Projeto Cine Debate Construindo junto aos funcionários um espaço de troca de experiências, reflexão sobre a prática profissional e suas implicações, utilizando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Contato Área temática: Saúde Apoio: CENEX HC PBEXT/PROEX Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Medicina 1. Aluno.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Sejam Bem vindos!!! Reuniões de Pais. 14/04/09.. Questionário de Satisfação APAE 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
CARACTERÍSTICAS DA INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO COM ALUNOS E PROFESSORES QUE CONVIVEM COM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, PARA A INCLUSÃO DESSAS CRIANÇAS EM ESCOLAS.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
CONTAG Secretaria de Formação e Organização Sindical Política Nacional de Formação do MSTTR.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
GESTÃO DO PAIF.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Projeto Contratação Eficiente Wilson de Castro Junior Consultor da União Consultor-Geral da União Substituto 29/05/2012.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO DA FAMÍLIA PROMOVE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Seu diagnóstico e suas múltiplas abordagens
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Psicologia aplicada ao trabalho
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Projeto Cine Debate Construindo junto aos funcionários um espaço de troca de experiências, reflexão sobre a prática profissional e suas implicações, utilizando a arte cinematográfica.

Secretário de Estado da Saúde Dalmo Claro de Oliveira Superintendente de Serviços Especializados e Regulação Lisiane Tuon Generoso Bittencourt Gerente do Centro Catarinense de Reabilitação Rita de Cássia Paula Souza Autora do Projeto Sônia Conceição Mendes Lacerda – Psicóloga CRP 12/

A atuação da Psicologia, inserida neste serviço não se restringe ao atendimento clínico, mas visa também, compreender o sujeito psicológico diante de um momento da sua vida: a reabilitação não existe um profissional único que seja suficiente para a necessidade de reabilitação. a seleção de filmes que abordam temas relacionados ao trabalho do CCR: indivíduos, famílias, deficiências, fenômenos grupais, aprofundam a possibilidade de realização das atividades de cada campo e sua interdependência com os demais campos técnicos. Na fase do debate, as discussões são acrescidas de pesquisas, artigos textos e conceitos psicológicos, visando estabelecer ligações entre os temas debatidos e a atividade da equipe, ampliando a reflexão proposta e a interdisciplinaridade, que pode desta forma ser exercitada na prática. Justificativa

Incrementar o planejamento técnico do trabalho, a partir das reflexões e elaborações suscitadas pela abordagem dos temas tratados nos filmes e debates. Fortalecer as ações das equipes de trabalho do CCR Aprimorar a prática profissional, ampliando os recursos necessários para o bom andamento do processo de reabilitação que envolve diferentes níveis: educacional, orgânico, emocional, ocupacional, socioeconômico, dentre outros. Objetivos Gerais

Aumentar a proximidade e sintonia entre os profissionais, com reflexos diretos sobre a qualidade dos serviços prestados. Favorecer a consciência da interdependência entre os diversos campos profissionais e suas relações com o ambiente e a cultura. Ampliar os recursos pessoais e técnicos para o atendimento dos pacientes em processo de reabilitação. Objetivos específicos

Divulgação da atividade nos murais de aviso. Realização mensal: sextas- feiras das 9:00 às 12:00 horas Local: Centro de Estudos do CCR Inscrições dos funcionários que optam pela participação, junto a assessoria técnica da Gerência do CCR, para organização das agendas Primeira fase- Exibição do filme com duração aproximada de duas horas Segunda fase-Debate com duração aproximada de 50 minutos com a coordenação da Psicóloga Aplicação de Questionário de Avaliação da Atividade realizada pelos participantes Entrega do texto escrito com as contribuições da Psicologia para a análise do filme e da relação com a prática profissional Avaliação dos resultados Metodologia

Resultados

Questionário- participantes (anexo 1) Filme exibido: Intocáveis Data da exibição: Participação na atividade- 19 integrantes: funcionários, professores da UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina e estagiários desta do curso de Fisioterapia Questionários respondidos: 16 1)Avaliação da atividade (16 amostras) 93,75% ótima 6,25%boa 2)Avaliação do filme: 100%ótimo 3)Avaliação do debate: 31,25% ótimo 43,75% bom 25%NP 4)Avaliação do tempo destinado à atividade: 37,5% ótimo 50%bom 12,5%regular 5)Avaliação do local: 56,25%ótimo 37,5%bom 12,5%regular 6)Avaliação dos equipamentos: 37,5%ótimo 50%bom 12,5%regular

Resultados Depoimentos dos participantes (transcrições) Relação do filme com a atividade profissional: - “ A necessidade de não ficarmos presos apenas na técnica, mas prestar atenção no indivíduo e em sua vida”. -“O cuidado não só com a integridade física, mas emocional também”. -“ A importância da mobilização”. -“ O respeito, a amizade e o amor ao próximo”. -“ A questão de como o paciente encara a si mesmo e sua vida, e como os outros o tratam”. -“Compreender quando em determinados momentos o paciente não cumpre ou não consegue atingir as metas propostas”. -“Associar técnica com descontração. Brincar com as dificuldades, passar ao paciente a possibilidade de vida plena, apesar de..., amizade e respeito”. -“Que a interação entre terapeuta e paciente necessita ser mais compromissada”. -“Que o dinheiro faz qualquer tratamento possível”. -“ A superação”.

Resultados Depoimentos dos participantes (transcrições) Críticas e Sugestões: - “Treinamento interpessoal nunca é demais, independente de quantos anos temos de casa”. - “Horário um pouco mais cedo para termos mais tempo para o debate” - “Maior participação dos membros do CCR” - “Maior tempo para o debate porque pode ser um espaço para tratarmos de nossas angústias, seja pessoal ou profissional”. - “Posicionamento das cadeiras em círculo para o debate”. - “A temperatura do ambiente muito fria”. - “Não ultrapassar o horário do meio dia”.

Resultados OUTROS FILMES SUGERIDOS PELOS PARTICIPANTES O pianista Dominick e Eugene O Guardião de Memórias O enigma de Kasper Hauser Hable com ella A luta de Jenifer Patch Adams – O amor é contagioso A última grande lição Mar Adentro Homens de Honra O escafandro e a borboleta Óleo de Lorenzo

Pelos resultados obtidos, verifica-se que a realização da atividade possibilitou o exercício da reflexão sobre a prática profissional, além de facilitar a comunicação e o relacionamento interpessoal não favorecidos pela rotina de trabalho estabelecida. O contato com a arte cinematográfica, mostrou-se uma ferramenta útil e um meio eficiente de integração entre a arte, a cultura e a atividade profissional. CONCLUSÃO

Gerência do CCR Equipe de Manutenção e Serviços Gerais do CCR Todos que prestigiaram e participaram da atividade Agradecimentos

Anexos

Anexo 1 – Questionário