Desempenho Organizacional e melhorias Prof. Msc. Cláudio Cabral
Desempenho –Conceito e objetivos O Desempenho organizacional é a medida do quanto a empresa evoluiu (ou não) em relação a uma meta estabelecida. O objetivo do gerenciamento do Desempenho Organizacional é garantir que as partes da empresa: processos, departamentos,colaboradores,etc.) estão em SINERGIA para atingir as metas da empresa.
Melhoria do Desempenho Existem alguns programas que são voltados para a Melhoria de Desempenho Organizacional, como: Balance Score Card (BSC), Benchmarking, ISO9000, Organizações de Aprendizagem (Learning Organization), Planejamento Estratégico.
Balanced Scorecard É uma ferramenta de controle estratégico que tem como objetivo interligar controles operacionais de curto prazo aos objetivos de longo prazo da estratégia da organização. É focado em quatro indicadores: Perspectiva do cliente, Processo internos, Perspectiva financeira Aprendizado e crescimento/inovação.
Benchmarking É um método que utiliza a comparação de determinados indicadores com outras empresas (reconhecidas pelo bom resultado na área analisada) de modo que se tenha uma perspectiva de nível de desempenho na área analisada.
ISO9000 (e outras) É uma certificação que se baseia na padronização e documentação de procedimentos. Pode ser considerada um processo de melhoria de desempenho, pois o processo traz algumas exigências como: o estabelecimento de indicadores de resultados e a realização de medições operacionais.
Organizações de Aprendizagem Também conhecida por Learning Organizations , são organizações que são voltadas ao aprendizado contínuo em todos os setores e que envolvem nesse processo todos os colaboradores. São empresas que estimulam as pessoas a expandir sua capacidade criativa para obterem melhores resultados. Vide Artigo Prof Cláudio (Mais que Treinar, aprender)
Planejamento Estratégico É uma ferramenta administrativa que estabelece objetivos e metodologias para seu alcance. O foco (como ferramenta de melhoria) é a sua implementação, que se bem feita pode levar à empresa a melhores resultados.
Domínios de Desempenho Segundo Swanson (1989) , podemos medir o desempenho da organizações em alguns Domínios: Domínio de Desempenho relacionado à Missão; Domínio de Desempenho relacionado aos Processos; Domínio de Desempenho relacionado aos Sub-sistemas de Desempenho Crítico; Domínio de Desempenho Individual.
Domínio de Desempenho-Missão Domínio de Desempenho relacionado à Missão - a missão de uma organização- refere-se as relações da organização com os clientes externos e ao mercado como um todo. A identificação de indicadores na abrangência deste domínio tem como foco a perspectiva do cliente e da imagem da organização.
Domínio Deempenho-Processos Domínio de Desempenho relacionado aos Processos – relacionado com os processos internos da organização, bem como às necessidades dos clientes internos. Este domínio abrange as interfaces existentes entre os diversos departamentos e processos estabelecidos.
Domínio Desempenho-Críticos Domínio de Desempenho relacionado aos Sub-sistemas de Desempenho Crítico– inter-relacionam fatores de desempenho interno e externo. Refere-se aos processos que interagem por toda a organização, como implementação de programas e políticas, times multifuncionais para projetos e outros.
Domínio de Desempenho-Individual Domínio de Desempenho Individual – são focados na avaliação de como os indivíduos estão trabalhando em busca de melhoria seu desempenho de modo que o mesmo contribua para os resultados globais da empresa.
Conclusão O desempenho da organização depende do uso adequado das ferramentas administrativas e principalmente de sua eficaz implementação, levando-se em conta as diversas áreas e seus relacionamentos. “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia (Deming)”
Exercício Descreva que tipo de ferramentas voltadas para o desempenho organizacional sua empresa usa; Sua empresa é uma Organização de Aprendizagem? Por que? O que você faria pela melhoria do desempenho de sua empresa?
Obrigado Até a próxima aula