REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Audiência Pública Papel Estruturante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Profa. Dra. Irene Cristina de Mello (Representação.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
Modelo da disciplina de seminário interdisciplinar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no ensino à distância da Uniasselvi Autores: Danice.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Extensão Universitária
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Metodologia Científica
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
“PRECISAMOS FALAR SOBRE
Personalidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
A escola como formadora do sujeito
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Análise e Observação Institucional
Formação de professores de ciências no Brasil
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
DISCENTE: KAROLINE BRITO
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
O viés formativo do coordenador pedagógico
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de Almeida Greisse Moser Badalotti Edimilson Bay Elton Giovani Gretter Neli Megliori Sabadin Pedro Sidnei Zanchett Simone Cristina Alésio

O estudo foi fundamentado na Teoria de Representações Sociais, tomando como base os conceitos de Serge Moscovici.

As representações se modificam frente às ameaças. Sofrem modificações para adequar-se a todas as instancias possíveis; As representações sociais são concebidas parcialmente pelas pessoas ou pela coletividade, como se fossem um prolongamento do comportamento; Manutenção é uma palavra que fundamenta essa proposta; Considera que a contribuição de cada membro da sociedade é fundamental para a criação e manutenção de crenças e comportamentos que são compartilhados por todos. A teoria das Representações Sociais considera a realidade como algo produzido, constituído, durante a interação entre os indivíduos;

Compreender o sistema de referência socialmente elaborado sobre o papel do professor de informática no processo educacional a partir do que pensam e verbalizam os acadêmicos do curso de Licenciatura em Informática do Centro Universitário Leonardo Da Vinci.

O conhecimento das Representações sociais oferecem a compreensão de como os sujeitos sociais apreendem os acontecimentos da vida no seu cotidiano, as características do meio, as informações que são trocadas e as relações sociais a respeito do papel do professor de informática na formação educacional dos seus alunos.

Foram definidos como sujeito deste estudo, acadêmicos do curso de licenciatura em informática na modalidade EaD da Uniasselvi.

Quem são os sujeito? Dos entrevistados - 90% eram do sexo masculino, as idades dos participantes variaram entre 18 à 60 anos.

A metade deles possui experiência na área, principalmente, atuando como professor de informática, compreendem que o curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento e possibilidade de manter-se no emprego.

Reconhecemos que os sujeitos, constituintes desta pesquisa são agentes portadores de significados e experiências, instituídas socialmente como respostas às necessidades econômicas, como também, são portadores de novas necessidades sociais.

Qual é a representação social do professor de informática na formação educacional dos seus educandos no contexto escolar ? Aplicação de um questionário.

REPRESENTAÇÃO Educação Educação Escolar Processo de Humanização do indivíduo. Baseada na escola tradicional

PROCESSO EDUCACIONAL - DIMENSÕES EDUCAÇÃO como ação humana que promove mudanças na raiz; ENSINO como ação humana que divulga, propaga e amplia conhecimentos; Treinamento como ação humana que capacita para a repetição. Fonte: Ernesto Jacob Keim (2011)

REPRESENTAÇÃO Do papel do professor de informática na formação educacional do indivíduo. MEDIADOR ARTICULADOR TRANSMISSOR

O que é ser MEDIADOR? Só existe medidor diante do conflito. EDUCAÇÃO ENSINO TREINAMENTO ARTICULADOR EDUCAÇÃO ENSINO TREINAMENTO TRANSMISSOR Sujeito pode ser agente de transformação e alienação. DIMENSÕES PROCESSO EDUCACIONAL

Considerações Percebemos a educação como um processo que supera a escolarização, a transmissão, articulação da informação e do conhecimento. As representações sociais “alimentam-se” de teorias científicas e também dos grandes eixos culturais, das ideologias formalizadas, das experiências e das comunicações quotidianas.

O senso comum norteia não apenas o comportamento de um indivíduo, mas de toda a coletividade, determinando suas práticas e atitudes. Sendo assim, a orientação de comportamento também é constituída por uma organização de saber historicamente construído e que colaboram para a constituição de representações sociais mais enraizadas e, consequentemente, mais estáveis.