DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA

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Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA Lígia Perez Paschoal ligiapaschoal@usp.br Junho de 2017

Diferentes perspectivas para a compreensão do desenvolvimento Determinismo genético/hereditário Inatismo O meio determina/molda o indivíduo Ambientalismo O desenvolvimento ocorre por meio da interação entre indivíduo e aspectos do meio Interacionismo

JEAN PIAGET (1896 – 1980)

Como os homens constroem o conhecimento? Biografia Nasceu na Suiça em 1896; Formou-se em Biologia; Laboratório Simon-Binet: análise dos testes de inteligência (regularidade das respostas e erros) Teoria da Epistemologia Genética Como os homens constroem o conhecimento?

Epistemogia genetica Pensamento da criança é qualitativamente diferente do pensamento do adulto e obedece outro tipo de lógica. Desenvolvimento cognitivo é um processo dinâmico e se dá por constantes desequilíbrios e equilibrações – mecanismos de assimilação e acomodação: “A atividade inteligente é sempre um processo ativo e organizado de assimilação do novo ao velho e de acomodação do velho ao novo" (Flavell, 1988, p. 17)

Estágios do desenvolvimento Propõe a existência de quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: 0 a 2 anos SENSORIOMOTOR 2 a 7 anos PRÉ-OPERATÓRIO 7 a 12 anos OPERATÓRIO CONCRETO A partir de 13 anos OPERATÓRIO FORMAL A sequência do desenvolvimento passa necessariamente por esses estágios: nenhum deles pode ser pulado (padrão fixo e universal) O desenvolvimento da inteligência não se dá de maneira linear, simplesmente por acúmulo de informação, mas por saltos e rupturas que representam mudanças na qualidade dessa inteligência, mudanças estruturais.

SENSORIOMOTOR (0 a 2 anos) Inteligência prática ou motora Esquemas reflexos: nos primeiros meses, o contato com o meio seria direto e imediato, sem representação ou pensamento (instintos) Bebê apreende o mundo através das sensações e do movimento Foto 1 (bebê tocando a planta) Foto 2 (bebê com objeto na boca) Foto 3 (bebê com tintas)

SENSORIOMOTOR (0 a 2 anos) O bebê se interessa, experimenta e observa os efeitos de suas ações sobre o objetos Sequencia fotos 4, 5 e 6 (bebê com carrinho) e repete e repete...

SENSORIOMOTOR (0 a 2 anos) O bebê também se indaga sobre funcionamento do mundo e de seu corpo Foto 7 (bebê e tartaruga)

SENSORIOMOTOR (0 a 2 anos) Aos poucos, começa a ocorrer a interiorização de seus esquemas de ação e a criança é capaz de planejar suas ações e coordenar os movimentos Fotos 8, 9, 10 e 11 (bebês / chaves / portãozinho)

SENSORIOMOTOR (0 a 2 anos) Permanência do objeto: onipotência dá lugar à concepção de uma realidade objetiva estável e que independe de sua percepção (por volta dos 9 meses)

SENSORIOMOTOR (0 a 2 anos) Construção da noção de eu: reconhecimento da imagem no espelho, implica pensar que essa imagem sou eu e não sou eu ao mesmo tempo (por volta de 1 ano)

SENSORIOMOTOR (0 a 2 anos) Aquisição da função simbólica: transição para esquemas de representação que permitem o aparecimento da linguagem oral Sequencia de fotos (bebê alimentando boneca)

SENSORIOMOTOR (0 a 2 anos) Pensamento e linguagem: A inteligência começa a se estruturar muito antes da linguagem. Quando começa a falar, a criança só tem um mundo sobre o qual falar porque construiu esse mundo antes. Representação psíquica possibilita o aparecimento da linguagem oral. Para Piaget, portanto, o pensamento precede a linguagem, sendo esta apenas uma de suas formas de expressão.

pré-operatório (2 a 7 anos) Inteligência representativa e pré-lógica Esquemas representativos ou simbólicos: aparecimento da linguagem oral Faz-de-conta e desenhos Entrada no mundo da moralidade: regras, valores, “combinados” Egocentrismo (ex. nascimento e mentira), animismo e transdedutividade 5 fotos (faz de conta, simbolização)

pré-operatório (2 a 7 anos) Ausência da noção de conservação e reversibilidade: criança ainda não sabe que é possível retornar mentalmente ao ponto de partida

operatório concreto (7 a 12 anos) Inteligência lógica e objetiva Esquemas móveis e flexíveis, pensamento menos egocêntrico Operação é a ação interiorizada reversível: criança capaz de pensar a ação e a anulação dessa mesma ação com retorno ao ponto de partida Nesta fase, a criança só consegue fazer estas operações apoiada em objetos que ela possa manipular concretamente ou em situações das quais ela possa lembrar de uma vivência pessoal.

operatório concreto (7 a 12 anos) Reversibilidade e noção de conservação: preservação das características do objeto (quantidade, volume, etc.) mesmo com a mudança de sua aparência

Operatório formal (a partir de 13 anos) Inteligência abstrata Raciocínio hipotético-dedutivo: criança já é capaz de trabalhar com hipóteses puras e totalmente estranhas à sua vivência

Operatório formal (a partir de 13 anos) Reflexões sobre o mundo Último estágio de desenvolvimento Inteligência qualitativamente igual a dos adultos

Referências bibliográficas DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma. Psicologia da educação. São Paulo: Cortez, 1990. FLAVELL, J. H. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira,1988. PIAGET, J. Os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. In: Piaget. Rio de Janeiro: Forense, 1972 PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria A.M. D’Amorim; Paulo S.L. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1967. 146p. Fotos: Creche São Carlos – SAS/USP: http://www.saocarlos.usp.br/creche ligiapaschoal@usp.br