OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS

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OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Transcrição da apresentação:

OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS

O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as mudanças econômicas, tecnológicas, culturais, políticas, ecológicas e sociais que o mundo vem passando.

Até o nome da área está mudando: ARH (Administração de Recursos Humanos) Gestão de Parceiros ou Colaboradores Gestão do Capital Humano Gestão de Pessoas

É formado por pessoas e organizações que possuem uma interdependência para o alcance dos objetivos a organização.

Para serem competitivas, as organizações passaram a investir não apenas nos recursos tecnológicos, financeiros, de comunicação, de produção e marketing, mas também nas pessoas que tornam isso possível.

Nesse sentido as pessoas passaram a ser vistas não apenas como recursos que envolvem planejamento, organização, direção e controle das suas atividades, mas, como parceiras da organização, como fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências.

Algumas definições Gestão de pessoas ou ARH é a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.

Algumas definições É o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

Objetivo da Gestão de Pessoas A gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregados, funcionários, recursos humanos, talentos, ou qualquer denominação utilizada – para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.

Objetivos da Gestão de Pessoas Eles devem contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à empresa; Proporcionar à empresa pessoas bem treinadas e motivadas;

Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho; Desenvolver e manter qualidade de vida de vida no trabalho; Administrar e impulsionar a mudança; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

Qual é o papel e a importância das pessoas em uma organização? As empresas funcionam por meio das pessoas, que delas fazem parte e que decidem e agem em seu nome. Vários termos são usados para definir as pessoas que trabalham nas organizações e essa denominação sinaliza qual é o papel e o valor que elas atribuem às pessoas.

Funcionários Empregados Trabalhadores Operários Colaboradores Associados Talento Humano Capital intelectual Mão-de-obra direta Mão-de-obra indireta Mensalistas Horistas Pessoal produtivo Pessoal improdutivo

É possível conciliar os objetivos da empresa e dos colaboradores? Objetivos Organizacionais Sobrevivência Crescimento sustentado Lucratividade Qualidade nos produtos e serviços Novos mercados Novos clientes Competitividade Imagem no mercado Objetivos Individuais Melhores salários Melhores beneficios Estabilidade no emprego Segurança no trabalho Consideração e respeito Oportunidades de crescimento Liberdade para trabalhar

Os parceiros da organização Contribuem Esperam Acionistas e investidores (stakeholders) Empregados Fornecedores Clientes e consumidores Capital de risco, investimentos. Trabalho, esforço, conhecimentos e competências Materias-primas, serviços, tecnologias Compras, aquisição e uso dos bens Lucros Salarios, beneficios, satisfação. Lucros e novos negocios Qualidade, preço, satisfação

Os Processos de Gestão de Pessoas A moderna gestão de pessoas consiste em várias atividades integradas entre si no sentido de obter efeitos sinergísticos e multiplicadores tanto para as organizações como para as pessoas que nela trabalham.

Os Processos de Gestão de Pessoas Está vivenciando um novo paradigma - Movimento holístico – abordagem sistêmica. A ênfase não está nos detalhes e sim nos processos de ponta-a-ponta.

Gerir pessoas é uma responsabilidade de linha (gerentes) – são eles que têm autoridade e tomam as decisões sobre seus subordinados e função de staff (ARH) – que atua como um órgão de assessoria e consultoria interna, orientando os gerentes sobre as políticas e procedimentos adotados pela organização.

Função de Staff Órgão de ARH (Especialistas de RH) Cuida das políticas de RH Presta assessoria e suporte aos gerentes de linha Dá consultoria interna de RH Tem o foco no cliente interno Favorece a administração participativa dos gerentes e equipes

Responsabilidade de linha Gestor de Pessoas (Gerentes de linha) Recruta e seleciona sua equipe de trabalho Toma decisões sobre seus subordinados Integra e orienta os novos funcionários à equipe Avalia e melhora o desempenho de cada colaborador Interpreta e aplica as políticas e procedimentos da organização

Os principais Processos da Gestão de Pessoas Moderna

É possível conciliar os Objetivos da Empresa e dos Colaboradores? Objetivos Organizacionais Objetivos Individuais Sobrevivência Crescimento sustentado Lucratividade Qualidade nos produtos e serviços Novos mercados Novos clientes Competitividade Imagem no Mercado Melhores salários Melhores beneficios Estabilidade no emprego Segurança no trabalho Consideração e respeito Oportunidades de crescimento Liberdade para trabalhar