MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.

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Transcrição da apresentação:

MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos..

As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem pedagógica O que são os modelos pedagógicos? A questão desencadeia três problemas: Primeiro Problema “As pegadas (marcas) pedagógicas”

“Como ORIGANIZAR um curso?” Segundo problema “Como ORIGANIZAR um curso?” Embora existam muitas perguntas que fazemos para programar um curso, estes são agrupados em algumas das seguintes perguntas: COMO VOU AVALIAR? A QUEM VOU ENSINAR? O QUE VOU ENSINAR? COMO VO UENSINAR? COM O QUE VOU ENSINA? COMO VOU SEQEUNCIAR OS CONTEÚDOS?

“Como programar um curso?” Segundo problema “Como programar um curso?” Sem finalidade e propósitos claros, não é possível pensar e nem mesmo atuar pedagogicamente. Terceiro problema “Como preparar uma avaliação?” Estes três problemas anteriores nos permitem aproximarmos uma uma maneira mais didática ao currículo educativo

O currículo educativo (escolar) e suas perguntas? CURRÍCULO Para que ensinar? Realizou-se Realizou-se? O que ensinar? Quando ensinar? Como ensinar? Com que ensinar?

O CURRÍCULO EESCOLAR E SEUS ELEMENTOS RECURSOS CURRÍCULO PROPÓSITOSAVALIAÇÃO CONTEÚDOS SEQUENCIAMENTO MÉTODO

O CURRÍCULO ESCOLAR Cada ítem acima responde a uma questão pedagógica diferente, mas sempre inter- relacionada entre si… É a caracterização dos propósitos, dos conteúdos, a sequência, o método, os recursos, didáticos e a avaliação.

A FINALIDADE DA EDUCAÇÃO “PARA QUÊ ENSINAR?” Saber de que forma pretendo afetar a aprendizagem ou formação dos meus alunos Da resposta depende: Pensar um currículo, uma área ou um objeto. Ensinar conscientemente. Saber o que pretendo com o ensino. Saber para onde vou.

A finalidade da educação “PARA QUÊ ENSINAR?” Encontrar propósitos adequados para a escola e para o curso é condição necessária para atingir a qualidade em educação… Encontrar propósitos adequados para a escola e para o curso é condição necessária para atingir a qualidade em educação… Definir a finalidade da educação é: Comprometer-se com uma concepção de homem e de sociedade nos seus aspectos Psicológicos, Sociais, Antropológicos e Filosóficos.

OS CONTEÚDOS ESCOLARES O quê ensinar? 2. No proceso de definição dos conteúdos curriculares é imperativo assumir postura para enfrentar sua qualidade e sua hierarquização 1.A sinalização de propósitos define, em sentido amplo, os conteúdos escolares.

O CURRÍCULO E OS MODELOS PEDAGÓGICOS O problema central da educação: respodner o questionamento referente ao tipo de homem e de sociedade com a qual se quer contribuir… O trabalho educativo pressupõe necessariamente uma concepção do homem e da sociedade. Concepção que requer compreender a sua multidimensionalidade (psicológico, sociológico, antropológico e pedagógico) e sua integridade.

O currículo e os modelos pedagógicos A partir destas dimensões socioantropológicas sobre o ser humano elaborou-se as teorias pedagógicas.

O currículo e os modelos pedagógicos Dimensão individualDimensão social Dimensão cultural Modelos pedagógicos TEORIA PSICOLÓGICATEORIA SOCIOLÓGICA TEORIA ANTROPOLÓGICA TEORIA PEDAGÓGICA

O currículo e os modelos pedagógicos A elaboração de uma teoría pedagógica exige: Uma teoría psicológica que explique a aprendizagem… Uma teoria que explique o indivíduo como ser social e suas relações com a sociedade. Uma teoría antropológica conceba o home como um ser cultural.

O currículo e os modelos pedagógicos A teorias pedagógicas definem funções distintas para a educação porque partem de concepções diferentes de ser humano e do tipo de homem e de sociedade que se quer contribuir na sua constituição… As teorias asumem a condição de modelos pedagógicos ao resolverem as perguntas relacionadas com o para quê, o quando e o com quê.

O CURRÍCULO E OS MODELOS PEDAGÓGICOS O modelo exige tomar postura diante do currículo, delimitando em seu aspecto mais esencial: os propósitos, os conteúdos e suas sequências e los propósitos, los contenidos y sus secuencias e fornecendo as ferramentas necessárias para …. Os modelos pedagógicos privilegiam a reflexão sobre os propósitos, conteúdos e sequências; tanto que a metodología, os recursos e a avaliação decorrem deles ………………

O CURRÍCULO E OS MODELOS PEDAGÓGICOS Os modelos pedagógicos respondem às mesmas perguntas dos currículos, porém, em maior nível de generalização e abstração.

MODELOS INSTRUCIONAIS ATIVISTAS E COGNOSCITIVOS Três grandes modelos pedagógicos: 1.A pedagogia tradicional: 1.A pedagogia tradicional: a aprendizagem realiza-se mediante transmissão do conhecimento. 1.A pedagogia ativa: 1.A pedagogia ativa: a prioridade é colocada na ação, na manipulação e no contato direto com os objetos.

OS MODELOS INSTRUCIONAIS ATIVISTAS E COGNOSCITIVOS 3. As pedagogias cognoscitivas: parte dos pressupostos da Psicologia genética. Propõe o desenvolvimento do pensamento e a criatividade como a finalidade da educação, transformando os conteúdos, a sequência e os métoos pedagógicos vigentes…