Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Advertisements

Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS AMBIENTES.
(Re)afirmando, (re)negociando e (re)criando relações no ambiente escolar: a influência do contrato didático no ensino de matemática Joseane Pinto de Arruda.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –
FACES DO DISCURSO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA EAD Marcio Marosti Fabrícia Souto Cruz Siderly do Carmo Dahle de Almeida.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 1.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PEAD Ludicidade e Educação
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Programação Formação Continuada 2016
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Atividades lúdicas para o desenvolvimento da consciência fonológica
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Elenilton Vieira Godoy 2017
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
FACULDADES INTEGRADAS DE VÁRZEA GRANDE – FIAVEC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA   AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS EXTRÍNSECAS.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Aline Bernardi Capriolli
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Coleção Vitória-Régia
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
Atividades lúdicas para o desenvolvimento da consciência fonológica Izabel Cristina Barbosa 1.
Psicologia e educação: compartilhando saberes
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Transcrição da apresentação:

Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda Teles

Para Alves (2003), o processo de ensino-aprendizagem só se modifica de fato quando há a compreensão do conhecimento como um processo dinâmico, vivo. Quando há interações entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido, pois a aprendizagem se dá por construção do sujeito na interação com o outro e com o conhecimento. Para Alves (2003), o processo de ensino-aprendizagem só se modifica de fato quando há a compreensão do conhecimento como um processo dinâmico, vivo. Quando há interações entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido, pois a aprendizagem se dá por construção do sujeito na interação com o outro e com o conhecimento.

O jogo e brincadeira : importantes ferramentas para a aprendizagem Jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído. Por meio dessas atividades lúdicas,pode-se criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado. O lúdico, portanto, enquanto promotor da aprendizagem e do desenvolvimento, deve ser considerado como um importante aliado para o ensino. Jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído. Por meio dessas atividades lúdicas,pode-se criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado. O lúdico, portanto, enquanto promotor da aprendizagem e do desenvolvimento, deve ser considerado como um importante aliado para o ensino.

Mas como fazer para que jogos e brincadeiras auxiliem a criança na aprendizagem dos conhecimentos escolares? Eles por si só garantem isso? Mas como fazer para que jogos e brincadeiras auxiliem a criança na aprendizagem dos conhecimentos escolares? Eles por si só garantem isso?

Mrech (2008, p.128) afirma que “brinquedos, jogos e materiais pedagógicos não são objetos que trazem em seu bojo um saber pronto e acabado. Ao contrário, eles são objetos que trazem um saber em potencial. Este saber em potencial pode ou não ser ativado pelo aluno”. Não podem ser utilizados como única estratégia didática e nem garantem a apropriação dos conhecimentos que buscamos. Mrech (2008, p.128) afirma que “brinquedos, jogos e materiais pedagógicos não são objetos que trazem em seu bojo um saber pronto e acabado. Ao contrário, eles são objetos que trazem um saber em potencial. Este saber em potencial pode ou não ser ativado pelo aluno”. Não podem ser utilizados como única estratégia didática e nem garantem a apropriação dos conhecimentos que buscamos.

Qual é o papel do professor? O professor desempenha papel fundamental, mediando as situações de jogo e criando, também, outras para sistematização dos conhecimentos. A forma como o professor trabalha as atividades lúdicas é de fundamental importância para ajudar a criança a ampliar sua linguagem, seus conhecimentos, enfim, seu desenvolvimento cognitivo e sócio- relacional(KISHIMOTO, 2008, LEAL ALBUQUERQUE E LEITE, 2005, ALMEIDA 2003).

Qual é o papel do professor? Cabe ao professor, ao trazer um jogo para a sala de aula,saber explorá-lo no momento oportuno, considerando os aspectos que podem ser contemplados para que as crianças desenvolvam seu raciocínio e construam o seu conhecimento de forma descontraída. É sua função prever o quanto de aprendizagem determinado jogo pode promover para determinado estudante. Cabe ao professor, ao trazer um jogo para a sala de aula,saber explorá-lo no momento oportuno, considerando os aspectos que podem ser contemplados para que as crianças desenvolvam seu raciocínio e construam o seu conhecimento de forma descontraída. É sua função prever o quanto de aprendizagem determinado jogo pode promover para determinado estudante.

