Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.

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Transcrição da apresentação:

Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação

O que é clima organizacional ? Algo relacionado à metereologia ? 2

O que é clima organizacional ? Algo relacionado às pessoas numa empresa ? 3

Flávio de Toledo e Benedito Milioni definem: “Clima Organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização”. Stanley M. Davis diz que: “Clima organizacional é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização”. 4

Cultura e Clima Organizacional Cultura - Um modo de vida, um sistema de crenças e de valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típicos de determinada organização. Clima - Retrata o grau de satisfação das pessoas no trabalho. Retrata o que a organização é segundo a percepção e as atitudes das pessoas que nela trabalham. Conhecendo o clima de uma organização poderemos conhecer a predisposição para apoiar ou rejeitar programas, propostas de mudanças e outras informações importantes. Poderemos também corrigir nossa rota, cso estejamos indo na direção contrária. 5

Indicadores de Clima Envolvimento das pessoas com os seus trabalhos; Tempo médio de permanência no emprego; Absenteísmo; Qualidade do trabalho realizado; Apatia; Participação nos eventos promovidos pela empresa; Conflitos; Greves, etc. 6

Fatores que afetam o Clima Organizacional INTERNOS Estrutura Organizacional Cultura Organizacional Políticas e diretrizes Relações de poder e autoridade Sistema de comunicação Sistemas de controle Políticas e normas administrativas Estilos de liderança Relações interpessoais Sistemas de recompensas EXTERNOS Desemprego Tragédias Crises internacionais, etc. 7

Clima Algumas variáveis que influenciam a forma de administrar uma empresa: objetivos; estrutura; relacionamentos; recompensas; liderança; mecanismos de apoio; propensão a mudanças. 8

Inventário Motivacional Mede o nível de satisfação das pessoas na empresa. Baseado na Escala de Necessidades Humanas de A. Maslow. Básicas: condições físicas, equipamentos e incentivos desejados pelos empregados; Segurança: sentimento de segurança das pessoas em relação aos seus empregos, planos de aposentadoria, etc. Sociais: grau em que as pessoas sentem que fazem parte daquela empresa, seu envolvimento com as outras pessoas e a organização, seu nível de participação nos eventos promovidos, etc. Auto-Estima e Reconhecimento: percepção dos empregados sobre o reconhecimento recebido e desejado pelo desempenho de suas atividades. Auto-Realização: grau de importância dado pelas pessoas quanto ao orgulho pelo trabalho bem feito, à capacidade de tomar suas próprias decisões; procura conhecer os tipos de necessidades mobilizadoras das pessoas e a intensidade com que atuam. 9

Diagnóstico e Avaliação Objetivos Básicos: conhecer as pessoas da empresa, seu perfil e potencialidades; sua capacidade de propor soluções e gerar resultados, emprenhar-se na qualidade; conviver com tensões e conflitos; suas expectativas, sua percepção sobre a empresa, e a definição e clareza dos paradigmas que direcionam a forma de se administrar uma empresa. 10

Resultados dos Diagnósticos Definir a melhor estratégia para trabalhar o comportamento e os sentimentos e percepções das pessoas de sua empresa, buscando uma relação concreta de parceria entre a empresa e seus colaboradores. Sistemas estratégicos: Recompensas; Educação e Treinamento; Comunicação; Desenvolvimento Gerencial 11