabalha como diretor emérito de estudos do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, na sigla em francês).  Formado em Psicologia.  Fez a tese de doutorado com Jean Piaget. O título era A Resposta Instrumental como Resolução de Problemas.  Sua descoberta mais importante é a chamada Teoria dos Campos Conceituais, que ajuda a entender como as crianças constroem os conhecimentos matemáticos.

Gérard Vergnaud

Motivação  A escola não favorece o aprendizado das disciplinas, porque há sempre a cobrança do aspecto formal.  A maioria das crianças não gosta destes formalismos.  A teoria de Vergnaud nasce das observações feitas observando as crianças e os professores em sala de aulas.

A teoria dos Campos Conceituais  é uma teoria neopiagetiana que pretende oferecer um referencial [...] ao estudo do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem de competências complexas [...] levando em conta os próprios conteúdos do conhecimento e a analise conceitual de seu domínio. (MOREIRA, p.8, 2007)

A teoria dos Campos Conceituais  A sua teoria tem como base as teorias do desenvolvimento de Piaget e Vygotsky.  Não tem a ambição de ser uma teoria didática, mas de fornecer um quadro teórico para analisar a formação e o funcionamento dos conhecimentos.  A principal finalidade desta teoria é oferecer um referencial teórico que permita compreender as filiações e rupturas entre conhecimentos.  É através de situações e problemas para resolver que um conceito adquire sentido para o aprendiz.

Vergnaud define campo conceitual como  “um conjunto informal e heterogêneo de problemas, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, entrelaçados durante o processo de aquisição”. (MOREIRA, 2002)

Justificativas para a teoria  um conceito não se forma dentro de um só tipo de situação  uma situação não se analisa com um só conceito  a construção e apropriação de todas as propriedades de um conceito ou todos os aspectos de uma situação é um processo longo

Teoria dos campos conceituais  Vergnaud afirma que o processo de desenvolvimento cognitivo, por ser fortemente dependente das situações a serem enfrentadas pelo sujeito, tem como cerne a construção de conceitos, ou seja, a conceitualização.  Conceitualização  âmago do desenvolvimento cognitivo

Conceito em Vergnaud O conceito é tido como formado por três conjuntos:  1ª) conjunto das situações (S) que dão sentido ao conceito.  2ª) os invariantes (I) sobre os quais repousa a operacionalidade dos conceitos  3ª) as representações simbólicas (R) que podem ser utilizadas para indicar e representar os invariantes e, portanto, representar as situações e procedimentos para lidar com elas. É identificado como o significante do conceito.

Esquemas  Frente a uma determinada situação, o sujeito age segundo as representações que dela faz, sendo que o que faz ligação entre as representações e a sua conduta é o esquema.

Esquemas VERGNAUD identifica 4 ingredientes de um esquema, que são:  Metas (objetivos) e antecipações, pois um esquema está orientado sempre à resolução de uma determinada classe de situações.  Regras de ação do tipo "se... então" que são os elementos que geram os esquemas, o que dirige a seqüência de ações do sujeito;

Esquemas  Invariantes operatórios (teoremas-em-ação e conceitos- em-ação) que dirigem o reconhecimento, por parte do indivíduo, dos elementos pertinentes à situação e, portanto, guiam a construção dos modelos mentais;  Possibilidades de inferência (ou raciocínios) que permitem determinar as regras e antecipações a partir das informações e dos invariantes operatórios de que dispõe o sujeito.

Esquemas Quando uma criança utiliza um esquema ineficaz para uma certa situação, a experiência o conduz a mudar de esquema ou a modificar o esquema. Segundo Piaget são os esquemas que estão no centro do processo de adaptação das estruturas cognitivas: assimilação e acomodação. Exemplo : O esquema da enumeração Se uma criança quer contar o número de pessoas em uma sala (objetos em uma mesa) ela realizará :  uma coordenação dos movimentos dos olhos e dos gestos do dedo e da mão com relação à posição dos objetos ;  um enunciado coordenado da seqüência numérica ;  uma cardinalização do conjunto contado com repetição ou com entonação mais forte do último número pronunciado.

exemplo

Referências:  CARVALHO JR, Gabriel D. de; AGUIAR JR, Orlando G. A. OS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, UFMG. (Tese, Doutorado)  MOREIRA, ANTONIO M. A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA NESTA ÁREA. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS – V7(1), P. 7-29, 2002  GROSSI, GABRIEL PILAR. ENTREVISTA A GÉRARD VERGNAUD. REVISTA NOVA ESCOLA.