FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Advertisements

Gerenciamento de Sala de Aula
PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Concep ç ão e Gestão de Projetos e Processos Educativos a Distância- Mara Regina Lemes De Sordi Faculdade de Educação UNICAMP.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
O Projeto Político Pedagógico é...
EEF ALEXANDRE ANTONIOLLI FAXINAL DOS GUEDES-SC Professores: Helga Corrêa Dal Bó Marin Luzitan Orso Zancan escolaalexandreantoniolli.blogspot..com.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS Novembro/2015 PROEN.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Conversando Com os Pais! A dole B rasil. /adolebrasil Marcelo Milani Izabelle H. Machado Conversando Com os Pais!
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
 Investidores: pessoas que buscam oportunidades de investimentos no segmento de franquias.  Feiras  Site  Matérias  s  Outras redes de franquias.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Softwares Educacionais. Oque é um software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
S OFTWARES E DUCACIONAIS. Q UAL SUA FUNÇÃO ? Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ELIZETE FREITAS MELLO DIRETORA DE GESTÃO DE PESSOAS 1.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S. LEIDE MARIANA

A escola é uma instituição que se “aprimorou” no discurso falado e descrito, a respeito das teorias de planejamento e sobre o próprio ato de planejar.

Planejar, planejamento e planos. A escola é a instituição em que mais se pensa, se fala e se faz planejamentos.

Plano Global da escola. Planejar para melhor executar seria o pedagógico objetivo.

Nas escolas, desde a mais bem estruturada até a mais simples, se fazem planejamentos.

Chamam de planejamento certas reuniões que não passam de uma recitação de avisos. Chegando ao final do ano sem ter concluído o planejamento.

O mais importante passa a ser planejar e não tanto executar. A execução é uma palavra de pouca expressão lingüística.

“Planejar” é um verbo apresentável e de alta categoria na classe social da educação. Planejar se tornou uma moda didático-pedagógico.

PLANEJAMENTO A NÍVEL DE ESCOLA Um planejamento a nível de escola e um planejamento específico de ensino. O planejamento educacional não pode ser confundido ou interpretado.

O grande objetivo do planejamento. Atingir grandes metas educacionais.

Planos curriculares. A escola dever organizar seu planejamento curricular e de ensino.

OS PROFESSORES E O PLANEJAMENTO

Muitos professores hoje não gostam de planejar as suas atividades escolares. Observa- se uma certa oposição contra a exigência de elaboração de seus planos.

Como a maioria dos professores encaram o planejamento: Desnecessário e inútil; Apenas para satisfazer a burocracia; Porque é exigido; Para preencher papéis e gavetas de panos

“Para que planejar?” Sempre é a mesma coisa. Nunca muda. Eu já sei o que ensinar. Está tudo no livro.

“ Por que os professores não gostam de planejar?” São várias as suposições:

→Os professores não planejam, apenas preenchem quadradinhos que os espertos querem que façam; →São obrigados a seguirem esquemas ou modelos rígidos de planejamento;

→As vezes, os diretores não permitem inovações ou mudanças no ensino; →Muitos professores não sabem planejar suas atividades;

→O planejamento, muitas vezes, é visto apenas como cobrança, outras vezes, os que exigem dos professores o planejamento, eles próprios também não sabem planejar; →Poucos estímulos e incentivos para se aperfeiçoarem.

Assim, os professores encaram o planejamento como um peso, uma angústia, levando a uma descrença total em relação á validade de planejar.

O PLANEJAMENTO PARA O ALUNO E PARA O PROFESSOR. Planejamento: ação eficaz de ensino e aprendizagem.

1° Professor e seus alunos. 2° Plano para outros setores da escola.

Trabalho eficaz na sala de aula.

Exigir o planejamento dos professores são os alunos. Roteiro de uso diário.

Linha de pensamento e ação Incoerência pedagógica Obrigação burocrática

Planta para construir uma casa.

Vários modelos de planejamento. Setor pedagógico: orientar como planejar.

Planejamentos diferentes. Turma fazer planejamento com orientação do professor.

Plano claro. Aluno com planejamento em mãos. Ação consciente.