Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Ministério.
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Programa Nacional do Livro Didático
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Recursos didáticos nas aulas de Ciências e Biologia
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Base Nacional Comum Curricular
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O ensino de História: teoria e prática
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Programação Formação Continuada 2016
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Escola Americana de Brasília
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
CONCEITOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

é o domínio, por excelência, da escrita; permite acesso privilegiado à cultura letrada. Ler e escrever são competências básicas para: a conquista progressiva da autonomia nos estudos o sucesso escolar O Livro Didático

O livro escolhido só poderá ser substituído por outro título no próximo PNLD, ou seja, daqui a três anos. Portanto, não façam escolhas puramente individuais ou irrefletidas; isso pode dificultar e até impedir o trabalho da equipe. Discutam e decidam como equipe; e não se esqueçam de que três anos não são três dias. Vigência de três anos

O livro escolhido como primeira opção pode não ser selecionado. Daí a importância da segunda opção, que deve ser tão “pra valer” quanto a primeira. Por isso mesmo, deve envolver uma editora diferente, para evitar que eventuais obstáculos na negociação comprometam ambas as escolhas. Negociação do FNDE com autores e editores

Uma vez escolhido o livro, é necessário preencher adequadamente o formulário, virtual ou impresso, que garantirá o pedido. Há regras estritas para isso; sigam rigorosamente as orientações. E não se esqueçam: se a escola optar por não usar LD nesta ou naquela série, nesta ou naquela disciplina, usem o recurso correspondente para informar o FNDE. O formulário a preencher

A seleção de conteúdos é adequada? A seqüência com que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola? O conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o seu aluno e está de acordo com o currículo? Avaliar o livro atualmente em uso, verificando em que e por que vocês estão — ou não — satisfeitos com ele :

A linguagem é clara e precisa? O texto das explicações é acessível para os alunos? As atividades preocupam-se em ajudar o aluno a entender o texto das lições? O livro do professor contribuiu o suficiente para o melhor uso do material?

O Livro Didático, seja qual for sua área específica, deve preencher várias funções. No que diz respeito ao aluno, um bom LD deve desempenhar, entre outras, as seguintes funções: transmissão de conhecimentos; desenvolvimento de capacidades e competências; consolidação de conhecimentos práticos e teóricos; avaliação dos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos; referência para informações precisas e exatas.

formação pedagógica diretamente relacionada à disciplina em questão; informação científica e geral; ajuda no desenvolvimento das aulas; ajuda na avaliação dos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos. Do ponto de vista do professor, um bom LD deve desempenhar funções como:

o projeto pedagógico e curricular da escola? a flexibilidade para as explorações diversificadas que o uso coletivo demanda? a infra-estrutura (equipamentos, recursos) e as condições de trabalho de que vocês podem dispor? as possibilidades de articulação e de trabalho conjunto propiciadas por sua escola? Do ponto de vista da Escola, o LD em análise é compatível com:

Lembramos que os sistemas têm até 2010 para implementar o Ensino Fundamental de nove anos, com o ingresso das crianças de seis anos. Por isso, o MEC opta por manter a terminologia 5ª a 8ª série e orienta os professores a estabelecerem a seguinte correlação: Ensino Fundamental de 8 anos: anos iniciais - 1ª a 4ª série anos finais - 5ª a 8ª série Ensino Fundamental de 9 anos: anos iniciais - 1º ao 5º ano anos finais - 6º ao 9º ano Disponível em: ATENÇÃO: