Avaliação de desemepenho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
Material Avaliação Sistema de avaliação de desempenho Professor Douglas Pereira da Silva 1Aula 1 Av de Desempenho.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Gestão de Pessoas - Nadja Guitton Comportamento organizacional/psicologia aplicada à Administração Gestão Por COMPETÊNCIA Como entender competência? INTEGRAÇÃO.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Processo Administrativo
HABILIDADES ADMINISTRATIVAS
Organização e Análise de Projectos
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Ferramentas de análise e melhoria de processos
Comportamento Organizacional
Indicadores de qualidade e produtividade
Indicadores de Gestão.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Avaliação de desempenho: geral
Teoria Geral da Administração
Avaliação de Desempenho.
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
Comportamentos Organizacionais
Sistema sócio técnico aberto
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Teoria da Contingência
Profa. Mestre Marta Ajej
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
GRUPOS.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
Gestão de Pessoas Profª. Mara.
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Introdução à Administração
Treinamento.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Curso Técnico em Agroecologia
Auditoria Interna Operacional Imagens. PLANEJAMENTO DA AUDITORIA OPERACIONAL. A base para o Planejamento da Auditoria Operacional passa pela análise.
Consultoria Referência RH
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Administração de Energia
Introdução à Administração
Execução e Controle
GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Recompensas
Professora Sibele Silva
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Administração de Cargos e Salários
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.
Análise de Demandas Regionais
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
Avaliação Psicológica Nas Organizações Mestre Caroline Garcia.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de desemepenho Gestão de pessoas Avaliação de desemepenho Túlio Mauro (tulio.mauro@uol.com.br)

Desempenho humano ocupacional Definições Desempenho é uma ação consciente orientada a produzir um resultado (Toro, 1996). Desempenho é uma ação (ou conjunto de ações) de uma pessoa dirigida a obtenção de um resultado específico, que tem lugar em algum momento particular e está condicionada a um conjunto de fatores que formam seu contexto (Ajzen e Fishbein, 1980). O desempenho ocupacional é aquele que acontece no contexto de trabalho. O desempenho ocupacional está rodeado e regulado por normas, restrições, instruções, expectativas dos outros, exigências tecnológicas e econômicas, critérios de eficiência, incentivos e recursos

Desempenho humano ocupacional Por que estudar o desempenho? A eficiência e efetividade organizacional são produto da utilização racional de diversos recursos. No entanto só o ser humano é capaz de fazer uso racional de recursos e discernir acerca das qualidades, quantidades e oportunidades na aplicação dos recursos. Não são as organizações que atuam. As pessoas transferem ao ente social seu caráter atuante por meio do desempenho ocupacional. Para atingir seus propósitos de sobrevivência, as empresas desenvolvem processos administrativos que buscam influenciar e regular o desempenho das pessoas no trabalho.

Determinantes do desempenho ocupacional Condições antecedentes Condições sociais, culturais e demográficas; Fatores de personalidade; Condições do posto de trabalho. Condições contextuais intervenientes Condições temporais intervenientes Conhecimentos; Habilidades; Motivação. Oportunidade; Expectativa. Condições conseqüentes Resultado; Aprendizagem.

Determinantes do desempenho ocupacional Saber fazer Poder fazer Querer fazer DESEMPENHO

Produtividade individual e organizacional Fatores que afetam a produtividade de uma empresa Métodos e equipamentos; Utilização da capacidade instalada; Níveis de rendimento pessoal; Gestão gerencial; Estrutura organizacional; Canais de comunicação; Clima de trabalho; Insumos e matéria prima; Relação entre empregado e empregador; Processos avaliativos.

Produtividade individual e organizacional Um índice de produtividade individual deve satisfazer os seguintes critérios: Validade (refletindo com precisão variações reais de produtividade); Amplitude (considerando todos os componentes que a constitui: recursos e resultados); Comparabilidade (equivalência de escalas, períodos e condições); Inclusividade (possibilidade de comparação em diferentes níveis); Oportunidade ou disponibilidade; Baixo custo.

Avaliação de desempenho Tipos de avaliação de desempenho: Avaliação por objetivos Tem origem na administração por objetivos (management by objectives MBO) e requer que o gerente estabeleça metas mensuráveis para cada funcionário e discuta periodicamente o progresso deste em direção às metas. Avaliação por comportamentos Tem como objetivo mensurar e comparar a freqüência de comportamentos específicos que os funcionários devem demonstrar no ambiente trabalho. Avaliação por competências Tem como objetivo mensurar as competências ou habilidades que os indivíduos devem possuir e demonstrar no ambiente de trabalho.

Avaliação de desempenho Fontes de avaliação Superiores Pares Parceiros Clientes Fornecedores Subordinados Auto avaliação

Obrigado pela atenção Túlio Mauro tulio.mauro@uol.com.br