Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus Silmary Silva dos Santos Coordenadora: Meline Nery Melo Pereira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB Centro de Formação de Professores – CFP Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID
TROCANDO EXPERIÊNCIAS E TECENDO CONHECIMENTOS
APRESENTAÇÃO Quem somos? Onde atuamos? Por que decidimos ser PROFESSORES SUPERVISORES do PIBID/UFRB?
O que nos vem primeiro a cabeça... Complementar a renda financeira Salário baixo dos professores da Educação Básica; Jornadas duplas/triplas de trabalho; Receber uma bolsa para fazer pesquisas sobre as práticas docente. Complementar a renda financeira Salário baixo dos professores da Educação Básica; Jornadas duplas/triplas de trabalho; Receber uma bolsa para fazer pesquisas sobre as práticas docente. Desafio de ensinar Matemática Saberes necessários a atuação na sociedade atual; Papel da escola e dos professores frente as mudanças; Historicamente considerada uma das “vilãs” do sistema educacional; Necessário processo de formação constante. Desafio de ensinar Matemática Saberes necessários a atuação na sociedade atual; Papel da escola e dos professores frente as mudanças; Historicamente considerada uma das “vilãs” do sistema educacional; Necessário processo de formação constante.
PARA REFLETIR... Fonte:
Nossas ações no PIBID Discutimos, desenvolvemos e refletimos sobre os problemas e questões relacionadas ao ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Básico; Nos propomos a criar espaços para construção de significados e sentidos para os saberes matemáticos, aproximando a Universidade das escolas da Educação Básica. Planejamos, executamos e refletimos sobre as oficinas pedagógicas desenvolvidas nas escolas campo, tendo como referências teorias da Educação Matemática;
Registro das nossas ações
Oficina sobre a construção da bola de futebol.
Com a realização desta oficina... A formação mobilizou investigação, discussões e reflexões sobre os sólidos de Platão. Além disso, nas escolas, trouxe outros olhares e questões sobre os resultados da aplicação da atividade.
Oficina sobre o ABÁCO
Para a construção da oficina... tecemos leituras sobre o assunto; elaboramos tarefas; construirmos o ábaco; refletimos sobre as possíveis dificuldades que os alunos da EB poderiam apresentar
Outras ações Participação na Feira de Matemática do CETEP; “AULÃO ENEM” Produção científica: Relatos de experiências, artigos e pôsteres.
Algumas considerações Formação docente permanente Autorreflexão sobre a prática Monitoramento dos conhecimentos matemáticos Compreensão e interpretação das dificuldades dos alunos Mudanças em nossas práticas pedagógicas
Agradecemos a atenção!!! "Quem tem o que dizer deve assumir o dever de motivar, de desafiar quem escuta, no sentido de que, quem escuta diga, fale, responda” Paulo Freire