Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
Oficina de Apropriação de Resultados Professores PAEBES 2015.
Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015.
Programa Nacional do Livro Didático 2017
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Diretoria de Ensino Região Pindamonhangaba Núcleo Pedagógico 3ª parte do vídeo – Leitura da escala de proficiência do SARESP.
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
Curso - Avaliação e Aprendizagem
INDICADORES EDUCACIONAIS
OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Programa Mais Educação (Antigo)
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Leitura na escola e na comunidade
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Planejamento de uma avaliação Projeto de Reforço Escolar
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
Atendimento Educacional Especializado no Consórcio AMVAPA
30anos CENPEC.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
ANO 2 UNIDADE 1.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS
Avaliar desempenho de servidores
Reunião de divulgação do orçamento participativo
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Educação no Brasil Tragédia.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Diretoria de Ensino Região São Vicente
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Avaliar desempenho de servidores
Contextualização: escola e alunos
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
2018 VAMOS RECORDAR!!.
Consolidando....
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ <cabeçalho> <data/hora> Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO <rodapé>

Propostas para o mês de OUTUBRO <cabeçalho> <data/hora> O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de ações de melhoria do ensino de leitura e matemática na sua rede a partir dos resultados da Prova Brasil 2015. Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!! <rodapé>

Propostas para o mês de OUTUBRO <cabeçalho> <data/hora> Para a análise dos resultados finais da Prova Brasil 2015 de todas as escolas da rede municipal você poderá acessar o link abaixo: http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados Colocar 2015 na escolha do ano.  Logo depois escolhe: Estado, Município e a dependência administrativa, no seu caso município e clicar em pesquisar. Irá aparecer um quadro com todas as escolas e uma coluna a direita: Resultado Final. Escolha a escola e clique no resultado Final. O Boletim da Escola com os indicadores contextuais e os resultados da Prova Brasil 2015 será disponibilizado. Selecionar a planilha de resultados por município. <rodapé>

