Apresentação: Aula 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação: Aula 1.
Advertisements

Planejamento estratégico Onde a comunicação corporativa se encaixa:
O processo de comunicação corporativa começa na definição do planejamento estratégico das empresas/instituições Definição dos valores básicos a serem.
Marcelo Bernstein. Onde a comunicação corporativa se encaixa:
Apresentação: Aula 1.
Responsabilidade Social Corporativa RSC o lado humano das empresas Prof. Ricardo Barros | UFRJ-PNUMA 2007.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
1.O que é marketing? Para quê ele serve? Como funciona? 2.O marketing é aplicável a qualquer empresa, independente de seus produtos, características e.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
UNIDADE 1 A ESTRUTURA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lidiane Farias Costa.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
Administração de Empresas
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Viva3V Especialista Marketing Digital
GERENCIAMENTO DE CRISES COM A OPINIÃO PÚBLICA
Administração de Serviços mestre Ana Paula Cossmann
O Modelo de Governança de TI
Benefícios das Novas Tecnologias em Relações com Investidores
Administração Estratégica
Prof. José Paulo Hernandes
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Gerenciamento de Risco Belo Horizonte, 03 de Agosto DE 2017
Soroptimista Internacional das Américas
O PLANO DE MARKETING.
Voltando à função do Marketing
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Objetivos e Metas de Marketing
Estratégia Mercadológica
Integração do Compliance, Governança Corporativa e Ética
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
Planejamento.
Definição da Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Gerenciamento Financeiro
Mãos Esteja nas de seus CLIENTES Soluções em informática
PLANO DE NEGOCIO IRAgames.
Modelo de Planejamento Estratégico
Vendendo um produto ou serviço
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Gerenciamento de crises
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
Administração de Marketing
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
Professor Douglas Pereira da Silva
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
AS FUNÇÕES DA PROFISSÃO CONTABILIDADE
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
Princípios de Eficiência na Gestão do RPPS - Pró-Gestão
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Marketing Digital Carlos Freire.
Aula Empreendedorismo 02/agosto/2017
As Incertezas do Futuro: Tendências
Planejamento Estratégico em Logística
Capítulo 4 Abordagem Integrativa.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Caso Pirelli Ketchum Estratégia.
Fatec Ribeirão Preto Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Transcrição da apresentação:

Apresentação: Aula 1

Planejamento estratégico Onde a comunicação corporativa se encaixa:

Planejamento estratégico

Público Misto* é o que tem, simultaneamente, características de público interno e externo, entre estes podemos destacar os seguintes: - Conselho de Acionistas; - Família dos Funcionários: - Prestadores de serviços ( que trabalham em empresa )

Caso CSN Acidente ocorreu na Companhia Siderúrgica Nacional , o maior da América Latina, que fabrica 10 mil toneladas de aço por dia, correspondendo a mais de 60% da produção da Usina. Um dos alto fornos da unidade explodiu.

Caso CSN Impacto na bolsa de valores (perda) 1ª Notícia que 10 pessoas morreram Prejuízo de US$ 100 milhões Estrago da imagem da empresa

Pesquisa para planejamento estratégico de: Imagem: Público específico (jornalistas, pessoas vinculadas a imagem do produto) Formadores de opinião

Ações de comunicão voltados para Mídia: Multiplicar o efeito da comunicação Formação de opinião Educação Gerando goodwill* ou mind share** O objetivo é ocupar um espaço na lembrança do indivíduo. Reforçando sempre uma imagem positiva

Explicação:  * Goodwill é o conjunto de elementos não materiais ligados ao desenvolvimento de um negócio, pontos que valorizam a reputação de uma empresa. ** Mind share – é o quanto o poder de uma marca está cravada na cabeça de cada um dos possíveis clientes, ou clientes, de uma empresa

Conjunto de práticas que devem ser seguidas quando as empresas precisam ser mais éticas: Responsabilidade corporativa - Uma estratégia de responsabilidade corporativa tem por objetivo gerenciar os impactos ambientais e sociais e econômicos do negócio, para obter o sucesso esperado.

Melhores práticas: Governança corporativa Compliance

Funções fundamentais Imagem Marca Missão (que mercado vou atuar? Fazer um planejamento estratégico) Públicos (expectativas, desejos, necessidades Valores

Gerenciamento de crise Plano geral de comunicação Conteúdo Mensagem Diangnóstico de pontos fracos (contingência) Diagnóstico de pontos fortes Definição de porta–vozes Definição/unificação de mensagem

Planejamento estratégico de imagem: Que valores a imagem leva? Que imagem espera ter? Quais elementos compõem esta imagem?

O que a Google lembra hoje? Informação Evolução: Produto google – Android – sinônimo – seu celular é mais que um simples celular

Questão da Marca Exemplos: Antigamente: HP /Dell Apple   Preço/qualidade Arrogância/Preço alto Hoje Permanece no mercado Inovação /Preço ainda alto Exemplos: - O ganho significativo na Apple que trouxe a marca para um patamar de reconhecimento no mercado com o IPod (internet – evolução)

Exemplo de marca Produto Marca Refrigerante Coca-cola Prestobarba Gillette

Lembrete: Para cada público deve analisar a abrangência de informação. Issue Management – gerenciamento de questões de imagem, de questões públicas, riscos e pendência ROI – Retorno de Investimento (Return Of Investment) Comunicação é a chave de todo e qualquer relacionamento.