Disciplina: Projeto Integrado Professora: Chaiene Minella, MSc

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Disciplina: Projeto Integrado Professora: Chaiene Minella, MSc

Apresentação Trabalho B2: 10/06/2016 (Entrega) 17/06/2016 (Apresentação) Observação: Avisar até dia 10/06, se houver necessidade de caixas de som para apresentação. Lista de presença: Será liberada as 21:30 sem exceções.

Cronograma 29/04 – Apresentação (professora) do conteúdo do 2º bimestre. 06/05 – Apresentação (alunos) das linhas de pesquisa escolhidas. 20/05 – Apresentação do desenvolvimento inicial dos trabalhos (alunos) e esclarecimento de dúvidas. 03/06 – Finalização dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas. 10/06 – Entrega dos trabalhos ( ) 17/06 – Apresentação final dos trabalhos.

Nossa Disciplina GAMIFICAÇÃO  Linha de pesquisa I Abordar gamificação, sob a ótica de um trabalho de mestrado ou doutorado.  Linha de pesquisa II Criar um projeto de gamificação.

Gamificação  A gamificação é uma indicação de que as pessoas querem trocar seu cotidiano eficiente por um mais divertido e prazeroso (Schell, 2008).  Do inglês, gamification, encontramos três variações: gamificação (a mais usada), gameficação e ludificação.  Segundo Fardo (2013), de forma resumida, gamificação é um fenômeno que consiste “no uso de elementos, estratégias e pensamentos dos games fora do contexto de um game, com a finalidade de contribuir para a resolução de algum problema”.

Gamificação  Para entender um pouco sobre gamificação, deve-se entender sobre os elementos de games, os quais dão origem à atividade gamificada.  A tabela a seguir sintetiza as principais características dos games:

ElementosDescrição NarrativaHistória que promove a imersão do jogador no jogo. NíveisDivisão do jogo em partes, geralmente com dificuldades incrementais; também chamadas de fases. Desafio/MissõesObjetivos que o jogador deve alcançar. RegrasRestrições ou limitações impostas pelo jogo. FeedbackResposta a uma ação do jogador, que possibilita imediatamente uma confirmação ou reavaliação das escolhas e táticas CompetiçãoRelacionamento entre jogadores ou times, que promove a busca por ser o melhor. Se bem estimulada, pode promover inúmeras aprendizagens. Pode-se também competir consigo mesmo numa busca por superação. Engajamento (“ciclo mágico”) O que motiva o jogador a jogar. RecompensaBenefício adquirido após alguma ação ou conclusão de uma missão. Pontuação /Progressão Forma quantificável do status do jogo.

Gamificação  Conceitos  Ambientes virtuais de aprendizagem  Educação à distância  Estudos escolares  Ensino de Algoritmos  Condução de Testes de Software  Processo de Ensino e Aprendizagem  Ensino de matemática  Em disciplinas de empreendedorismo  Ensino de ecologia  Ensino universitário

Linha de Pesquisa I  Buscar trabalhos de mestrado e/ou doutorado, cujo o principal tema seja GAMIFICAÇÃO.  Verificar se houve um software desenvolvido.  Apresentar juntamente com o Software (caso houver), o trabalho desenvolvido.  Caso o trabalho seja apenas um estudo sem um software, apresentar o estudo com os principais resultados.

Linha de Pesquisa II  Buscar as principais técnicas para desenvolvimento de um game.  Desenvolver um estudo que apresente esta técnicas.  Juntamente ao estudo, apresentar o game propriamente dito.  O que o game deve ter?  Objetivos (O que é o game), requisitos (tudo o que for necessário para o game ser desenvolvido – quais rotinas, o que o game faz), especificação técnica (o que é necessário para o game ser executado)  Aplicar os elementos, justificando cada um.

Referências  Schell, Jesse. The Art of Game Design. A book of lenses Elsevier.  FARDO, Marcelo. A gamificação como método: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado) – Universidade Caxias do Sul, Programa de PósGraduação em Educação, 2013.