Propostas para o mês de OUTUBRO <cabeçalho> <data/hora> Propostas para o mês de OUTUBRO O que consta neste Boletim: Indicadores Contextuais Participação na avaliação Distribuição percentual dos alunos do 5o ano e 9o ano do Ensino Fundamental por nível de proficiência – Língua Portuguesa e Matemática. DCONT/SCHF 4 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 LINGUA PORTUGUESA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB    FAUSTO 65,79  16,32  20,0  17,11  22,11  3,68  MANECO  88,89   2,89  10,15  15,05  10,62  32,31  NAZARETH  85,11  13,65  19,77  16,58  22,96  11,35  CLARINDO  77,78   9,52  19,05 14,28 5 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 LINGUA PORTUGUESA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB    ANNA 87,50   3,81  12,79   6,35  22,41  35,82  DONDOCA 90,28   12,51   9,27  15,3  14,36  32,17  ELIZABETH 89,58   2,38 13,85 25,76   7,03  34,52  SULEIDE  95,83 8,7   4,35   8,7 13,04 39,13 6 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 LINGUA PORTUGUESA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   NORMA 71,43  10,0 0,0  25,0  35,0  20,0 CARLOS PAPA 72,73 14,45 25,39 13,09 20,31  12,31 VICTOR 84,09 18,76 13,36 16,21 32,61 ORLANDO 85,71 13,12 26,1 20,86 3,36 7 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 LINGUA PORTUGUESA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   ULISSES 94,64 5,77 5,56 22,05 29,05 20,47 SALIM 70,27 21,3 13,72 20,35 24,24 15,74 ERUCE 96,15 16,0 28,0 8,0 J. REBOUÇAS 73,49 13,13 22,93 15,82 15,41 1461 8 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 LINGUA PORTUGUESA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   CELINA 74,19 8,7 30,43 21,74 17,40 9 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 LINGUA PORTUGUESA 5º Ano - 2015 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   FAUSTO 82,76 22,54 12,71 25,87 22,99 7,10 MANECO 95,83 1,11 3,26 12,97 17,42 31,47 ANNA 89,01 3,62 6,15 6,06 21,89 38,55 NAZARETH 81,03 0,0 10,47 31,91 10,85 10 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 LINGUA PORTUGUESA 5º Ano - 2015 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   CLARINDO 94,87 7,98 13,39 19,09 35,61 ELIZABETH 100,0 6,21 4,25 16,17 22,22 28,60 SULEIDE 7,69 5,13 23,08 43,59 NORMA 90,63 13,79 10,34 24,14 34,48 11 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 LINGUA PORTUGUESA 5º Ano - 2015 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   CARLOS PAPA 85,42 2,48 14,46 3,48 29,42 9,84 ORLANDO 76,56 4,04 10,18 16,37 18,3 24,61 SALIM 85,15 4,37 8,88 10,92 32,38 21,13 ULISSES 84,13 0,0 18,27 11,05 17,92 25,14 12 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 LINGUA PORTUGUESA 5º Ano - 2015 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   ERUCE 80,00 5,67 0,33 18,0 10,33 16,00 DUÍLIO 90,48 5,26 10,53 31,58 15,79 J.RENOUÇAS 82,02 6,72 13,66 12,59 13,77 31,61 CELINA 100,0 8,33 4,17 41,67 25,0 13 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 LINGUA PORTUGUESA 5º Ano - 2015 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   DONDOCA 96,12 3,77 5,81 23,23 15,31 32,65 14 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   NORMA 71,43 0,0 10,0 15,0 45,0 CARLOS P. 72,73 2,15 24,61 22,46 14,45 19,44 VICTOR 84,09 5,3 2,75 18,76 51,58 ORLANDO 85,71 11,71 9,55 19,6 28,24 14,40 15 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   ULISSES 94,64 3,57 7,35 9,34 18,89 41,56 SALIM 70,27 10,42 18,17 15,26 18,62 26,03 ERUCE 96,15 8,0 12,0 16,0 20,0 J.REBOUÇAS 73,49 9,26 15,67 15,81 17,44 30,55 16 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   CELINA 74,19 0,0 17,39 21,74 17,40 FAUSTO 65,79 8,95 12,63 1342 22,89 23,68 MANECO 88,89 5,55 8,76 13,45 45,18 NAZARETH 85,11 10,46 26,15 21,81 24,74 17 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   CLARINDO 77,78 0,0 9,52 28,57 4,76 42,86 DONDOCA 90,28 4,63 6,21 18,35 9,08 46,24 ANNA 87,50 3,08 3,03 6,39 12,74 53,69 ELIZABETH 89,58 2,38 11,08 4,65 9,2 50,97 18 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   SULEIDE 95,83 0,0 4,35 21,74 69,57 19 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   ULISSES 84,13 1,69 5,97 12,74 14,88 48,32 SALIM 85,15 0,91 2,23 18,45 15,06 42,44 VICTOR 86,27 0,0 11,6 13,73 20,42 33,17 ORLANDO 76,56 2,02 8,12 24,35 12,29 28,66 20 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   CARLOS P. 85,42 0,0 12,23 24,38 16,94 24,30 NORMA 90,63 3,45 24,14 20,69 48,27 SULEIDE 100,0 7,69 5,13 64,11 ELIZABETH 10,13 12,26 12,09 47,39 21 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   CLARINDO 94,87 7,98 5,41 18,52 10,26 33,34 NAZARTEH 81,03 0,0 8,53 10,72 12,79 48,97 ANNA 89,01 1,17 4,79 6,25 17,19 57,21 MANECO 95,83 1,11 1,08 6,52 14,09 58,79 22 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   CELINA 100 4,17 12,5 8,33 37,5 20,84 J.REBOUÇAS 82,2 5,64 6,59 7,05 26,05 46,44 DUÍLIO 90,48 19,53 5,26 21,05 31,58 ERUCE 80,00 10,44 20,88 15.43 5,44 23 <rodapé>

Análise de resultados Prova Brasil 2013 <cabeçalho> Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT <data/hora> Análise de resultados Prova Brasil 2013 MATEMÁTICA 5º Ano - 2013 NÍVEIS QEDU INSUFICIENTE BÁSICO NÍVEIS INEP ABAIXO DO BÁSICO AVANÇADO ESCALA SAEB % até nível 1 % nível 2 % nível 3 % nível 4 % acima nível 6/9 ESCOLAS % alunos na PB   FAUSTO 82,76 10,44 20,88 15,43 5,44 DONDOCA 4,63 6,21 18,53 9,08 46,24 24 <rodapé>

