3ª Oficina Formação de Gestores Escolares

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Transcrição da apresentação:

3ª Oficina Formação de Gestores Escolares Objetivos do dia: - Desenvolver dinâmica que visa à integração do grupo; - Finalizar a reflexão sobre o acompanhamento em sala de aula; - Refletir sobre o feedback.

1º Dinâmica Casa, Inquilino e Terremoto Objetivo: Refletir sobre qualidades desejáveis em processos de mudança , como flexibilidade, aceitação, agilidade, cooperação e trabalho em equipe, entre outras.

1ª Atividade Objetivo: - Refletir sobre o feedback

Feedback Realimentação ou retroalimentação

Feedback se torna útil quando... É descritivo em vez de apenas avaliativo, isto é, quando não há julgamento apenas, mas o relato com exemplos dos eventos; É específico em vez de generalizado. Deve-se procurar focar em comportamentos e atitudes específicas; É compatível com as necessidades do observador e do observado. Quando atende apenas a necessidade do observador, costuma ser destrutivo. Deve-se levar em conta a necessidade do observado; É dirigido para comportamentos que o observado possa modificar, pois, se não for assim, ao considerar falhas em algo que não se consegue mudar, cria-se uma situação muito frustrante e não construtiva;

É solicitado em vez de imposto É solicitado em vez de imposto. Quando o observador já possui um combinado anterior com o observado fica mais fácil sua execução; • É oportuno em relação ao tempo da devolutiva, pois se passar muito tempo entre o ato de observar e o feedback perde-se o sentido do mesmo, tanto em relação ao elogio quanto à crítica; • É esclarecedor, assegurando uma comunicação precisa, por isso o uso de um protocolo de observação combinado anteriormente com o professor é essencial.

Habilidades de Comunicação Perguntas esclarecedoras São aquelas que ajudam a clarear alguma situação, ação ou ideia observada na prática do professor observado. São perguntas que devem estimular o relato e não a reflexão para definição de encaminhamentos. As perguntas que fazem parte deste momento feedback devem sempre começar com o que, quantos, quem, quando, quais etc. Ex.: “O que aconteceu na atividade desenvolvida pela dupla Aline e Gustavo, que você precisou intervir?”; “Quais eram os objetivos da atividade avaliativa que você promoveu?”; “Quanto tempo os alunos levaram para resolver os exercícios propostos?”

Habilidades de Comunicação Paráfrase Consiste em repetir, com suas palavras, o que o observador disse, para verificar se ficou claro o entendimento. Algumas construções de frases que podem colaborar neste momento são: “Deixa eu ver se ficou claro. Pelo que você relata, a que ocorreu com a dupla Aline e Gustavo foi isso, isso e isso. Você confirma este entendimento?”;“Pelo que você me diz, os objetivos da atividade avaliativa foram este, este e este. É isso mesmo?”; “Pelo que entendi, os alunos levaram X minutos para resolver os exercícios. É isso mesmo?” Este exercício faz com que o observador reflita sobre o que ele falou e confirme o entendimento tanto para ele como para o observado. Este já é um primeiro momento de avaliação. Muitas vezes, ao repetir, ele percebe que a explicação não ficou clara e acaba descrevendo o fato novamente. Caso isso ocorra, faça novo uso de paráfrases para confirmar os novos entendimentos. Quando isso ocorre, uma frase clássica, usada pelo observado é: “Não foi bem isto que eu quis dizer. Na realidade, o que aconteceu foi isso, isso e isso.”

Habilidades de Comunicação Perguntas de sondagem São realizadas para que o professor possa refletir sobre o fato ou ação ocorrida. Têm como objetivo fazer com que ele pense sobre sua prática e proponha encaminhamentos. É uma estratégia em que o observador não dá a resposta, mas faz o professor pensar em novas situações para o desafio criado. Ex. “Já que avaliamos que o trabalho entre a dupla Aline e Gustavo não fluiu bem, o que poderiam ser novos encaminhamentos?”; “Que outras estratégias avaliativas poderiam ser criadas para que pudéssemos verificar melhor o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos?”; “Como poderíamos planejar melhor a aula para que os alunos tivessem mais tempo para se dedicar aos exercícios propostos?”

Sequência para promover o feedback Perguntas esclarecedoras Uso de paráfrases Perguntas de sondagem Síntese da discussão e opinião

Síntese da discussão e opinião Apoio/encorajamento - mostra que a equipe gestora está à disposição para contribuir para que ele faça um bom trabalho. O professor coordenador enfatiza que ele pode procurá-lo, mesmo fora de momentos formais de feedback. Recomendação são sugestões teóricas metodológicas que podem ser dadas ao professor. Por exemplo, “Revisite o texto da Lerner, trabalhado na reunião, que ela apresenta projetos para os alunos melhorarem na leitura”. Esclarecimento conceitual - É necessário sempre esclarecer algum conceito teórico que não ficou entendido ou que deseja reafirmá-lo. Ex. “Você está trazendo um gênero para o trabalho com textos, está se preocupando com o propósito didático da leitura e escrita, porém, para que os alunos se motivem, é preciso de um propósito social, no caso um destinatário bem definido para aescrita. Para que eles estão escrevendo? Quem irá ler? Segundo Solé, ..

Exercício Feedback

EU NÃO SOU VOCÊ, VOCÊ NÃO É EU Madalena Freire Eu não sou você Você não é eu Mas sei muito bem de mim Vivendo com você. E você, sabe muito de você vivendo comigo? Você não é eu. Mas encontrei comigo e me vi Enquanto olhava pra você Na sua, minha insegurança Na sua, minha desconfiança Na sua, minha competição Na sua, minha birra infantil Na sua, minha omissão Na sua, minha firmeza Na sua, minha impaciência Na sua, minha prepotência Na sua, minha fragilidade doce Na sua, minha mudez aterrorizada E você se encontrou e se viu, enquanto olhava pra mim? Eu não sou você Você não é eu. Mas foi vivendo minha solidão Que conversei com você E você, conversou comigo na sua solidão? Ou fugiu dela, de mim e de você? Você não é eu Mas sou mais eu, quando consigo lhe ver. Porque você me reflete No que eu ainda sou No que já sou e No que quero vir a ser… Mas somos um grupo, enquanto somos capazes de, diferenciadamente, eu ser eu, vivendo com você e você ser você, vivendo comigo.