Coordenadora de área: Ida Maria Marins

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
RELATÓRIO SOBRE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFETUADAS NO ENSINO MÉDIO Disciplina: Língua Portuguesa Série: 2A Tema: Situações de aprendizagem do 3º bimestre.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
PROJETOS ARTIGO /02 ORIENTAÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DAS HORAS TRABALHO SOCIAL.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
Educação Híbrida na Escola.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Programação Formação Continuada 2016
1º semestre Plano de Formação
EPEB Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia
“O TRABALHO COM PROJETOS DE APRENDIZAGEM”
27 de Abril de 2016 – Grupo de Abril de 2016 – Grupo 1.
Universidade Federal do Espírito Santo
Formação para Educação Integral:
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Curso - Avaliação e Aprendizagem
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
LICENCIATURA EM LETRAS
Segue quadro com sistematização e orientação para avaliação no Simec.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Valores e atitudes para a vida através do esporte
A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
HUMILDADE – UM NOVO JEITO DE SER
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Curso de Licenciatura em Letras Modalidade Educação a Distância
em Educação em Direitos Humanos
APRECIANDO A POESIA FEIRENSE RESULTADOS/CONCLUSÕES
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
AÇOES ORIENTADORAS DO CRN/7 DIANTE DAS FRAGILIDADES DETECTADAS NA FISCALIZAÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DOS NUTRICIONISTAS Fiscal Hellem Sousa CRN/7:1374.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
Núcleo: Letras Português, Espanhol
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Curso Letras - Português, Espanhol e respectivas Literaturas Campus Jaguarão Coordenadora de área: Ida Maria Marins ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO CORRÊA RIBAS Supervisora: Maura Liliana Jorge Pibidianos: Anderson Garcia, Camylla Picanço, Carla Rolim, Eduarda Simões, Isabelly Marques, Luciana Ferraz, Mahara Santos, Márcia Lopes, Nicolas Perez e Náthani Soares. Colaboradoras: Cátia Goulart, Giane Santos, Leonor Simioni, Luciana Domingo e Miriam Carniato. Contato: pibidletras2019@gmail.com 

1ª Formação pedagógica No dia 11 de Setembro de 2018, aconteceu o primeiro encontro de formação na Unipampa, cujo tema tratou sobre Projeto Político Pedagógico. A palestra foi realizada pela professora Larissa Lima, que trouxe uma abordagem sobre concepção e a importância da construção dos PPP das escolas.

Diagnóstico da realidade escolar Os pibidianos, reunidos nas escolas parceiras do Pibid Letras Jaguarão, realizaram leitura e estudo dos projetos pedagógicos para depois compor uma síntese dos principais objetivos e metas de cada escola para o ensino e aprendizagem. 

Observações em sala de aula

Elaboração de relatórios 1ª etapa: No dia 23 de outubro, pibidianos trabalharam na tabulação dos dados do questionário que foi aplicado nas três escolas parceiras do Pibid Letras Jaguarão e Arroio Grande. O questionário teve por objetivo pesquisar o perfil de aluno que temos nas escolas parceiras para, a partir dessa pesquisa, planejar as ações de intervenção didático-pedagógica ao longo do ano de 2019.

2ª etapa: No dia 13 de novembro deu-se continuidade ao trabalho de tabulação dos dados, no laboratório de informática, gerados a partir dos questionários aplicados nas três escolas parceiras do Pibid Letras. Com esse material, os pibidianos fizeram análises das realidades socioculturais/ educacionais dos alunos e puderam, a partir dessas análises, construir propostas didático- pedagógicas considerando essas realidades. Todo esse trabalho contou com a orientação dos professores Leonor Simioni e Vitor Schneider e Ida Marins.  

Formação em Literatura No dia 20 de novembro, aconteceu a primeira oficina sobre “Formação do leitor” com a profa. Cátia Goulart. Essa formação foi fundamental para que os pibidianos pudessem atuar nas escolas como formadores de leitores – uma das metas apontadas no projeto do Pibid Letras.

Formação em Língua Espanhola No dia 27 de novembro, foi o momento de formação em Espanhol com as professoras Luciana Domingo e Giane Santos sobre o “Ensino do Espanhol”. O objetivo foi o de apresentar um conjunto de metodologias para o ensino do espanhol na educação básica para serem aplicadas posteriormente nas escolas parceiras.

Formação em Língua Portuguesa No dia 19 de março, os pibidianos reiniciaram suas formações na UNIPAMPA. Relativamente ao trabalho com o ensino da Língua Portuguesa, as professoras Ida Marins e Leonor Simioni retomaram as tarefas de leitura e reflexão de textos sobre Metodologia de Projeto Didático de Gêneros (PDG) com vistas a preparar os pibidianos para a elaboração de PDG a serem aplicados nas escolas parceiras.

Participamos no ano de 2018 de diversas atividades: Ações na escola Participamos no ano de 2018 de diversas atividades: Datas comemorativas da escola; Gincana da escola; Jogo amistoso entre a Escola Fernando Ribas e Marcilio Dias. Almoço em comemoração aos 30 anos da escola; Feira de conhecimentos; Festa de páscoa.

Intervenções em sala de aula

Intervenções Pibidianos: Anderson, Eduarda e Mahara Orientadoras: Profa. Ida Marins e Leonor Simioni 7º ano com 11 alunos Tema: Escola do futuro Gênero textual: Carta Aberta Objetivo: Desenvolver a aprendizagem do gênero “carta aberta” e contribuir com o futuro da escola. Prática social: Montagem de uma cápsula do tempo que irá conter as cartas desses alunos com previsão de um futuro melhor para a escola, a serem abertas em 2021.

Intervenções Pibidianos: Luciana, Márcia e Náthani Orientadoras: Profa. Ida Marins e Leonor Simioni 8º ano com 16 alunos Tema do projeto: Preconceito Linguístico Gênero textual: Resumo Critico Objetivo: Desenvolver a capacidade dos alunos em compreender, aceitar e respeitar as variações linguísticas como atividade de linguagem em uso nos mais diferentes contextos sociais, regionais.. Prática social: Exposição, em mural, de resumos críticos produzidos pelos alunos, enfocando o preconceito linguístico.

Intervenções Pibidianos: Camylla, Carla, Isabelly, Nícolas Orientadora: Profa. Cátia Goulart 9º ano com 8 alunos Tema: Racismo Gênero textual: Mini conto Objetivo: Refletir sobre o tema racismo a partir da leitura e produção de mini contos. Prática social: Produção de um livro com mini contos criados pelos alunos para serem apresentados em um sarau literário na escola.

Obrigada!