DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Advertisements

Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Certo professor entrou na sala de aula. Disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos ficaram assustados. O professor, como de costume,
ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
REUNIÃO DE PAIS Ensino Fundamental I - (2º ao 5º ano)
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
COMO SE PLANEJAR E ESTUDAR PARA O TRE
Criar Celso Alessandra Grupo C Anderson Mª Luciana Laércio.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Bem vindo ao Técnico! Ano letivo
desafios, compromissos e respostas
Escola Secundária de Leal da Câmara 11º C1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
REUNIÃO COM ALUNOS – MAIO DE 2011
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Um dia desses, enquanto esperava a vez na sala de espera de um consultório médico, percebi, solta entre as revistas, uma folha de papel. A curiosidade.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
COMO SE PLANEJAR E ESTUDAR PARA O TRE
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Transposição Didática
Segue quadro com sistematização e orientação para avaliação no Simec.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Á - UFPA PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO.
Gráfico & Tabelas Plano de Aula.
A importância da Leitura
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1ª Reunião de Pais 9º ano
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Currículos e Programas
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Cada um sabe a dor e a delícia de ser professor do Ensino Superior
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Administração amintas paiva afonso.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Matemática na Prática.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010

APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA… Ao pensar os processos de ensino e de aprendizagem é preciso considerar três variáveis fundamentais e as necessárias relações que se estabelecem entre elas: CONHECIMENTO MATEMÁTICO PROFESSOR ALUNO

CONHECIMENTO MATEMÁTICO: Contextualizar e Descontextualizar PROFESSOR: Mediador ALUNO: Agente na construção do conhecimento

Avaliação Diagnóstica É...  Uma das atividades mais importantes no diálogo entre o ensino e a aprendizagem;  Um momento de refletir sobre os conhecimentos prévios dos alunos, observar, registrar e planejar as intervenções. NÃO TEM...  O objetivo de contabilizar os erros ou classificar (e rotular) os alunos. Ou seja, não é uma prova, no sentido tradicional.

CRIANÇA DE 6 ANOS:  Para contar;  Para olhar no calendário;  Para fazer contas;  Para saber quantos anos nós temos;  Para saber os dias, até o 31;  Para saber o dia do aniversário;  Para ver as horas;  Para pagar e para saber quanto custa;  Para saber se é caro;  Para usar a calculadora;  Para saber o número da roupa;  Saber quanto a gente pesa, saber o nosso tamanho;  Para pensar. CRIANÇA DE 7 ANOS:  Para fazer contas  Para fazer atividades de matemática;  Para ir bem na prova de matemática;  Passar de ano;  Para contar as coisas;  Saber as horas;  * Pesquisa realizada pela Professora Dra. Célia M Carolino Pires.

1ª ATIVIDADE – DITADO DE NÚMEROS Observe os critérios para escolha dos números ditados, verifique se os números indicados são correspondentes, caso necessário, indique o número correto:

Números Ditados: 200 – 40 – 2029 – 63 – 1238 – 307 – 583 – º ANO

Guia de Planejamento e Orientações Didáticas 3º ANO - PÁGINA 154  ATIVIDADE 4: OS NÚMEROS DE NOSSAS CASAS  Objetivos:  Ler e escrever os números utilizando os conhecimentos que possuem sobre o sistema de numeração e as fontes de informação disponíveis na sala de aula.  Perceber que os números têm um uso social, estão presentes no cotidiano e se prestam a diferentes propósitos e funções.

Lição de casa O número da minha casa é ________. Os números das casas dos meus colegas 1. O número da casa do _____________ é _________. Como se lê: __________________________________. 2. O número da casa do ______________ é _________. Como se lê:____________________________________. 3. O número da casa do ______________ é _________. Como se lê: ___________________________________. 4. O número da casa do _____________ é _________. Como se lê:__________________________________.

 Guia de Planejamento e Orientações Didáticas  3ª SÉRIE - PÁGINA 254.  ATIVIDADE 1: OS NÚMEROS FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA. Objetivo  Reconhecer e utilizar números naturais no contexto diário. 1. Leiam o texto abaixo e completem com números que considerarem mais adequados. Na semana passada minha escola organizou uma excursão ao zoológico para as seis classes de terceira série. Éramos cerca de _________ alunos. Todos muito felizes com a possibilidade de conhecer de perto diversos animais. Saímos da escola às ____ horas e ____ minutos e, depois de percorrer uns 80 quilômetros, chegamos ao zoológico às ____horas e ______ minutos. Ao chegarmos, cada professora comprou os ingressos de seus alunos com dinheiro que já havia arrecadado. Cada entrada custou _______ reais. Entramos no Zoológico e fomos direto ver a jaula do leão. Ele andava de um lado para o outro, sem parar. Meu colega Pedro quis saber qual era o peso do leão. Minha professora disse que não sabia ao certo, mas estimava que o leão pesasse cerca de _____ kg. Vimos macacos, bicho-preguiça, jacarés, lobo, zebras, elefantes. Fiquei impressionado com a girafa. Nunca pude imaginar que ela fosse tão alta. Acho que aquela girafa tinha quase ______metros. Saímos do zoológico quando o sol começava a se pôr. Chegamos de volta à escola às ______e ____ minutos.