Schafer, Novos Materiais e Canto Coral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Advertisements

Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Apresentação da Palestrante e autora do livro
AÇÃO CULTURAL NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFP E Luiza M.P. de Oliveira Bibliotecária especialista, UFPE, Recife,
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
Os benefícios da música para as crianças Formação creche- Infantil 2016.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
Criatividade e Inteligência Competitiva
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Paulo Vinícius Rampinelli
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
De Tramas e Fios - Fonterrada
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Universidade Federal do Espírito Santo
Coordenação: Vani Kenski
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
A escola como formadora do sujeito
Projeto Político Pedagógico - PPP
Como encaminhar uma pesquisa?
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Edgar Willems.
universidade de são paulo
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
Disciplina de Preparação Pedagógica Fellipy – Ivan
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Coleção Vitória-Régia
Valores e atitudes para a vida através do esporte
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
A realidade escolar e sua influência na prática docente do educador musical: a experiência do Pibid.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
A melhor opção para o seu futuro.
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Profa. Dra. Marta Scarpato
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
XI Simpósio do Departamento de Educação XVI Seminário Integrado de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação - PPGE IV Mostra Cultural de Discentes.
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Realizar Formação Continuada
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Schafer, Novos Materiais e Canto Coral De tramas e fios - Fonterrada

Schafer Crenças: Qualidade da audição Relação equilibrada entre homem e ambiente Estimulo à capacidade criativa A criança é isenta de atitudes preconceituosas geralmente encontradas nos adultos e deve ser estimulada a tomar contato com produções de vários estilos e épocas. É preciso voltar aos exercícios básicos de audição para que a capacidade auditiva recupere sua plena capacidade. Defende suas crenças em detrimento de teorias e métodos pedagógicos Sua posição foi resultado da própria prática e de suas reflexões a respeito de suas experiências pessoais. Suas ideias chocam as facções conservadoras pela pouca importância que dá ao ensino de teoria musical.

Schafer O treinamento e regras rígidas são substituídos por propostas destinadas a estimular os estudantes na busca de respostas às questões que ele lhes propõe, favorecendo o diálogo aberto e a discussão As atividade podem ser executadas dentro ou fora da sala de aula, com grupos de qualquer faixa etária e com ênfase no som ambiental. “Brincar com sons, montar e desmontar sonoridades, descobrir, criar, organizar, juntar, separar, reunir são fontes de prazer e levam à compreensão do mundo por critérios sonoros.”

Schafer Educação Sonora Segundo a autora o que Schafer propõe deveria anteceder e permear o ensino da música pois promove um despertar para o universo sonoro por meio de ações simples capazes de mudar a relação do ser humano com o ambiente sonoro. A América Latina tem sido muito receptiva às ideias de Schafer, segundo ele, devido à criatividade dos latino-americanos aliada a um menor compromisso com a tradição musical europeia.

Novos Materiais Tendência da segunda metade do século: Composição precedendo conhecimentos técnicos Jeunes musiques: Collection de partitions de musique contemporaine - coleção de pequenas obras musicais para serem executadas coletivamente, em sala de aula Escrita para instrumentos variados São permitidas adaptações Há especificações como: voz, instrumento melódico, instrumentos de altura não determinada, instrumentos de sopro e/ou cordas, voz e mão, ou instrumentos ad libitum. As partituras trazem uma bula em que se explicam os procedimentos de execução e os significados dos sinais

Educação musical e Canto coral O canto coletivo tem estado presente nas manifestações musicais das mais diversas culturas Vantagem econômica pois cada crianças traz seu próprio instrumento Doreen Rao Regente americana, parte do principio que as crianças podem executar música com excelência. Explora a arte, o fazer musical e o desenvolvimento das faculdades artísticas da criança. Para Rao cabe ao professor a tarefa de ir além do educativo para chegar à excelência artística. A educação musical deve contemplar as facetas educacional, técnica e artística A experiência artística contribui para o desenvolvimento de habilidade cognitivas, mas mais do que isso, é um meio especialmente direto de "educar os sentimentos". Também aborda a multiculturalidade lembrando a importância de o Ocidente olhar para as culturas ocidentais se orientando não apenas pelo produto final, mas pelo processo.

Educação musical e Canto coral Princípios A voz infantil se desenvolve pela prática e a repetição é um fator fundamental. Importância da dicção. A criança só atingirá excelência se for posta em contato com obras de qualidade desde o início do trabalho -> A criança deve ter contato com a literatura musical desde cedo O trabalho técnico está integrado ao musical A criança desenvolve sua capacidade artística quando exercita sua imaginação mental e motora por meio da ação específica do canto coral

Últimas considerações Material discutidos nestes capítulos é europeu americano por causa da influência dos países do hemisfério norte em música e educação musical, da tradição de pesquisa e experimentação sistemáticas e o modelo de pós-graduação brasileiro. Corpo considerável de propostas em Ed.Musical em países latino-americanos que merece pesquisa aprofundada ABEM: Encontros anuais e publicações de anais, revistas e livros. É um erro pensar que no Brasil ou na América Latina a atividade em educação musical é pequena ou incipiente. As questões específicas da educação musical brasileira exigem lentes especiais para serem compreendidas em relação aos nossos próprios problemas.