DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

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Transcrição da apresentação:

DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Para além da mudança conceitual UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: ESTAGIO IV ALUNO(A):

Aluno do ensino médio(16 anos): “Pois newton poderá dizer o que quiser, mas eu vejo que, se quero que um corpo suba com velocidade constante, tenho que fazer mais força do que se quero que ele fique quieto.”

Entender o sentido do conhecimento científico e sua evolução do conhecimento cotidiano para o conhecimento científico.  Entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico dos alunos, tal como é ensinado em sala de aula, existem importantes diferenças que afetam seu conteúdo real. Dar sentido ao mundo que nos rodeia.  O aprendizado da ciência e seu ensino tem como meta

 O ensino de ciências tem se mostrado ineficaz em promover mudanças conceituais, de atitudes e procedimentais que a transição do conhecimento cotidiano para o cientifico requer.

Objetivo  Analisar como as diferentes formas de entender as relações entre o conhecimento cotidiano dos alunos e o conhecimento cientifico que lhe é ensinado derivam em diversas propostas curriculares.

 Ao analisar a relação entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico do ponto de vista da psicologia cognitiva da aprendizagem podemos diferenciar três concepções: Conhecimento cientifico independência compatibilidade incompatibilidade

A HIPOTESE DA COMPATIBILIDADE OU ACUMULAÇÃO DE SABERES  Os processos e produtos do conhecimento cotidiano e científico compartilham basicamente, a mesma natureza.  Mente de cientistas e a da pessoa normal funcionam da mesma maneira quando enfrentam um problema.

Qual seria a razão da diferenças entre os produtos do conhecimento cotidiano e cientifico?  Essa diferença não teria uma origem intelectual ou cognitiva, mas social e cultural.  Mudanças conceituais não seria necessárias, uma vez que aprender ciência seria sobretudo um processo de acumulação de saberes, e não um processo de reorganizar ou reformatar a mente de alunos.

Epistemologia genética de Piaget  Piaget tinha como objetivo mostrar como as crianças vão construído categorias básicas do pensamento(tempo, espaço, causalidade, número etc.) até alcançar, no ultimo estagio do desenvolvimento, um pensamento formal considerado científico.

 As crianças não seriam capazes de pensar como cientistas, uma vez que ainda não tem suas mentes formadas para isso e, portanto, ate essa fase a educação científica deve adotar outros formatos.

 A hipótese da compatibilidade enfrenta algumas contradições.  Quando defrontados com uma tarefa que requer a utilização de conhecimento cientifico, a maior parte das pessoas recorre a outras formas mais elementares de pensar.

 Para que os alunos consigam compreender como cientistas interpretam o mundo, é necessário ajuda-los a construir novas estruturas mentais que não fazem parte do repertorio cognitivo natural do ser humano, mas que são um produto histórico cultural, tal como defenderia Vygotsky.

A HIPOTESE DA INCOMPATIBILIDADE OU DA MUDANÇA CONCEITUAL  A mente do cientista e a do aluno têm formatos incompatíveis.  Para que os alunos intendam as teorias e os modelos científicos, e preciso que mudem radicalmente sua forma de interpretar.  O sentido que os alunos atribuem a conceitos como força, energia calor respiração apresentam pouca relação ao dado pelo conhecimento cientifico.

 Estratégia didática com conhecimentos prévios de alunos, para se ter uma mudança conceitual:  a) que o aluno esteja insatisfeito com suas concepções alternativas;  b) que disponha de uma nova concepção inteligível;  c) que essa nova concepção lhe pareça plausível;  d) que a nova concepção se mostre mais frutífera ou produtiva que a concepção alternativa original.

A hipótese da independência ou do uso do conhecimento segundo o contexto.  O enfoque dessa hipótese é acabar com o afastamento entre o que o aluno conhece do seu cotidiano e os conceitos científicos.  Conciliar o conhecimento prévio do aluno com o conhecimento cientifico levando em consideração o contexto com que o aluno está inserido.

A hipótese da integração hierárquica ou dos diferentes níveis de conhecimento  Essa hipótese diz que é necessário que o aluno construa novas estruturas conceituais sobre um determinado assunto, e redescreva suas interpretações dentro de estruturas mais complexas;  Ou seja precisa- se que o aluno faça a assimilação de novos conceitos

 Segundo essa hipótese se uma reestruturação não ocorre, os conceitos da nova teoria serão incorporados á velha “árvore de conhecimentos”, dando lugar a uma confusão ou mistura entre ambas as teorias alternativas que, em vez de coexistirem em contextos em contextos diferentes, formariam um sistema conceitual hibrido e indiferenciado.

Obrigado !