Análise dos resultados <cabeçalho> <data/hora> Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: Qual o percentual de alunos que realizaram a Prova Brasil em 2013 e 2015? Este índice melhorou a cada escola? Caso tenha sido abaixo de 95% em 2015, quais variáveis podem explicar as ausências? EM 2013 82,55% DOS ALUNOS REALIZARAM A PROVA BRASIL, EM 2015 89,05%. ESTE ÍNDICE AUMENTOU NA MAIORIA DAS ESCOLAS, EXCETO CINCO. ATRIBUÍMOS A ESTE FATO AS POSSÍVEIS CAUSAS: MAL TEMPO, TRANSPORTE E FALTA DE INCENTIVO DA EQUIPE ESCOLAR. b) Houve aumento no número de alunos com desempenho adequado em Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2015? SIM. TANTO EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO EM MATEMÁTICA. c) Quais diferenças se observa entre os resultados 2013 e 2015 para Língua Portuguesa e Matemática para cada ano de escolaridade avaliado? EM NOSSO MUNICÍPIO SOMOS RESPONSÁVEIS APENAS PELO FUNDAMENTAL I. RTANTO SOMENTE OS ALUNOS DOS 5º ANOS FORAM AVALIADOS. 25 <rodapé>

SIM, HOUVE AVANÇO EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES. <cabeçalho> <data/hora> d-) Qual percentual de alunos nos níveis mais baixos de proficiência em 2015? 7,40%. g-) Analisando a distribuição das proficiências em níveis, houve avanços no número de alunos nos níveis acima de 4 nos resultados 2015? SIM, HOUVE AVANÇO EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES. h-) Que ações realizadas na rede podem ter provocado impacto nesses resultados? FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, EFETIVO ACOMPANHAMENTO POR PARTE DA COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO NOS HTPCs E EM SALA DE AULA, APLICAÇÃO DE DIAGNÓSTICO E POSTERIOR PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES CONSIDERANDO AS APRENDIZAGENS DE CADA ALUNO. <rodapé>

Roteiro das atividades <cabeçalho> <data/hora> Atividade 2 – Agora chegou a hora de vocês planejarem! Considerando a análise realizada anteriormente e compreendendo que para os alunos chegarem ao final do 5º ano e 9º ano no nível mais avançado (nível 4 em leitura e matemática e nível 5 em escrita) as experiências e oportunidades das práticas de leitura e resolução de problemas devem ser realizadas intencionalmente no cotidiano escolar em toda a escolaridade. Propomos que vocês elaborem um plano de ação para apoiar as escolas da rede na melhoria do ensino e aprendizagem. 27 <rodapé>

Plano de Ação Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável <cabeçalho> <data/hora> Plano de Ação Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados Providenciar aquisição pela SME do material Aprova Brasil para os alunos e professores dos 4° e 5° anos e acompanhar as planilhas de avaliação das atividades trabalhadas que estão contidas no material Solicitar aquisição do material; Garantir formação dos professores através da equipe da editora Livros (Aprova Brasil) de língua portuguesa e matemática para 4° e 5° anos que contemplem diferentes gêneros literários Equipe de compra da SME; Supervisores e coordenadores Supervisores, coordenadores, diretores e professores Durante o ano letivo 2017 Conhecer diferentes gêneros literários e desenvolver as habilidades propostas nas avaliações Desenvolver projetos didáticos de leitura, escrita e matemática Organização feita pela equipe pedagógica da SME e monitoramento pelo coordenadores pedagógicos e gestores Materiais elaborados pelos professores com apoio dos professores coordenadores; Livros paradidáticos; Livros didáticos; Equipe pedagógica Supervisores, diretores, professores coordenadores professores e família Semestral Aprendizagem dos alunos <rodapé>

Plano de Ação Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável <cabeçalho> <data/hora> Plano de Ação Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados Formação de professores Planejar formações continuadas para professores com análises e discussões de práticas de sala de aula Textos para estudo e material didático utilizado em sala de aula Supervisores e coordenadores Tutores, professores coordenadores, supervisores e professores No decorrer do semestre Formação do professor para melhor atuação em sala de aula Currículo atrelado a avaliação externa Planejamento de atividades curriculares contemplando os descritores propostos na avaliação Material didático pedagógico Equipe pedagógica No decorrer do ano Garantia da aprendizagem dos alunos <rodapé>