desafios, compromissos e respostas

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Transcrição da apresentação:

desafios, compromissos e respostas “A escola que temos… a escola que queremos…” Escolas no Séc. XXI: desafios, compromissos e respostas Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade do Porto

Para que é que aprendemos… Vídeo

Para que é que aprendemos… Vídeo

Cá como lá…

Como é que aprendemos… Vídeo

Como é que aprendemos… Vídeo

Como é que aprendemos… Vídeo

“ (…) se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis sem valor para a formação do Homem.” Carlos Drummond de Andrade

Escola para Todos: Que obstáculos? Visão meritocrática Visão assistencialista A Escola como um espaço de seleção académica e social A escola como um espaço capaz de atenuar as desigualdades sociais Valorização da transmissão do património cultural comum como o objetivo da Escola Valorização do desenvolvimento pessoal e social dos alunos como o objetivo da Escola O desenvolvimento pessoal e social é consequência do trabalho de transmissão cultural É o desenvolvimento pessoal e social que garante a apropriação do património cultural comum

A escola/sala de aula como uma comunidade de aprendizagem

A sala de aula como uma comunidade de aprendizagem: Pressupostos A escola como um espaço competitivo A escola como uma comunidade de aprendizagem A função da escola é contribuir para a seleção social dos seus alunos A função da escola é contribuir para a inclusão dos seus alunos e para o seu desenvolvimento pessoal e social

A sala de aula como uma comunidade de aprendizagem: Pressupostos A escola como um espaço competitivo A escola como uma comunidade de aprendizagem Ensinar é uma tarefa exclusiva dos professores que poderá ser identificada quer com um ato de transmissão de informações quer como um ato através do qual aqueles impõem modos de agir e de pensar. Ensinar é uma tarefa que não se circunscreve nem à exclusiva atividade dos professores nem, apenas, a um ato de transmissão de informações e de procedimentos.

A sala de aula como uma comunidade de aprendizagem: Pressupostos A escola como um espaço competitivo A escola como uma comunidade de aprendizagem No ensino só se valorizam as ações de apoio direto aos alunos, as quais se identificam com aulas expositivas ou atividades de modelagem. O ensino pressupõe: ações de apoio direto aos alunos de natureza abrangente; o apoio à procura, utilização e gestão dos recursos materiais e humanos de que os alunos necessitam para trabalhar, relacionar-se e aprender; a organização das condições que estimulem os alunos a refletir sobre a vida, as relações, os comportamentos e o trabalho na sala de aula

A escola/sala de aula como uma comunidade de aprendizagem: Pressupostos Construir uma escola/sala de aula como uma comunidade de aprendizagem implica: deixar de pensar a relação dos alunos na escola/sala de aula como uma relação competitiva. aceitar que a colaboração e a cooperação entre alunos deixam de ser vistas como atividades que ocorrem ocasionalmente no espaço das escolas e das salas de aula.

Educação Inclusiva: A escola como um espaço de socialização cultural De acordo com esta perspetiva, toda a aprendizagem é pessoal, mas ninguém aprende sozinho. Sara Tiago Ana Helena Professora

A escola/sala de aula como uma comunidade de aprendizagem: Pressupostos Se ninguém aprende por nós, já que é cada um de nós que constrói os significados sobre o mundo, também é verdade que só nos tornamos capazes de o fazer porque beneficiamos da informação que outros construíram ou do apoio desses outros para compreender essa informação.

Vídeo

A escola/sala de aula como uma comunidade de aprendizagem Viver e aprender numa escola/sala de aula organizada como uma comunidade de aprendizagem Como promover a participação dos alunos na gestão e organização da vida e do trabalho diário na escola/classe? Como organizar a vida e o trabalho diário dos alunos?

Educação Inclusiva: A escola como um espaço de socialização cultural Utilização de instrumentos de mediação material e simbólica que permitam essa apropriação, a partilha e a reflexão Sara Tiago Ana Helena Professora Desenvolvimento de procedimentos e atitudes nos domínios da construção do saber, da reflexão e da relação com o saber, do relacionamento e da cooperação com os outros Apropriação de informações

A escola/sala de aula como uma comunidade de aprendizagem Uma escola/sala de aula organizada como uma comunidade de aprendizagem é um espaço onde: Professores e alunos providenciam os apoios adequados e os comentários a quem deles necessita se gerem as tarefas a propor e as condições da sua realização cada um contribui, à medida das suas possibilidades, para que os outros possam aprender

A escola/sala de aula como uma comunidade de aprendizagem Os outros com quem se partilha a sala de aula são recursos fundamentais das aprendizagens que cada um realiza: criando as condições para que o trabalho aconteça; disponibilizando informação; propondo outras soluções e outras leituras; estimulando e provocando; oferecendo apoio; interpelando o trabalho realizado.

Pede-se a uma criança: Desenhe uma flor! Dá-se-lhe papel e lápis. A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém. Passado algum tempo o papel está cheio de linhas. Umas numa direcção, outras noutras; umas mais carregadas, outras mais leves; umas mais fáceis, outras mais custosas. A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu. Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais.

Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: Uma flor! E vê-se, enfim, como a palavra flor andou por dentro da criança, da cabeça para o coração e do coração para a cabeça, à procura das linhas com que se faz uma flor, e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas. Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares, mas, são aquelas as linhas com que Deus, certamente, faz uma flor. Almada Negreiros (1921)

Ariana Cosme ariana@fpce.up.pt