Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
A Importância da Contabilidade
Universidade Federal de Goiás
Estratégia Empresarial Capítulo 4
Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Consultoria Empresarial
Planejamento estratégico de pessoas
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
Balanced Scorecard.
Metodologia de diagnóstico do sistema de controlo de gestão
Tableaux de Bord - Introdução
Ideias-chave do controlo de gestão
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
Estratégia Empresarial
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Grupo Karla Gomes Thiago Figueiró Luciana Ferreira Gustavo Siqueira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A Responsabilidade Corporativa Natura
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Referencial Rumo à Excelência
Tecnologia da informação
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
Capítulo 8 Controle.
PRODUTIVIDADE. 2 PRODUTIVIDADE: CONCEITO Grau em que os resultados se aproximam dos objectivos e a relação entre os resultados e os inputs necessários.
ESTRATÉGIA – AVALIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E CONTROLO
Planejamento Estratégico
A Função de Controlo IPCA-Escola Superior de Gestão
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Capítulo 1 A administração hoje.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Business Intelligence
Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”
BEM-VINDO À DISCIPLINA
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Balanced Scorecard.
BSC Jefferson Bueno.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Medição da Performance e Controlo
Introdução à Administração
©2003 South-Western Publishing Company 1 Liderança Estratégica Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 12.
REMUNERAÇÃO.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Controladoria.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
INDICADORES DE DESEMPENHO
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza Sistemas de Controlo João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores

Antevisão O que é o controlo estratégico? Sistemas Controlo Estratégico Cultura Organizacional Sistemas de recompensas

O que é o controlo estratégico? Definição controlo estratégico Selecção estratégia e estrutura da organização Criação do sistema de controlo e avaliação 3 3 3

Estratégia e Estrutura Responsabilidade Social O Balanced Scorecard Estabelecimento Missão e Objectivos Desenvolvimento Estratégia e Estrutura Criação do Sistemas de Controlo: Eficiência Qualidade Inovação Responsabilidade Social Avaliação do Desempenho Acções correctivas para resolver problemas e explorar oportunidades 9 9 9 9

Sistemas controlo Definição de Sistemas Controlo Estratégico Etapas no desenho dos sistemas de controlo Níveis dos Sistemas de Controlo 10 10 10

Etapas do desenho de Sistemas de Controlo Estabelecer metas e alvos Criar medidas e monitorizar o sistema Comparar o Desempenho Face aos objectivos Avaliar e tomar medidas correctivas 14 14 14

Níveis dos Sistemas de Controlo Gestão Empresa (Definir Controlos para empresa) Gestão Divisional (Definir controlos para as divisões) Gestores Funcionais (Definir controlos para as áreas funcionais) Gestores de Primeira linha 15 15 15

O Tableaux de Bord O tableaux de Bord deve ser essencialmente um instrumento de gestão e de acção muito sintético, rápido e frequente. É um instrumento de informação e diálogo e dirigido a apoiar a tomada de decisão. Constitui um conjunto piramidal, paralelo à hierarquia de centros de responsabilidade. É um instrumento personalizado do gestor.

O Tableaux de Bord Tableaux de Bord Sistemas Informação Gestão Número Limitado Dados Visam Exaustividade Privilegiam a Rapidez Privilegiam a Exactidão Falam muitas Línguas Linguagem Financeira Acções Imediatas Acções menos Imediatas Abordagem Especifica Abordagem Geral

O Tableaux de Bord Fases do Estabelecimento: Definir a Estrutura de Responsabilidade. Seleccionar os Objectivos e Variáveis Chave. Aspectos de Recolha Informação Selecção dos Indicadores. Apresentação do Indicadores

O Tableaux de Bord Objectivos Indicadores Rendibilidade Dimensão Resultado Operacional Capitais Investidos Dimensão Quota de Mercado Inovação Vol. Negócios Novos Produtos Vol. Negócios Total Qualidade Taxa de Devoluções Clima Social Número de Horas Perdidas ou Taxa de Absentismo

O Balanced Scorecard Nas organizações obtêm-se o que se mede. Os sistemas de controlo influenciam os comportamentos dos gestores e funcionários. Os gestores necessitam de uma visão balanceada de medidas de desempenho financeiro e operacional

O Balanced Scorecard O Balanced scorecard fornece resposta às questões fundamentais da empresa: Como os consumidores vêm a empresa ? Qual o nosso nível de desempenho ? Somos capazes de continuar a oferecer valor ? Como somos vistos pelos accionistas ?

Perspectiva Financeira Criação de Inovação e Valor O Balanced Scorecard Perspectiva Financeira Objectivos Medidas Perspectiva Consumidor Perspectiva Interna Objectivos Medidas Objectivos Medidas Criação de Inovação e Valor Objectivos Medidas

Objectivos do Balanced Scorecard O balanced scorecard traduz num único documento os vários elementos da estratégia. O balanced scorecard fornece uma visão integradora dos vários subsistemas da empresa. Obriga os gestores a traduzirem os seus objectivos em medidas de desempenho.

O Balanced Scorecard Contrariamente aos sistemas de controlo clássicos o B.S.C. coloca a estratégia e a visão da empresa em primeiro lugar. As medidas são definidas para permitir aos trabalhadores medirem os seus resultados. Permite ter uma visão de conjunto e das ligações essenciais entre os vários subsistemas. Fornece uma perspectiva interna e externa à empresa e focalizada não no passado mas sim no futuro da empresa.

Cultura Organizacional Definição de Cultura Organizacional Valores Organizacionais Normas Organizacionais Socialização 23 23 23

Formas de transmitir a Cultura Tácticas Socialização Sinais, Símbolos, e lendas Ritos e Cerimonias Normas e Valores Recompensa e Incentivos Cultura Organizacional 24 24 24

Cultura Organizacional Elementos de uma cultura organizacional forte e adaptativa Propensão para a acção Natureza da missão da organização Como operar a organização 29 29 29

Sistemas de Recompensas Recompensas individuais Prémios produtividade Comissões Bónus Promoções 30 30 30

Sistemas de Recompensas Recompensas de Grupo ou organizacionais Bónus de grupo Participação nos lucros Opções de acções Bónus organizacionais 31 31 31

Sumário O que e o controlo estratégico? Sistemas controlo estratégico Cultura Organizacional Sistemas de Recompensas