Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Práticas informacionais: novo conceito para o estudo de usuários da informação Carlos Alberto Ávila Araújo 29/05/2015.
HENRI WALLON Gleydson Rocha
Aprender a ler não é tarefa simples, exige uma postura crítica e uma disciplina intelectual por parte d leitor.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Classificação dos Métodos de Ensino:
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Psicologia da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.
Carlos Eduardo Rodrigues
Apresentação Multimédia #28 Tema V | Problemas e conceitos teóricos estruturadores da psicologia Capítulo 1 | Os grandes autores da história da psicologia.
Método Científico – Parte I
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
1. As pessoas nas organizações
ABORDAGEM SÓCIOCULTURAL NOS ESTUDOS DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO
Personalidade.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Psicologia do Desenvolvimento I
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
Visão Cognitiva e Informação
Análise e Observação Institucional
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
Aget.
Escrita e interação KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Piaget, Vygotsky e Wallon
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
A COMUNICAÇÃO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Introdução à Estética.
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
Processos cognitivos: A Perceção
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
DESENVOLVIMENTO HUMANO E PROCESSOS EDUCACIONAIS
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento

DESENVOLVIMENTO HUMANO Linha da Vida Concepção Nascimento Infância Adolescência Adultez

Processos de mudanças psicológicas que ocorrem ao longo da vida humana. Processo dinâmico não- linear.

O DESENVOLVIMENTO HUMANO ASPECTOS: Físico e psicomotor, cognitivo, psicossocial. FATORES INTERVENIENTES: maturação neurofisiológica; crescimento orgânico; hereditariedade; contexto social, cultural e histórico; ambiente físico; características e experiências pessoais (interação eu - mundo / subjetividade - objetividade).

Maturação Sistema Nervoso

Crescimento Físico Fisiológico Anatômico

Complexidade da relação UNIVERSALPARTICULAR Contextualização REALIDADES Condição de SER INFÂNCIA ADOLESCÊNCIA ADULTEZ Pluralidade Criança S Adolescente S Adulto S Idoso S

Aprendizagem Conjunto de apropriação do indivíduo, resultante de suas relações com o meio. Processo de modificação / transformação. Tem caráter criador, dinâmico, relacional e intencional. Existem diversos fatores imbricados no processo de aprender: intrapessoais, sócio-ambientais e interpessoais.

APRENDIZAGEM Necessidade e objetivo Problema Ação Desafio CONHECIMENTO

TIPOLOGIA DA APRENDIZAGEM  Aprender a conhecer, a saber – fatos (conteúdos factuais), conceitos e princípios (conteúdos conceituais)  Aprender a fazer – métodos, técnicas, procedimentos e estratégias (conteúdos procedimentais)  Aprender a ser e a conviver – atitudes, valores e normas (conteúdos atitudinais)

ESTILOS/ CANAIS DA APRENDIZAGEM  Visual  Auditivo  Cinestésico

Processo através do qual o mundo de significados tem origem. Como as pessoas representam e processam mentalmente as informações. Desenvolvimento cognitivo – Processo de aquisição, estocagem, processamento e utilização de conhecimento. COGNIÇÃO PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS: Aprendizagem Atenção Criatividade Formação de conceitos Generalização Inteligência Linguagem Memória Pensamento Percepção Raciocínio Resolução de problemas

Conhecimento É o processo que ocorre quando um sujeito apreende um objeto. Sujeito e objeto estão sempre presentes na relação de conhecimento, o papel atribuído a cada pólo varia conforme a posição filosófica. SO

INATISMO - Apriorismo, Pré-formismo, Subjetivista A razão como fonte do conhecimento. Valorização aspectos subjetivos, internos, endógenos. SO OS EMPIRISMO - Ambientalista, Objetivista O dado externo como fonte do conhecimento. Valorização dos aspectos externos, exógenos. SO INTERACIONISMO - O conhecimento se dá na relação entre o sujeito e o objeto e através dela.

Formas de conhecimento Sensível – adquire por meio dos sentidos Inteligível – mecanismos da razão, do pensamento CONHECIMENTO

TIPOS DE CONHECIMENTO  Físico – propriedades físicas dos objetos e eventos;  lógico-matemático – estabelecimento de relações entre os fenômenos, pensar sobre as experiências com os objetos e eventos;  social – relação com os outros sociais, pessoas, grupos sociais – convenções sociais;  hermenêutico – interpretativo.