Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Advertisements

Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso - Avaliação e Aprendizagem
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
O PROCESSO DE INSERÇÃO PARA INICIAÇÃO À DOCENCIA-NO PROGRAMA PIBID
Programação Formação Continuada 2016
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Introdução a Educação a Distância
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
VI ENCONTRO DO PIBID – UFCG
III SIMPÓSIO PIBID UFBA
Análise e Observação Institucional
Documentos e Propostas legais
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
PIBID O PIBID Biologia está aqui!! BIOLOGIA E. Estadual Nestor Lima
Aguardamos a sua participação em nossas atividades!
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
A realidade escolar e sua influência na prática docente do educador musical: a experiência do Pibid.
A melhor opção para o seu futuro.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL BRUNA.
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Andressa Dos Santos Oliveira MANOELA PAULINA SILVA
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Avaliação Institucional A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de a escola manter padrão.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
O viés formativo do coordenador pedagógico
LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
A formação do professor na UFMS
Discente Pedagogia - Licenciatura
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
Déficit de professores de Matemática em redes públicas.
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
Realizar Formação Continuada
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Núcleo: Letras Português, Espanhol
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
VIII Fórum Institucional de Ensino
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus Silmary Silva dos Santos Coordenadora: Meline Nery Melo Pereira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB Centro de Formação de Professores – CFP Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID

TROCANDO EXPERIÊNCIAS E TECENDO CONHECIMENTOS

APRESENTAÇÃO Quem somos? Onde atuamos? Por que decidimos ser PROFESSORES SUPERVISORES do PIBID/UFRB?

O que nos vem primeiro a cabeça... Complementar a renda financeira Salário baixo dos professores da Educação Básica; Jornadas duplas/triplas de trabalho; Receber uma bolsa para fazer pesquisas sobre as práticas docente. Complementar a renda financeira Salário baixo dos professores da Educação Básica; Jornadas duplas/triplas de trabalho; Receber uma bolsa para fazer pesquisas sobre as práticas docente. Desafio de ensinar Matemática Saberes necessários a atuação na sociedade atual; Papel da escola e dos professores frente as mudanças; Historicamente considerada uma das “vilãs” do sistema educacional; Necessário processo de formação constante. Desafio de ensinar Matemática Saberes necessários a atuação na sociedade atual; Papel da escola e dos professores frente as mudanças; Historicamente considerada uma das “vilãs” do sistema educacional; Necessário processo de formação constante.

PARA REFLETIR... Fonte:

Nossas ações no PIBID Discutimos, desenvolvemos e refletimos sobre os problemas e questões relacionadas ao ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Básico; Nos propomos a criar espaços para construção de significados e sentidos para os saberes matemáticos, aproximando a Universidade das escolas da Educação Básica. Planejamos, executamos e refletimos sobre as oficinas pedagógicas desenvolvidas nas escolas campo, tendo como referências teorias da Educação Matemática;

Registro das nossas ações

Oficina sobre a construção da bola de futebol.

Com a realização desta oficina... A formação mobilizou investigação, discussões e reflexões sobre os sólidos de Platão. Além disso, nas escolas, trouxe outros olhares e questões sobre os resultados da aplicação da atividade.

Oficina sobre o ABÁCO

Para a construção da oficina... tecemos leituras sobre o assunto; elaboramos tarefas; construirmos o ábaco; refletimos sobre as possíveis dificuldades que os alunos da EB poderiam apresentar

Outras ações Participação na Feira de Matemática do CETEP; “AULÃO ENEM” Produção científica: Relatos de experiências, artigos e pôsteres.

Algumas considerações Formação docente permanente Autorreflexão sobre a prática Monitoramento dos conhecimentos matemáticos Compreensão e interpretação das dificuldades dos alunos Mudanças em nossas práticas pedagógicas

Agradecemos a atenção!!! "Quem tem o que dizer deve assumir o dever de motivar, de desafiar quem escuta, no sentido de que, quem escuta diga, fale, responda” Paulo Freire