Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.

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Transcrição da apresentação:

Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann

Avaliação Mediadora Objetivo da autora: problematizar a prática de avaliação na escola, refletindo sobre o cotidiano escolar Concepção de avaliação para Hoffmann: Está ligada à concepção de conhecimento A avaliação mediadora exige observação individual de cada aluno, atenta ao seu momento no processo de construção do conhecimento Proposta de Mediação

Por uma escola de Qualidade Crítica ao sistema tradicional de avaliação que enfatiza a testagem Problemática do Acesso e Permanência Qual é o papel da Escola nesse processo? Escola que percebe a educação como um direito da criança e um compromisso da escola em torná-la capaz de reivindicar.

Por uma escola de Qualidade Defesa de uma proposta pedagógica coerente. Não pode ser vista como uma proposta de não-avaliação. Questão: Como os professores vêm interpretando as propostas de promoção automática?

Por uma escola de Qualidade Sucesso na escola tradicional: memorização, notas altas, obediência e passividade. Desenvolvimento Máximo Possível: aprendizagem, compreensão, questionamento e participação.

As charadas da Avaliação Por que um aluno não aprende? Crítica ao modelo behaviorista Ênfase nas técnicas de motivação Sugere que o aluno não aprende porque não faz as tarefas previstas, não presta atenção nas explicações Quem são os responsáveis pelo fracasso? Professor, Aluno ou Sociedade

Uma visão construtivista do erro Pista: Cotidiano do Professor A questão da subjetividade na elaboração das atividades escritas ou orais A subjetividade e objetividade na correção do professor A importância das tarefas: observação das hipóteses construídas pelos alunos

Por que corrigir, professor? Qual o significado da ação corretiva para o aluno, para o professor e para os pais? Como proceder o registro do que se observou nas tarefas dos alunos sem incorrer na prática tradicional e autoritária? Como partir dessas observações para uma ação mediadora, de fato, que provoque o aluno a refletir e descobrir gradativamente melhores soluções sem a imposição de nossas respostas?

Por que corrigir, professor? Avaliação Classificatória: corrigir tarefas e provas dos alunos para verificar as respostas certas e erradas e, com base nessa verificação periódica, tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino

Por que corrigir, professor? Avaliação Mediadora: Analisar teoricamente as várias manifestações dos alunos em situação de aprendizagem (verbais ou escritas, outras produções), para acompanhar as hipóteses que vêm formulando a respeito de determinados assunto, em diferentes áreas de conhecimento, de forma a exercer uma ação educativa que lhes favoreça a descoberta de melhores soluções ou a formulação de hipóteses preliminarmente formuladas.

Avaliação Mediadora: Uma postura de vida Como romper com uma prática que se constitui fortemente pela estória de vida dos professores, reveladora, sem dúvida, de posturas pedagógicas que parecem condizentes a suas posturas de vida? A autora não acredita em mudanças por meio de decretos e regimentos. Defesa de uma avaliação que promova a aprendizagem do aluno