Implantação de Programa de Competências em Empresa de Telecomunicação Prof. Jáder Sampaio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" Ivan Hecke Pereira 18 de junho.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Universidade Federal de Goiás
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Gestão Integrada de Negócios
Empresa Privada – Grandes empresas
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso:
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
1 Training U Actualização Formativa – Condição para Construir uma Carreira Sólida.
POR QUE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ?
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Apresentação do Persona Mac
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Profª Rosângela Araujo
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Prof. Me. Robson Cavalcanti Gestão por competências
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Módulo: Gestão de Pessoas, Talentos e Competências
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA ASCENSÃO PROFISSIONAL POR COMPETÊNCIAS DO BANCO DO BRASIL
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Gestão por Competências
RMP Consultoria de Negócios
Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento (CHIAVENATO,1999).
Recrutamento e Seleção de Pessoal
Administração de Recursos Humanos II
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

V OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Cultura Intraempeendedora para a Competitividade Gina G. Paladino 03 de outubro de 2007 MDIC – ABEC Brasília.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Competência, comprometimento e identificação das atividades no trabalho Prof. Tatiane Darino.
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Gestão Estratégica de Pessoas
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Plano de negócio.
Gestão Com Pessoas.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Universidade Veiga de Almeida MBA Gestão de Recursos Humanos EDUCAÇÃO CORPORATIVA.
Processos Administrativos Aula 1
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Universidade Corporativa Procenge
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Maria Júlia Pantoja.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
NOVAS TENDÊNCIAS NA CAPTAÇÃO E SELEÇÃO DE TALENTOS: do paradigma tradicional ao moderno Em que o tradicional paradigma de recrutamento e seleção de pessoas.
Transcrição da apresentação:

Implantação de Programa de Competências em Empresa de Telecomunicação Prof. Jáder Sampaio

Definição de Competência “Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.” (Fleury, 2000)

Círculo Virtuoso “... As estratégias definem as competências e estas se refletem na escolha de estratégias, por meio do processo de aprendizagem.” (Fleury, 2000)

Padrões de Estratégia Competitiva

Excelência Operacional Empresas que buscam competir com base no custo, procurando oferecer a seus clientes um produto médio com o melhor preço e bom atendimento (Fleury, 2000)

Inovação no Produto Empresas que procuram oferecer a seus clientes produtos de ponta, inovando sempre

Orientada para Serviços Empresas voltadas a atender o que clientes específicos desejam, especializando-se em satisfazer e até antecipar as necessidades dos clientes em função de sua proximidade com eles.

Tipos de Competências Competências de Negócio Competências Técnico-Profissionais (específicas) –Operações –Produto –Marketing –Finanças Competências Sociais (interpessoais)

RH e Formação de Competências

Um Estudo de Empresa Brasileira de Telecomunicações

Empresa Setor de Telecomunicações Estratégia: “excelência para serviços” Rede de agências nível nacional Controlada por multinacional empregados

Programas em Implantação Gestão de Competências (Gestão de Conhecimento) Universidade Corporativa

Auto-Imagem Considera-se padrão de telecomunicações Empresa de serviços e não de tecnologia Vende “soluções” Busca excelência do conhecimento

Implantação do Programa de Gestão de Competências

Início Área de Tecnologia da Informação Área de Atendimento ao Cliente Objetivos: Da modelagem da organização à gestão de pessoas com seus instrumentos

Concepção de Competências McBer (?) Conhecimentos (expertise) Habilidades (conversão em resultados) Atitudes Pessoais (comportamento adequado ?) Finalidade: Alterar a cultura da organização e criar a “nova cara”

O conceito de CHAs não é importante, ele é visto como conhecimento técnico e adequação ao trabalho prescrito. Competência como informação

Fases 1.Avaliação da População de Estudo 2.Formadores de opinião, lideranças formais e informais (pessoas que influenciam o processo) 3.Agrupamento em níveis 4.Entrevistas comportamentais (60 a 90 min.) 5.Experiências vividas, atitudes e reações passadas

Fases 6.Relatório de perfil de competências básicas 7.Auto-avaliação e avaliação pelo superior imediato (formulário e mapeamento)

Níveis de Descrição Competência como objetivo organizacional (valores genéricos) Competências Gerenciais (liderança) Competências funcionais (independem da área) Competências técnicas(específicas) –Cinco níveis de proficiência (não apresenta a expert)

Por Que Adotou o Programa? Contínua inovação (qualificação constante) Dispersão geográfica Desconhecimento do expertise nas diferentes agências pela administração local e central Emprego do peoplesoftware (lacunas entre a pessoa e o espaço ocupacional) Orientação de programas para a universidade corporativa e “auto-gestão” da capacitação

Detalhes Atualização: gestão do desempenho (?) Atores: gestor da equipe Autodesenvolvimento (competências esperadas) Atualização: ligada às “grandes competências” Longo prazo: Gestão do Conhecimento (RH)

Impactos em RH Remuneração variável Participação nos resultados (desempenho) Certificação de habilidades Desconhecem como articular com seleção (PI ? Sistema Thomas?) Substituição de necessidades de treinamento por mapeamento de competências e análise de perfil

Impactos em RH Implantação da aprendizagem virtual Possibilitaria o domínio do trabalho pelo empregado (?) Redução da carga de trabalho (?) Pesquisa de clima organizacional Extinção da área de RH (desenvolvimento e entrega) Gestão participativa e desenvolvimento de equipes (teambuilding)

Reflexões Software de gestão integrada e conhecimentos de gestão de RH (RH em pacotes) Gestão de pessoas aquém do nível estratégico Competência ou conhecimento? Levantamento de competências? Remuneração por competências? Atualização contínua? Qualidade de vida e relações sindicais?

Fonte: Psicologia Organizacional e do Trabalho: Teoria, Pesquisa e Temas Correlatos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002

Leia “Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos” (Editor: Allan Kardec) Conheça o blog “Espiritismo Comentado”

Fontes Bibliográficas Allan Kardec. Estudos sobre os possessos de Morzine. Revista Espírita. São Paulo: EDICEL. Dez. 1862; Jan., Fev., Abr., Mai Alexander Moreira-Almeida e Francisco Lotufo Neto. Spiritist view of mental disorders in Brazil. Transcultural Psyquiatry, v. 42, n. 4, 2005 Harris, Ruth. The “mal de Morzine” in Nineteenth Century France. The Journal of Modern History. v. 69, n. 3, 1997.

Leia também