Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.

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Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
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Transcrição da apresentação:

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho

Propostas para o mês de junho Na atividade do mês de maio vocês ampliaram a discussão e análise do IDEB da sua rede e planejaram algumas ações para serem desenvolvidas com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos, tendo em vista que na maioria dos casos, o indicador de fluxo já estava resolvido. Para o mês de junho, propomos para a equipe da secretaria um aprofundamento das análises com foco nos resultados de Língua Portuguesa ( habilidades de leitura avaliadas na Prova Brasil). Para isso vocês consultarão a plataforma Qedu Redes. O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de um projeto institucional de leitura. Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

Roteiro das atividades Atividade 1 – Inscrever o município na plataforma Qedu redes (ver o passo a passo no slide XX) para fazer o levantamento de resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil Atividade 2 – Analisar os resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil 2013, considerando as questões nos slides 4 a 7. Essa atividade ajudará sua equipe a fazer a análise de 2015 assim que os resultados forem disponibilizados. Atividade 3 – Plano de Ação da Secretaria

Acesso ao Qedu Redes 1- Acesse a plataforma do Qedu redes no link e faça seu cadastro. Veja imagem abaixo: 2- A plataforma enviará um com um código para o cadastro.

Analisando dados na plataforma Qedu Redes 1 - Na aba Painel da Rede, copie o resultado da proficiência em Língua Portuguesa. 2 – Relacione esse resultado ao nível descrito na Matriz de Referência do SAEB, disponível no link oficiencia/2013/escalas_ensino_fundamental_2013.pdf e responda: Qual a descrição da proficiência média da sua rede em LP? OBS: por exemplo, se a proficiência for 209, corresponde ao nível 4. 3 – Agora, acesse a aba Painel do Aprendizado e identifique a proficiência dos alunos de sua rede em cada descritor. Para entender melhor os dados desse painel assista ao vídeo disponível no link rede/aprendizadohttp://redes.qedu.org.br/minha- rede/aprendizado

Analisando dados 4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? Em L.P. Tópico 2- Implicações do suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do texto.Tópico 5 - Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Matemática: Tópico 4-Tratamento da Informação 5 – Quais tópicos apresentam os menores percentuais de acerto? L. Portuguesa: Tópico 1- Procedimento de Leitura; Tópico 3- Relação entre textos; Tópico 6 – Variação Linguística. Matemática: Tópico 1 – Grandezas e Medidas

Analisando dados 6 – Analise o desempenho das escolas em cada tópico e identifique a quantidade de escolas em cada faixa: 7 – Com base na tabela acima, quais decisões que precisam ser tomadas em sua rede? No ano de 2013 o município começou a realizar avaliações internas, para poder acompanhar o desempenho dos alunos com exatidão em cada eixo bimestralmente. Tópico/quantidade de escolas Melhores escolasDesempenho mediano Necessitam atenção Tópico 1P.LeonardoP.Leonardo/N.Itariri Tópico 2Nova Itariri Tópico 3Nova ItaririP.Leonardo Tópico 4N.Itariri/P.Leonardo Tópico 5N.Itariri/P.Leonardo Tópico 6P.LeonardoNova Itariri

Analisando dados 8 – Considerando os diferentes tópicos, identifique: a)se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Necessitam Atenção. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? A cada tabulação, os trabalhos são focados e redirecionados aos descritores que não foram atingidos. b)se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Desempenho Mediano. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? Em nosso município não houve desempenho mediano. c)se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Melhores Escolas. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? Continuar com o plano de ação. d)9 – Agora que você já consolidou esses resultados, como envolver as escolas da sua rede nessa discussão e na tomada de decisões? Todos os resultados são levados para estudo nos ATPCs, para discussões do que precisa ser retomado em cada eixo com os alunos.

Agora chegou a hora de planejar! Considerando que esses descritores de leitura são aprendidos ao longo da escolaridade e que não são aprendidas por meio de treinos, mas pelas experiências e oportunidades de práticas de leitura planejadas intencionalmente no cotidiano escolar, sugerimos o estudo de um Projeto Institucional de Formação de Leitores desenvolvido pela gestão escolar no livro O que revela o espaço escolar – Um livro para diretores de escola, da Comunidade Educativa CEDAC. Link disponível na Plataforma. Ao analisar o projeto, descreva quais seriam as ações da equipe de secretaria para apoiar sua realização em todas as escolas da rede. Sugerimos que sua equipe elabore um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas da rede na implementação desse projeto institucional. Para saber mais sobre Projeto Institucional, acesse o link

Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação DCONT/SCHF10 Município: Itariri /Período de realização das ações: 1º Semestre / Metas de curto prazo: Semestral Ação Projeto Sarau Literário Encaminhamentos Pesquisa de saraus e leitura de vários poemas possíveis de serem explorados. Materiais necessários Poemas, internet para pesquisa de saraus. Responsável /Pessoas envolvidas Toda a equipe Pedagógica junto com os professores Prazo para realização/ Seis meses Resultados esperados Desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura de poemas. Conhecer um repertório de poemas por meio da leitura feita pelo professor e por si mesmo. Identificar nos textos lidos os jogos de palavras, as rimas, as repetições que marcam os ritmos, as intenções do autor, a beleza da linguagem. Conhecer alguns poetas, de estilos variados, e saber um pouco sobre sua vida, trajetória e principais obras. Reconhecer o sarau como um tipo de evento cultural. Participar ativamente da organização e realização de um sarau. Declamar poemas com ritmo e entonação adequados ao texto,ao público e à situação de comunicação.