Aula 5 Imagens da Organização Cap Aula 5 Imagens da Organização Cap. 4 As organizações como cérebros: aprendizagem e auto-organização Gestão Ambiental Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo
As organizações como cérebro Processadores de informações Capacidade para aprender Sistemas holográficos Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo
As organizações como cérebro Sistemas de informação Sistemas de comunicação Sistemas de tomada de decisões Processadores de informações Inteligência de redes Organizações virtuais Operações “just in time” Comércio eletrônico “As redes de computadores são capazes de tornar realidade possibilidades organizacionais que, há apenas algumas décadas, não passavam de um sonho”. Herbert Simon Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo
As organizações como cérebro Organizações que aprendem Aprender a aprender Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo
As organizações como cérebro Organizações que aprendem Aprendizado de circuito único e de circuito duplo Perceber / monitorar o ambiente █ aprendizagem de circuito único █ aprendizagem de circuito duplo Comparar as informações sobre o ambiente com as normas operacionais Questionar se as normas são adequadas Iniciar ação adequada https://www.livropensesimples.com/uma-fita-nao-e-so-uma-fita https://www.youtube.com/watch?v=zz_3oq34f5Q&feature=youtu.be&t=6 Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo
As organizações como cérebro Organizações que aprendem Sistemas de retroalimentação (feedback) positivo e negativo + ∞ Aceleração infinita Ciclos de retroalimentação positiva Feedback positivo Equilíbrio Ciclos de retroalimentação negativa Feedback negativo - ∞ Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo
As organizações como cérebro Aprender a aprender (1923 – 2013) Reg Revans
As organizações como cérebro Organizações que aprendem Perscrutar e antecipar mudanças “linhas de ruptura” “ações de uma organização capaz de aprender mudam o ambiente em que ela existe” (p. 106). Questionamento, desafio e mudanças das normas vigentes “O desafio consiste em garantir que as dimensões estratégicas e operacionais estejam sincronizadas” (p. 107). Gerenciar o caos criativo ↔ erro válido Encorajar a organização emergente “visão, normas, valores, limites ou ‘pontos de referência’ são diretrizes para o comportamento” (p.109) Cultivar a habilidade para desafiar normas “Ringi” : processo que suscita o desacordo para criar consenso. Estabelecer limites para viabilizar uma estrutura emergente “Deixar claro o que não fazer” (p. 114) http://redeglobo.globo.com/como-sera/videos/t/o-tema-e/v/o-tema-e-felicidade-no-trabalho/3641080/ Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo
As organizações como cérebro Organizações como sistemas holográficos Qualidades do todo se desdobram nas partes; Capacidade de se auto-organizar e se regenerar Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo
As organizações como cérebro Princípios da organização holográfica Construir o “todo” nas “partes” Princípio 2: A importância da redundância Organização Holográfica Princípio 5: Aprender a aprender Princípio 4: “Especificações mínimas” Princípio 3: Requisito da variedade https://www.livropensesimples.com/pequenos-notaveis Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo
Limitações e Vantagens da metáfora do cérebro Disciplina: Organização e Métodos Professora Carolina Lopes Araujo Limitações e Vantagens da metáfora do cérebro Metáfora prescritiva e normativa: diretrizes para a criação de organizações capazes de aprender Informática = evolução da inteligência: redes de interação Novo princípio de auto-organização *liderança difusa; hierarquia, estrutura e desenvolvimento estratégico = fenômenos emergentes Estimula a lidar com paradoxos (abertura para o novo) Conflitos entre requisitos de aprendizado organizacional e realidades de poder e controle *exige mudança de mentalidade e de estrutura de poder Metáfora pode se tornar uma ideologia *aprender por aprender?