CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CORALINA ADRINA RODRIGUES JR ALINE NEVES INGRID DA SILVA JOELMA DIAS 1
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EMEF CORA CORALINA 1
PATRONO OCUPAÇÃO POETIZA; PREMIO JUCA PATO (1993); ODEM DO MÉRITO CULTURAL (2006); HOJE SUA CASA É RECONHECIDA PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE. CORA CORALINA 20 DE AGOSTO DE 1889. MORTE 10 de abriu 1985. (95 Anos) 2
LOCALIZAÇÃO BAIRRO: BRASILÂNDIA -SÃO PAULO, SP; CEP: 02845-000 Tel.:(11)32970345 2
FREGUESIA/BRASILÂNDIA A EMEF CORA CORALINA PERTENCE A DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA
IDENTIDADE DA COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA PROFISSIONAIS CONCURSADOS ; 27% DOS PROFESSORES POSSUEM ESPECIALIZAÇÃO; A EQUIPE DOCENTE SE PREOCUPA COM APRENDIZAGEM E O RENDIMENTO DOS ALUNOS; DEVIDO AO VANDALISMO SURGE A NECESSIDADE DE UMA UNIDADE ESCOLAR; O BAIRRO RECEBE NOVOS MORADORES E MUITAS CRIANÇAS MIGRARAM PARA REGIÃO COM SUAS FAMÍLIAS. 2
ORGANIZAÇÃO Quantidade de Classes por turno 06 Quantidades de Alunos 360 Quantidade de professores 20 Equipe Técnica 5 Equipe de apoio 9 Total de funcionários 14 2
CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM FATORES CONCRETOS E CERTOS; A TODO MOMENTO ALGO É ENSINADO E APRENDIDO; O SER HUMANO NASCE COM POTENCIAL EM APRENDER. 2
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO É O PROCESSO DE DESPERTAR O INTERESSE; A EDUCAÇÃO TRANSFOMA O SER HUMANO; UNESCO; APRENDER A CONHECER, APRENDER A SER, APRENDER A CONVIVER E APRENDER A FAZER.
CONCEPÇÃO DE ESCOLA LOCAL DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO; DESENVOLVIMENTO DO INTELECTO E CARÁTER.
PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEF CORA CORALINA ARTE NA ESCOLA LEP LÍNGUA ESPANHOLA E PORTUGUESA MUSICULTURALISMO 4
Fazendo Artes na escola RETRATO DE IVETTE
PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEF CORA CORALINA PROJETO : DISCIPLINA ARTE EDUCAÇÃO FAZENDO ARTE NA ESCOLA Envolver alunos e comunidades Valorizar a arte e a história brasileira Despertar autonomia nos alunos 2
PROJETO : DISCIPLINA METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA LINGUA ESPANHOLA E PORTUGUESA INTERAÇÃO ENTRE ELES; DESPERTAR INTERESSE PARA NOVAS LINGUAS E CULTURAS; APROXIMAR OS ALUNOS PARA CONSTRUIR UMA MELHOR COMUNICAÇÃO. LEP 2
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS MUSICULTURALISMO CORAL MULTICULTURAL; SOCIABILIZAÇÃO; MÚSICAS CONTEMPORÂNEAS; CANTORES EM DESTAQUES; MISCIGENAR RAÇAS E ESTÍLOS MUSICAIS; DESENVOLVER HABILIDADES E APTIDÕES DO CANTO-CORAL E AS INTERPRETAÇÕES EMOCIONAIS. 2
MUSICULTURALISMO BNCC CONVIVER, BRINCAR,PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR E CONHECER-SE; (BNCC 2017 Pg.36) DARCY RIBEIRO DEFENDEU A MISCIGENAÇÃO, DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CULTURAL DOS POVOS NO BRASIL.
LEGISLAÇÃO BÁSICA CONSTRUÇÃO LDB 9394/1996 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL; BNCC- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; PORTARIA 5930/ 2013 – DIRETRIZES DA POLÍTICA EDUCACIONAL; CONSTRUÇÃO ESTATUTO PADRÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES – APM; EMEF CORA CORALINA REGIMENTO COMUM DA EMEF CORA CORALINA 2
DESCRIÇÃO CONHECIDACOMO LEI DARCY RIBEIRO; LDB BNCC APRESENTA DIRETRIZES CURRICULARES BÁSICAS; CARGA HORÁRIA; APONTA FUNÇÕES E OBRIGAÇÕES PARA (PROFESSORES,DIRETORES,ETC.). INCLUSÃO; EDUCAÇÃO BÁSICA; ACESSO GRATUITO; DETERMINA A FUNÇÃO DO GOVERNO FEDERAL, ESTADOS E MUNICÍPIOS NA AREA DA EDUCAÇÃO . LDB OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESEMVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; CONVIVER, BRINCAR,PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR E CONHECER-SE;(BNCC 2017 Pg.36) MONITORAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO; MANIFESTAÇÕES ARTÍTICAS COMO TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS. BNCC PORTARIA 5930/ 2013 PREFEITURA DE SÃO PAULO REGULAMENTO E DECRETO DO PROGRAMA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR; AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO; METAS , CICLOS E TAPAS DA ALFABETIZAÇÃO. 2
“FELIZ AQUELE QUE TRANFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA” 40 s - “FELIZ AQUELE QUE TRANFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA” ( CORA CORALINA)