Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2

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Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2 Engenharia de Métodos Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2 Professor: Elder André Zuin

Solução de Problemas: parte 2 Histórico do Seis Sigma Os resultados financeiros alcançados pela GE: Iniciaram o programa Seis Sigma em 1995 e treinaram 30000 funcionários: 800 Black Belts 200 Master Black Belts Gastaram cerca de US$ 200 milhões com treinamento. 1997 US$ 320 milhões de retorno sobre os investimentos; US$ 750 milhões de retorno sobre os investimentos; US$ 1,5 bilhão de retorno sobre os investimentos. 1998 1999 2

Solução de Problemas: parte 2 Origem do termo 6 LIE = 6  = 8 LSE = 10 8 9 10 11 12 4 5 6 7 13 Desvio-padrão do processo:  = 2 1 1 3

Solução de Problemas: parte 2 Origem do termo 6 - continuação 3 2 1  68,26% 95,46% 99,73% 2 4 6 10 12 14 8 6 99, 9999998% 4

Solução de Problemas: parte 2 Origem do termo 6 - continuação Nível da Qualidade Defeitos por milhão de oportunidades (DPMO) Custo da não qualidade (% do faturamento da empresa) 2 308.537 Não se aplica 3 66.807 25 a 40% 4 6.210 15 a 25% 5 233 5 a 15% 6 3,4 <1% 5

Solução de Problemas: parte 2 Definição de empresa VISÃO 6

Solução de Problemas: parte 2 Estratégia de Negócios x Projetos 6 Visão Estratégia Objetivos Estratégicos Indicadores de Desempenho Medidas Orçamento, Metas e Planos de Ação O que pretendemos ser? Como vamos nos diferenciar? VISÃO O que devemos fazer? Como vamos medir e acompanhar o sucesso da estratégia? O que faremos para a efetiva implementação da estratégia? 7

Solução de Problemas: parte 2 Estratégia de Negócios x Projetos 6 - continuação VISÃO 8

Solução de Problemas: parte 2 Definição de Processo Entradas (A, B, C, D, E) Saídas (Y1, Y2) Material Máquina Mão de obra Método Medição Meio Ambiente Eficácia Processo Eficiência Y = f (A, B, C, D, E) 9

Solução de Problemas: parte 2 Definição de Processo – continuação Variações Entradas Saídas Fornecedores Clientes Processo Variações 10

Solução de Problemas: parte 2 Definição de Produtividade É a qualidade daquilo que é produtivo. Eficiência na produção de algo (rendimento) ou da relação entre uma determinada quantidade produzida e dos fatores necessários para a obter. Procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos. Saídas Produtividade Entradas 11

Solução de Problemas: parte 2 Estruturação da Equipe 6 Gestão do Programa Seis Sigma Gerentes e Supervisores Especialistas Técnicos Operadores e demais funcionários Alta administração Sponsors Master Black Belt Champions Black Belts Green Belts White Belts 12

Solução de Problemas: parte 2 Ciclo DMAIC D M A I C 13

Solução de Problemas: parte 2 Ciclo DMAIC – continuação Objetivo Geral: Definir claramente o escopo e os objetivos do projeto. Descrever o problema e definir a meta; Levantar o histórico do problema; Estimar o retorno financeiro estimado para o projeto; Decidir se vale à pena continuar o projeto; Montar a equipe e o cronograma de atividades do projeto; Levantar restrições e/ou suposições; Descrever sucintamente o processo que será estudado. M A I C DEFINE 14

Solução de Problemas: parte 2 Ciclo DMAIC – continuação Objetivo Geral: Definir os focos principais do problema. Avaliar a confiabilidade dos dados disponíveis e do sistema de medição; Caso os dados não sejam confiáveis, aprimorar o sistema de medição; Definir a forma de estratificação do problema; Coletar dados confiáveis sobre o problema; Escolher os estratos mais significativos; Definir as metas específicas para os estratos mais significativos; Verificar se as metas específicas atendem a meta geral. MEASURE A I C D 15

Solução de Problemas: parte 2 Ciclo DMAIC – continuação Objetivo Geral: Identificar a causa dos problemas priorizados. Estudar o processo detalhadamente; Identificar todas as causas potenciais do problema; Priorizar as causas potenciais consideradas mais relevantes; Estudar detalhadamente cada causa potencial priorizada; Listar as causas reais do problema. M ANALYZE I C D 16

Solução de Problemas: parte 2 Ciclo DMAIC – continuação Objetivo Geral: Eliminar as causas dos problemas prioritários e solucioná-los. Propor soluções para eliminar as causas reais encontradas; Avaliar as ações propostas; Escolher as ações com melhor custo/benefício; Avaliar os riscos envolvidos nas soluções escolhidas; Testar as soluções escolhidas e fazer os ajustes necessários; Implantar as soluções (em pequena escala, se necessário); Verificar se a meta foi alcançada; Preparar a implantação em larga escala. M A IMPROVE C D 17

Solução de Problemas: parte 2 Ciclo DMAIC – continuação Objetivo Geral: Garantir a manutenção das melhorias obtidas. Implantar a solução em larga escala (se necessário); Verificar se a meta continua sendo atingida (monitoramento ao longo do tempo); Documentar e padronizar as novidades vindas do projeto; Divulgar e treinar os envolvidos; Preparar um plano de monitoramento dos resultados; Sumarizar o que foi aprendido e recomendar novos projetos. M A I CONTROL D 18

Solução de Problemas: parte 2 Ciclo DMADV D M A D V 19

Solução de Problemas: parte 2 Ciclo DMADV x DMAIC 20

Solução de Problemas: parte 2 Seis Sigma & Lean Manufacturing Seis Sigma Lean Manufacturing Emprego de métodos estruturados para o alcance de metas Cultura kaizen: resolução de problemas e implementação de melhorias contínuas Utilização de ferramentas estatísticas complexas para solução de problemas Utilização de técnicas de resolução de problemas e adoção plena do ciclo PDCA Busca de redução da variabilidade Busca eliminar todas as formas de desperdício Ênfase na redução de custos e de defeitos definidos pelo cliente Ênfase na melhoria contínua e no desenvolvimento das pessoas 21

Solução de Problemas: parte 2 Visão Geral Voz do cliente Plano Estratégico Negócios Cliente, Financeiros, Processos internos e Pessoas Objetivos do negócio Avaliação do Negócio Indicadores de desempenho Cadeia de valor Avaliação do Processo Fluxograma Processo Processos Medidas de desempenho X’s Y’s 22