MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Advertisements

Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Desenho teórico da pesquisa
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
Introdução a Pesquisa Científica
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Aula 1 Estrutura da disciplina e orientações para a produção de sequências didáticas Prof.ª Rosana Louro Ferreira Silva 1BIZ0306 Contexto e Práticas no.
elementos para a reflexão do nosso saber fazer pedagógico
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA Wolley W. Silva.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Artesanato Políticas Culturais.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
O desenvolvimento profissional de professores do ensino superior na Universidade Nova de Lisboa – Necessidades de formação Joana Marques Universidade de.
Psicologia aplicada ao trabalho
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Mapas Conceituais: Ferramenta de manuseio do conhecimento Maurício Salgado
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Metodologia do Trabalho Científico Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
Ensino tradicional.
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA.
Oficina Reações Químicas
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014

Conhecimento científico e escolar  Há diferenças entre os dois?  Que liberdade tem o professor nessa escolha?  Qual o peso do vestibular nessa escolha?  Qual o papel da “tradição” nessa escolha?

Que conteúdo deve ser ensinado?  Conhecimento científico X conhecimento escolar  Conteúdo escolar = dimensão conceitual + formativa + cultural  Currículos incorporam conteúdos conceituais / procedimentais / atitudinais  Que conteúdos são representativos da área de conhecimento?

Ciências da natureza Intenção de conduta Conduta ou atuação Formado por - fatos e fenômenos -estruturas conceituais -leis fenomenológicas -leis hipotético-dedutivas -princípios e teorias Formada por - processos de exploração -habilidades técnicas -habilidades de investigação -habilidades de comunicação Ciência e sua produção Atividade científica Conservação e sustentabilidad e Hábitos saudávei s Se caracterizam por Que determinam Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.

Quanto ao aspecto conceitual  Que conceitos?  Hierarquia de importância?  Importância dentro da área de conhecimento. Conceitos estruturantes.  Fatos/acontecimentos  Conceitos  Estruturas conceituais  Construções  Leis fenomenológicas  Leis hipotético-dedutivas  Teorias Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.

Quanto ao aspecto procedimental  Habilidades técnicas  Realização de montagens; Construção de aparatos; Construção de maquetes; Utilização de técnicas de informática.  Habilidades básicas  Observação; Classificação; Seriação; Medição; Tabulação e representação de dados.  Habilidades de investigação  Identificação de problema; emissão de hipótese e realização de previsões; relação entre variáveis; desenho experimental; análise e interpretação de dados e situações; uso de modelos interpretativos; estabelecimento de conclusões.  Habilidades de comunicação  Representação simbólica; identificação de ideias em material escrito ou audiovisual; utilização de diferentes fontes; elaboração de informes ou materiais.  O que os alunos devem saber fazer?  Que práticas e métodos são representativos na biologia?  Que procedimentos podem aproximar os alunos da área de conhecimento? Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.

Quanto ao aspecto atitudinal  Atitude em relação à ciência  Interesse pelas ciências; avaliação do trabalho científico; valorização das limitações e da provisoriedade dos conhecimentos; avaliação do impacto tecnológico e social do conhecimento.  Atitude em relação à atividade científica  Rigor e precisão na tomada de informação; honestidade intelectual; coerência entre dados, análises, inferências ou conclusões resultantes; tolerância e respeito aos outros; curiosidade; criatividade na elaboração de hipóteses, desenho de estratégias, etc.  Respeito pelo ambiente  Valorização das contribuições da ciência na melhoria do ambiente; adoção de posturas críticas frente à deterioração ambiental; preocupação com o desenvolvimento sustentável; conhecimento e utilização de serviços da comunidade em relação à conservação do ambiente.  Hábitos saudáveis  Adoção de hábitos saudáveis; de posturas críticas frente a condutas não saudáveis;; adoção de hábitos de higiene corporal e mental; conhecimento e uso de serviços da comunidade relacionados à saúde e ao consumo.  Há valores que devem ser trabalhados a partir das aulas de biologia?  Há atitudes e normas que sejam próprios da disciplina biologia?  Há normas, atitudes e valores que sejam próprios da situação educativa?  É possível preparar os alunos para escolherem e construírem normas e valores? Pro Bueno,A. in Jimenez Aleixandre,M.P.(org.) 2009.

Exercício  Retomar a Sequência de Ensino proposta no exercício da Aula 7, realizado em 28/abril/2014.  Analisar a distribuição de conteúdos de acordo com o esquema apresentado na aula de hoje (Pro Bueno, 2009), isto é, com relação ao corpo de conhecimentos, metodologia de investigação e formas de pensar.  Respondam as questões 1 e 2: 1.Algum desses aspectos deixou de ser contemplado na sequência? 2.Gostariam de modificar a sequência com relação à distribuição de conteudos? Justifiquem sua resposta.