INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA ANIMAL – INCT-CA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Alimentação.
Advertisements

Para que serve o alimento?
CARNES Definição Qualidade da carne
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
ALUNOS: GERCILIO MARENILZA CANDISSE DIRCE Cida
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
Pirâmide Alimentar.
20 aminoácidos combinados fazem o corpo humano funcionar.
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Alimentação e Saúde.
AVICULTURA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Prof. Marcos Antonio Anciuti
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
NUTRIÇÃO ASPECTOS GERAIS Fac. Ciênc. Méd. Sta Casa S. Paulo
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
Proteínas.
Alimentação saudável.
Macro e Micronutrientes: Uma Abordagem Zootécnica
ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Vitaminas Fonte de energia.
Elementos Químicos no Corpo Humano
1 Parte do trabalho de iniciação científica do primeiro autor, financiada pelo CNPq 2 ex. informação sobre os autores – estudante de Zootecnia, CCA/ UFES,
BIOQUÍMICA Sais Minerais
Novo SuperCrac 6.1 Premium
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
Proteínas e Aminoácidos
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
Uso de ActiveMOS e Macrogard no Brasil
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Alimentos – nutrientes – função dos nutrientes
MANEJOS REALIZADOS COM OS LEITÕES DO NASCIMENTO AO DESMAME
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
Nutrição e Dietética Curso Técnico de Enfermagem 2012
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
AVANÇOS DA NUTRIÇÃO PROTEICA EM AVES E USO DE NOVOS AMINOÁCIDOS
Nutrição de ovinos: uso de alimentos alternativos
Nutrição animal - Introdução, conceitos gerais -
FUNDAMENTOS DE NUTRIÇÃO ANIMAL
UNESP IBILCE – São José do Rio Preto
Nutrição animal - Avanços no manejo nutricional -
PROFESSORA: JOANA BOLSI
Proteínas e Aminoácidos
Melhoramento Genético
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
Produção de proteína microbiana (SCP)
PROTEÍNAS APLICADA AOS ALIMENTOS
Alimentação e Saúde.
As perdas fermentativas por gases das silagens (PG) apresentaram comportamento quadrático positivo com adição dos níveis da torta de girassol (Figura 1).
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS E FORMULAÇÃO DE RAÇÃO
PROTEÍNAS UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO - UCB
ALIMENTOS ENERGÉTICOS
Minerais.
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
Universidade Federal do Pampa Curso de Zootecnia Disciplina Bioquímica II ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS EM FRANGOS Acadêmicas: Fernanda Dias e Stephany Machado.
REGULAMENTAÇÃO DE ALIMENTOS
Aleitamento Artificial
Composição Química da Célula.  Componente mais abundante nos organismos;  Incolor, inodora e insípida  Propriedades QUÍMICAS da água:  Polaridade.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
AminoácidosAminoácidos. Os aminoácidos são conhecidos normalmente como os blocos de construção das proteínas. Tratam-se de um dos dos suplementos mais.
CLASSIFICAÇÃO PROCESSAMENTO
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA ANIMAL – INCT-CA Ministério da Ciência e Tecnologia INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA ANIMAL – INCT-CA Rede de Monogástricos

Resultados da rede de monogástricos A equipe de monogástricos (constituída por quatro professores da UNESP - Jaboticabal, cinco professores da UFLA, um professor da UFMG, um pesquisador da EPAMIG e nove professores da UFV), trabalhando de forma articulada e na tentativa de construção de uma rede de pesquisa para buscar soluções sérias para alguns problemas da área, estabeleceu seis metas de trabalho entre agosto de 2009 a outubro de 2010 e produziu o que segue.

Meta 1 - Exigências nutricionais de animais monogástricos Lembrete: em 2011 será lançada uma nova versão das Tabelas de Exigências Nutricionais de Composição de Alimentos para Suínos e Aves. Foram determinadas as necessidades nutricionais como se segue:

SUÍNOS Leitões desmamados aos 28 dias de idade – treonina Machos inteiros em terminação e machos imunocastrados nas fases de crescimento e terminação – lisina Machos castrados em crescimento – fósforo digestível

AVES PEIXES Galinhas poedeiras semi-pesadas – treonina e valina Galinhas poedeiras leves – treonina, cálcio e relação Cálcio: fósforo disponível Codornas de Corte – lisina Frangos de corte – fósforo disponível PEIXES Tilápias do Nilo - Glutamina e triptofano

Meta 2 - Determinação do valor nutritivo de alimentos Foram estabelecidas equações de predição de energia metabolizável de alimentos para aves nas diversas fases de produção. Foram determinados valores de energia metabolizável e coeficientes de digestibilidade de aminoácidos dos seguintes alimentos para aves: farelo e farinha amilácea de babaçu, farelo de girassol, farelo de glúten de milho, farinha de carne e ossos, feijão cru, milheto, resíduos de biscoito, macarrão e pão.

Determinaram-se, também, por duas técnicas diferentes, os coeficientes de digestibilidade da proteína dos seguintes alimentos para tilápias do Nilo: milho, farelo de trigo, farelo de soja, glúten de milho e farinha de peixe. Estudou-se o uso de protease para melhorar a digestibilidade da soja integral crua.

Meta 3 - Avaliação de aditivos e melhoradores de desempenho Para suínos foram estudados bacitracina de zinco, antifúngicos, probióticos, prebióticos, ractopamina, glutamina, nucleotídeos, plasma sangüíneo e betaglucano. Extratos herbais foram estudados para aves e complexos enzimáticos para tilápia do Nilo.

Meta 4 - Qualidade de carne Estudos com relação a esta meta estão em fase de execução. Apenas foram estudados os efeitos do glicerol sobre a qualidade de carne de suínos e concluído que este subproduto do biodiesel, quando usado em dietas para suínos na fase de terminação, melhora a qualidade da carne.

Meta 5 - Avaliação animal em função do ambiente físico, térmico e bem estar Foi estudado se o ambiente (termo neutralidade ou estresse por calor) interfere com a necessidade de fósforo dos suínos e das aves, bem como se o tipo de gordura ou óleo (carga termo gênica) usado minimiza as condições de estresse por calor em frangos de corte. Foi estudado, ainda, o nível de Energia Metabolizável a ser usado em dietas com baixos teores de proteína para frangos de corte visando-se reduzir o estresse por calor. Foram estudados se os tipos de instalações usados na suinocultura interferem com o comportamento animal e alteram as condições de bem estar animal e conseqüentemente a produção dos suínos na maternidade e na creche.

Meta 6 - Estratégias nutricionais para redução de poluentes Foram estudadas como estratégias para redução de poluentes nos dejetos dos suínos e de frangos de corte a redução do teor de proteína com inclusão de aminoácidos industriais (redução de nitrogênio), a enzima fitase (redução de fósforo), minerais orgânicos (redução de cobre, zinco e manganês) e a combinação das três estratégias. Para galinhas poedeira foram estudadas as enzimas fitase e xilanase como redutoras de fósforo nas fezes. Além disso, estudou-se a criação de espécie de peixe carpa capim como filtradora de poluentes em lagoas de polimento.

Produção técnica e científica da equipe Dissertações de mestrado: 13 Teses de doutorado: 13 Artigos técnicos científicos: 34 Resumos apresentados em eventos científicos: 49 Palestras em eventos técnicos: 14