Qualidades do professor Entrega, dedicação e positividade são as três qualidades que não podem faltar no professor que busca no educando um sujeito ativo, interativo e inventivo, sem esquecer, no entanto, de propiciar-lhe liberdade de ação (LEAL, ALBUQUERQUE E LEITE, 2005; BITTENCOURT E FERREIRA, 2002; BERNADETE, BISPO E SANTOS, 2002). Entrega, dedicação e positividade são as três qualidades que não podem faltar no professor que busca no educando um sujeito ativo, interativo e inventivo, sem esquecer, no entanto, de propiciar-lhe liberdade de ação (LEAL, ALBUQUERQUE E LEITE, 2005; BITTENCOURT E FERREIRA, 2002; BERNADETE, BISPO E SANTOS, 2002).

Referências ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, Loyola, ALVES, Rosilda Maria. Atividades lúdicas e jogos no ensino fundamental Disponível em: tos/evento2004/GT.8/GT8_3_2004.pdf ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis,Vozes, BERNADETE, Lourdes; BISPO, Railda; SANTOS, Simone. A importância do ato de brincar.Bahia, Disponível em: < doc>. Acesso em: 2 mar ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, Loyola, ALVES, Rosilda Maria. Atividades lúdicas e jogos no ensino fundamental Disponível em: tos/evento2004/GT.8/GT8_3_2004.pdf ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis,Vozes, BERNADETE, Lourdes; BISPO, Railda; SANTOS, Simone. A importância do ato de brincar.Bahia, Disponível em: < doc>. Acesso em: 2 mar. 2009

Referências BITTENCOURT, Glaucimar; FERREIRA, Mariana Denise Moura. A importância do lúdico na Alfabetização Disponível em:.Acesso em: 8 mar KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11ª ed. São Paulo, Cortez, LEAL, Telma Ferraz ; ALBUQUERQUE, Eliane Borges; LEITE, Tânia Maria Rios. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: Morais, Artur Gomes; Albuquerque, Eliana Borges C. e Leal, Telma Ferraz. (Org.). Alfabetização: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica,2005, v. 1, p BITTENCOURT, Glaucimar; FERREIRA, Mariana Denise Moura. A importância do lúdico na Alfabetização Disponível em:.Acesso em: 8 mar KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11ª ed. São Paulo, Cortez, LEAL, Telma Ferraz ; ALBUQUERQUE, Eliane Borges; LEITE, Tânia Maria Rios. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: Morais, Artur Gomes; Albuquerque, Eliana Borges C. e Leal, Telma Ferraz. (Org.). Alfabetização: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica,2005, v. 1, p

Referências. MRECH, Leny Magalhães. O uso de brinquedos e jogos na intervenção psicopedagógica de crianças com necessidades especiais. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo,brinquedo, brincadeira e a educação. 11ª ed. São Paulo, Cortez, TIEDT, Mirtes. Maria Agostini.; SCALCO, Marcia Maristela. Considerações acerca do papel do lúdico nos processos de ensino e aprendizagem. Revista de divulgação técnico--científica do ICPG, vol. 2, n. 7, p , out/dez, ISSN MRECH, Leny Magalhães. O uso de brinquedos e jogos na intervenção psicopedagógica de crianças com necessidades especiais. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo,brinquedo, brincadeira e a educação. 11ª ed. São Paulo, Cortez, TIEDT, Mirtes. Maria Agostini.; SCALCO, Marcia Maristela. Considerações acerca do papel do lúdico nos processos de ensino e aprendizagem. Revista de divulgação técnico--científica do ICPG, vol. 2, n. 7, p , out/dez, ISSN