Aula 5 Imagens da Organização Cap

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 5 Imagens da Organização Cap
Advertisements

Liderança e Planejamento Estratégico EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Classificação dos Métodos de Ensino:
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Aula 2: Processo de Organização
Sistemas de Informação Capítulo 1
Metáfora 1 Imagens da Organização Cap. 2 As organizações como máquinas
Metáfora 2: As organizações como organismos: a natureza entra em cena
Como utilizar o coaching nas organizações contábeis
Disciplina: Sistemas de Informação
Prof. José Paulo Hernandes
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Comportamento Organizacional
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Análise e Elaboração de Projetos
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Disciplina: Organização e Métodos
VICTOR WOLOWSKI KENSKI FIPEN Faculdade Paulista de Ensino
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Planejamento.
Aprendizagem Organizacional
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Sistema sócio técnico aberto
Fundamentos de Sistemas de Informação
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL:
Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas
Aula 1 Imagens da Organização Caps. 1 e 11
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Treinamento.
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Pesquisa sobre a FUP "Indicadores de perfil discente, evasão e qualidade do ensino na Faculdade UnB Planaltina"   HcHy1QmNkuLXpJbV2.
Consultoria Referência RH
GESTÃO ESCOLAR Professora: Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva UNISAL/LORENA.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM OPERAÇÕES
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Disciplina: Organização e Métodos
Ciberinfante criativo
Professora Sibele Silva
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Comunicação da Estratégia
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
A natureza entra em cena: As organizações vistas como organismos
9 BALDES.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
As organizações vistas como cérebros
COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NA “EM BUSCA DA EXCELÊNCIA”
Melhorar a Qualidade do Clube
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
Orientação Profissisonal Entrevista inicial
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
LIDERANÇA A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida.
Transcrição da apresentação:

Aula 5 Imagens da Organização Cap Aula 5 Imagens da Organização Cap. 4 As organizações como cérebros: aprendizagem e auto-organização Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Processadores de informações Capacidade para aprender Sistemas holográficos Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Sistemas de informação Sistemas de comunicação Sistemas de tomada de decisões Processadores de informações Inteligência de redes Organizações virtuais Operações “just in time” Comércio eletrônico “As redes de computadores são capazes de tornar realidade possibilidades organizacionais que, há apenas algumas décadas, não passavam de um sonho”. Herbert Simon Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Organizações que aprendem Aprender a aprender Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Organizações que aprendem Aprendizado de circuito único e de circuito duplo Perceber / monitorar o ambiente █ aprendizagem de circuito único █ aprendizagem de circuito duplo Comparar as informações sobre o ambiente com as normas operacionais Questionar se as normas são adequadas Iniciar ação adequada https://www.livropensesimples.com/uma-fita-nao-e-so-uma-fita https://www.youtube.com/watch?v=zz_3oq34f5Q&feature=youtu.be&t=6 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Organizações que aprendem Sistemas de retroalimentação (feedback) positivo e negativo + ∞ Aceleração infinita Ciclos de retroalimentação positiva Feedback positivo Equilíbrio Ciclos de retroalimentação negativa Feedback negativo - ∞ Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Aprender a aprender (1923 – 2013) Reg Revans

As organizações como cérebro Organizações que aprendem Perscrutar e antecipar mudanças “linhas de ruptura” “ações de uma organização capaz de aprender mudam o ambiente em que ela existe” (p. 106). Questionamento, desafio e mudanças das normas vigentes “O desafio consiste em garantir que as dimensões estratégicas e operacionais estejam sincronizadas” (p. 107). Gerenciar o caos criativo ↔ erro válido Encorajar a organização emergente “visão, normas, valores, limites ou ‘pontos de referência’ são diretrizes para o comportamento” (p.109) Cultivar a habilidade para desafiar normas “Ringi” : processo que suscita o desacordo para criar consenso. Estabelecer limites para viabilizar uma estrutura emergente “Deixar claro o que não fazer” (p. 114) http://redeglobo.globo.com/como-sera/videos/t/o-tema-e/v/o-tema-e-felicidade-no-trabalho/3641080/ Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Organizações como sistemas holográficos Qualidades do todo se desdobram nas partes; Capacidade de se auto-organizar e se regenerar Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

As organizações como cérebro Princípios da organização holográfica Construir o “todo” nas “partes” Princípio 2: A importância da redundância Organização Holográfica Princípio 5: Aprender a aprender Princípio 4: “Especificações mínimas” Princípio 3: Requisito da variedade https://www.livropensesimples.com/pequenos-notaveis Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo

Limitações e Vantagens da metáfora do cérebro Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Limitações e Vantagens da metáfora do cérebro Metáfora prescritiva e normativa: diretrizes para a criação de organizações capazes de aprender Informática = evolução da inteligência: redes de interação Novo princípio de auto-organização *liderança difusa; hierarquia, estrutura e desenvolvimento estratégico = fenômenos emergentes Estimula a lidar com paradoxos (abertura para o novo) Conflitos entre requisitos de aprendizado organizacional e realidades de poder e controle *exige mudança de mentalidade e de estrutura de poder Metáfora pode se tornar uma ideologia *aprender por aprender?  