Ferramentas de Análise

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Advertisements

Matriz BCG & Ciclo de vida de um produto. A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial.
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
Diagnóstico Institucional Participativo. Por que planejar?  Definir quais são os objetivos, como atingi-los da melhor maneira;  Para coordenar os esforços.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
BIBLIOTECA - UNIDADE DE INFORMAÇÃO A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO CBD0264 Informação Ciência e Tecnologia Estudo de Caso: Serviços.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D.  Organizações de todos os portes Prof. Adm Dilcimar G Aaújo Análise SWOT2.
1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Administração de Empresas
PLANEJAMENTO Análise SWOT.
#CORRERIA.
Sistemas de Informação Capítulo 1
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Prof. Roberto Fava Scare
Administração Estratégica
Matriz BCG para análise de Portfólios de Produto
ANÁLISE ESTRATÉGICA (SWOT/PESTAL)
Planejamento estratégico
O PLANO DE MARKETING.
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Ferramentas de gestão estratégica Balanced Scorecard
Estratégia corporativa: Alianças e parcerias estratégicas
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Planejamento.
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
O uso do tempo pelos executivos
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de TI
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Gestão estratégica.
Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos
A Globalização dos Mercados e Competição
GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Criar vantagem competitiva sustentada
Aula II – Diagnóstico Estratégico
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Professor Norival Carvalho Cunha
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Vender um Produto ou Serviço
Professor Norival Carvalho Cunha
Processos de Design de IHC
Definição estratégica do produto
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Professor Douglas Pereira da Silva
Trabalho de ADM Análise Ambiente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Gestão da Qualidade 2º período
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Apresentação do plano empresarial
Planejamento estratégico
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
Análise swot Wilson D. Marques – Departamento de TI.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
Estratégias de Marketing
Transcrição da apresentação:

Ferramentas de Análise Estratégica Aula 9

O ambiente da empresa está em constante evolução, é preciso acompanhar as mudanças. Analise SWOT

Preciso desenvolver um plano estratégico . Por onde devo começar? Qual deve ser o primeiro passo?

Estas questões podem interferir no meu planejamento? Quais as influências Externas e Internas? Mercado Governo Economia Pessoas Capital Organização Adm. Infraestrutura Microambiente Macro ambiente Estas questões podem interferir no meu planejamento?

Análise da matriz: SWOT PFOA FOFA Como identificar e trabalhar em seu planejamento as questões do microambiente e do macro ambiente? Análise da matriz: SWOT PFOA FOFA

Weaknesses (Fraquezas) Opportunities (Oportunidades) Conceito: É uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma empresa podendo. A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. Strengths (forças) Weaknesses (Fraquezas) Opportunities (Oportunidades) Threats (Ameaças )

Potencialidades Fraquezas Oportunidades Ameaças Forças Oportunidades Nomenclaturas também utilizadas no Brasil Potencialidades Fraquezas Oportunidades Ameaças “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças “ (SUN TZU, 500 a.C.)

QUAL É MINHA PRINCIPAL VANTAGEM COMPETITIVA? Passos para sua execução da análise: 1) Aponte os pontos fortes da organização; 2) Descreva os pontos que precisam ser transformados; 3) Encontre as oportunidades que podem ser aproveitadas no mercado; 4) Faça uma lista das ameaças existentes no mercado. QUAL É MINHA PRINCIPAL VANTAGEM COMPETITIVA? QUAL É MINHA PRINCIPAL DESVANTAGEM COMPETITIVA?

Exemplos SWOT

Análise de riscos e oportunidades e identificação de fatores críticos de sucesso. Auxiliar na hora de planejar os passos do presente e do futuro da companhia. Objetivo é identificar os assuntos chave e facilitar uma abordagem estratégica. Planejamento de uma solução para um determinado problema Serve para analisar as Forças e Fraquezas (aspectos internos), bem como as Oportunidades e Ameaças (aspectos externos) de uma organização.

Análise do cenário encontrado A análise Swot ajuda a ter clareza do negócio, possibilitando que se identifiquem quais pontos fortes explorar e quais pontos a trabalhar no âmbito de toda a gestão empresarial. Essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual da empresa e antecipar o futuro, visando as oportunidades e precavendo as ameaças.

Referencia AVA Conteúdo 06 Conteúdo 07 Conteúdo 08 CERTO, Samuel et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. São Paulo: Pearson Education, 2010. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. AVA Conteúdo 06 Conteúdo 07 Conteúdo 08

Matriz BCG

Matriz BCG A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de “vida do produto”. Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante. Tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores estratégicos.

Matriz BCG

Matriz BCG ciclo de vida do produto

O ciclo de vida do produto e sua relação com a Matriz BCG.

NESTE CASO, COMO UTILIZAR A MATRIZ BCG?

Matriz Ansoff

A Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma organização. A matriz de crescimento Ansoff é uma ferramenta de planejamento de marketing que ajuda as empresas a determinar sua estratégia de crescimento do mercado. Segundo Igor Ansoff, as organizações precisam “quebrar com os padrões do passado e tradições” para encontrar novos caminhos de crescimento. Novos perfis de funcionários Novas técnicas Novos fornecedores Novos materiais e uma cultura de inovação.

- ou se estenda o mesmo serviço para mercados diferentes; - ou se coloque serviços diferentes para o mesmo mercado, Vai ficar parado aí?

Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas: Matriz Ansoff Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas: Penetração de mercado: a empresa foca na mudança de clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto; Desenvolvimento de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos existentes em mercados externos ou introduzir novas marcas no mercado; Desenvolvimento de produtos: a empresa busca vender outros produtos a clientes

Exemplo em texto: Uma pequena indústria de chocolates do RJ começou fabricando ovos de Páscoa e, quando passou a produzir trufas, constatou que a diversificação de produtos era um bom diferencial para seu negócio. A empresa percebeu que o seu principal produto era sazonal – só vendia bem na Páscoa. Atenta à demanda de seus clientes a indústria observou que existia boa parte de consumidores com intolerância ao glúten e à lactose. Com um pequeno investimento ela passou a fabricar trufas – sem esses ingredientes – e a vendê-las a um público-alvo diferente, caracterizando assim uma diversificação na sua linha de produtos. Nesse caso houve uma extensão de linha de produtos, os quais passaram a atender às necessidades especiais de um nicho de mercado, mas mantendo o foco em chocolate.

Referencia CERTO, Samuel et al. Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias. São Paulo: Pearson, 2010. (Capítulos QUATRO e CINCO) HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Thomson, 2003. (Capítulos SEIS, DEZ e ONZE) MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.