Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Advertisements

ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Ab COMO FAZER UMA RESENHA ab
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Estágio IV.
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Seminário de Estágio Supervisionado Campus Anápolis de CSEH-UEG
Ler e Escrever: Desafio de todos
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Relato de experiência:
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA
I Encontro de Licenciaturas da
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA I Claudia Lisete Oliveira Groenwald
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Reflexividade e formação de professores
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Orientações de estágio
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Trabalho de Conclusão de Curso
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita

Estrutura Geral 1.Apresentação 2.Ficha de Frequência do Estagiário 3.Planejamento do Estágio 4.Reflexão sobre a Prática Docente 5.Fichas de Frequência dos Estudantes 6.Plano da Disciplina 7.Planos de Aula 8.Observações Gerais 9.Autoavaliação 10.Referências Bibliográficas 11.Anexos

Um olhar sobre o universo de atuação profissional: identificação e contextualização Relate a sua convivência com a instituição de ensino, destaque os contatos com a direção, coordenação e professores, bem como participação nas reuniões pedagógicas; Levante as principais contribuições para o seu processo de formação, argumentado e refletindo todo esse processo;

Levante pontos fracos e fortes da instituição que você estagiou, apresentando sugestões e ideias.

Planejamento do Estágio Possibilitou a reflexão e a (re) significação do seu trabalho? Justifique e exemplifique. Resgatou o seu espaço de criatividade? De que maneira? Favoreceu a pesquisa sobre a sua própria prática? Como?

Planejamento do Estágio Ajudou a organizar adequadamente o currículo (os conteúdos da disciplina), racionalizando as experiências de aprendizagem, tendo em vista uma ação pedagógica mais eficaz e eficiente? De que maneira? Foi um elemento de auto formação docente? Explique.

Reflexão sobre a prática docente O momento de regência envolve o estudo, a análise, a reflexão e a proposição de soluções de ensinar e aprender. Envolve também experimentar situações de ensinar e, aprender a executar a prática docente na sala de aula e fora dela. Conclusões a respeito dos estudos realizados, sobre as concepções de ensino e aprendizagem, bem como análise da prática realizada (observada) em sala de aula. 11 Reflexão sobre a prática docente Nesta fase do Relatório, o estagiário deve relatar as diferentes situações em que ocorreu o processo de ensino e aprendizagem como um momento de pesquisa que se traduz na possibilidade de compreender e problematizar as situações vivenciadas.

Ficha de Frequência dos Estudantes Modelo Livre 13 Plano da Disciplina 1) Identificação da Escola 2) Distribuição do Tempo 2.1 Total de aulas previstas 2.2 Previsão do número de feriados 2.3 Previsão do número de avaliações 2.4 Aulas destinadas a revisão de conteúdos 3) Objetivos (gerais e específicos) 4) Conteúdo Programático 5) Metodologia 6) Recursos (humanos, materiais e físicos) 7) Avaliação (instrumentos e critérios)

Planos de Aula 1)Dados de Identificação da Escola 2)Características do Grupo 3)Foco 4)Objetivos 5)Atividades 6)Referências Bibliográfica 7)Observações 15 Plano de Aula: dados de Identificação da Escola 1)Nome da Escola 2)Endereço 3)Professor Regente 4)Professor Estagiário 16 Plano de Aula: Características do Grupo 1)Série 2)Turno 3)Quantidade de estudantes 4)Tipo de Escola / Colégio 17 Plano de Aula: foco Caracterização Ideias centrais ou assuntos da aula Lições do dia Conteúdos 18 Plano de Aula: Objetivos O que meus alunos irão fazer para comprovar o binômio ensino- aprendizagem 19 Plano de Aula: Atividades 1)Inicial - o que usarei para despertar e manter o interesse de meus alunos para com esta aula? 2)Desenvolvimento 3)Avaliação: que instrumentos e critérios utilizarei para confirmar que os objetivos foram alcançados? 20 Plano de Aula: Referências Bibliográfica Todo o material consultado por para preparar todas as atividades da aula, como por exemplo, livros, jornais, revistas, CD’s, programas de rádio e TV, filmes etc. 21 Plano de Aula: Observações Normalmente completamos esse espaço depois que aplicamos o plano de aula, e aqui comentamos o nosso planejamento: os pontos positivos e negativos

Observações gerais sobre o desenvolvimento dos alunos e da turma Informe, de maneira geral, sobre as aprendizagens ocorridas nos eixos de LEITURA DE TEXTOS ESCRITOS, PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS E PRÁTICA DE ANÁLISE LINGÜÍSTICA. Analise as relações interativas na classe: aluno e professor; aluno e aluno; aluno e turma.

Autoavaliação Relato crítico-reflexivo do período de regência, bem como uma apreciação sobre o seu desempenho como estagiário: 24 Autoavaliação Escreva de forma crítico-reflexiva (argumentativa) sobre a sua experiência. Comente sobre as dificuldades que teve e sobre as ajudas recebidas no período. Estabeleça relações com os autores e os contextos vivenciados ao longo do curso. 25 Autoavaliação Analise criticamente as atividades do período. Analise criticamente todo o seu trabalho de atuação docente. Fale sobre suas expectativas e o decurso das atividades docentes. 26 Autoavaliação Suas intervenções ajudaram para promover aprendizagens significativas? O que você faria diferente? O que falta em sua formação para continuar atuando como professor? 27 Auto-avaliação Em que você precisará investir mais daqui para frente? Enriqueça seu texto trazendo outros autores e outras “vozes” para constituir um discurso significativo e prazeroso.

Referências bibliográficas Indique todo o material consultado por você durante todas as atividades: livros, jornais, revistas, CD’s, programas de rádio e TV, filmes etc. 29 Anexos Anexar o modelo de cada atividade desenvolvida com os estudantes durante a regência.