CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Advertisements

ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARECER Nº 07/14 - CEE INÊS ROSELI SOARES TONELLO.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
Sistema de avaliação de ensino
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Programa Mais Educação (Antigo)
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Federal de Pelotas
Reforma do Ensino Médio
Relatório de Autoavaliação Institucional
Ler e Escrever: Desafio de todos
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Metodologia do Ensino de Física I
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: INOVARE
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
CONVIVA
SINAES ENADE.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
30anos CENPEC.
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
UMA LINHA DO TEMPO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
I Encontro de Licenciaturas da
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Curso Preparatório para Concurso Público IPET
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Lei nº9.394/96
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
EEB PROFª GENI COMEL UTLIZANDO A TECNOLOGIA PARA CONHECER AS DIFERENTES ETNIAS.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
Aprendizagens Contextualizadas no Território
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Plano de Gestão da Escola
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
2018 VAMOS RECORDAR!!.
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
INCLUSÃO..
Transcrição da apresentação:

CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CORALINA ADRINA RODRIGUES JR ALINE NEVES INGRID DA SILVA JOELMA DIAS 1

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EMEF CORA CORALINA 1

PATRONO OCUPAÇÃO POETIZA; PREMIO JUCA PATO (1993); ODEM DO MÉRITO CULTURAL (2006); HOJE SUA CASA É RECONHECIDA PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE. CORA CORALINA 20 DE AGOSTO DE 1889. MORTE 10 de abriu 1985. (95 Anos) 2

LOCALIZAÇÃO BAIRRO: BRASILÂNDIA -SÃO PAULO, SP; CEP: 02845-000 Tel.:(11)32970345 2

FREGUESIA/BRASILÂNDIA A EMEF CORA CORALINA PERTENCE A DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA

IDENTIDADE DA COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA PROFISSIONAIS CONCURSADOS ; 27% DOS PROFESSORES POSSUEM ESPECIALIZAÇÃO; A EQUIPE DOCENTE SE PREOCUPA COM APRENDIZAGEM E O RENDIMENTO DOS ALUNOS; DEVIDO AO VANDALISMO SURGE A NECESSIDADE DE UMA UNIDADE ESCOLAR; O BAIRRO RECEBE NOVOS MORADORES E MUITAS CRIANÇAS MIGRARAM PARA REGIÃO COM SUAS FAMÍLIAS. 2

ORGANIZAÇÃO Quantidade de Classes por turno 06 Quantidades de Alunos 360 Quantidade de professores 20 Equipe Técnica 5 Equipe de apoio 9 Total de funcionários 14 2

CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM FATORES CONCRETOS E CERTOS; A TODO MOMENTO ALGO É ENSINADO E APRENDIDO; O SER HUMANO NASCE COM POTENCIAL EM APRENDER. 2

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO É O PROCESSO DE DESPERTAR O INTERESSE; A EDUCAÇÃO TRANSFOMA O SER HUMANO; UNESCO; APRENDER A CONHECER, APRENDER A SER, APRENDER A CONVIVER E APRENDER A FAZER.

CONCEPÇÃO DE ESCOLA LOCAL DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO; DESENVOLVIMENTO DO INTELECTO E CARÁTER.

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEF CORA CORALINA ARTE NA ESCOLA LEP LÍNGUA ESPANHOLA E PORTUGUESA MUSICULTURALISMO 4

Fazendo Artes na escola RETRATO DE IVETTE

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA EMEF CORA CORALINA PROJETO : DISCIPLINA ARTE EDUCAÇÃO FAZENDO ARTE NA ESCOLA Envolver alunos e comunidades Valorizar a arte e a história brasileira Despertar autonomia nos alunos 2

PROJETO : DISCIPLINA METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA LINGUA ESPANHOLA E PORTUGUESA INTERAÇÃO ENTRE ELES; DESPERTAR INTERESSE PARA NOVAS LINGUAS E CULTURAS; APROXIMAR OS ALUNOS PARA CONSTRUIR UMA MELHOR COMUNICAÇÃO. LEP 2

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS MUSICULTURALISMO CORAL MULTICULTURAL; SOCIABILIZAÇÃO; MÚSICAS CONTEMPORÂNEAS; CANTORES EM DESTAQUES; MISCIGENAR RAÇAS E ESTÍLOS MUSICAIS; DESENVOLVER HABILIDADES E APTIDÕES DO CANTO-CORAL E AS INTERPRETAÇÕES EMOCIONAIS. 2

MUSICULTURALISMO BNCC CONVIVER, BRINCAR,PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR E CONHECER-SE; (BNCC 2017 Pg.36) DARCY RIBEIRO DEFENDEU A MISCIGENAÇÃO, DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CULTURAL DOS POVOS NO BRASIL.

LEGISLAÇÃO BÁSICA CONSTRUÇÃO LDB 9394/1996 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL; BNCC- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; PORTARIA 5930/ 2013 – DIRETRIZES DA POLÍTICA EDUCACIONAL; CONSTRUÇÃO ESTATUTO PADRÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES – APM; EMEF CORA CORALINA REGIMENTO COMUM DA EMEF CORA CORALINA 2

DESCRIÇÃO CONHECIDACOMO LEI DARCY RIBEIRO; LDB BNCC APRESENTA DIRETRIZES CURRICULARES BÁSICAS; CARGA HORÁRIA; APONTA FUNÇÕES E OBRIGAÇÕES PARA (PROFESSORES,DIRETORES,ETC.). INCLUSÃO; EDUCAÇÃO BÁSICA; ACESSO GRATUITO; DETERMINA A FUNÇÃO DO GOVERNO FEDERAL, ESTADOS E MUNICÍPIOS NA AREA DA EDUCAÇÃO . LDB OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESEMVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; CONVIVER, BRINCAR,PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR E CONHECER-SE;(BNCC 2017 Pg.36) MONITORAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO; MANIFESTAÇÕES ARTÍTICAS COMO TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS. BNCC PORTARIA 5930/ 2013 PREFEITURA DE SÃO PAULO REGULAMENTO E DECRETO DO PROGRAMA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR; AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO; METAS , CICLOS E TAPAS DA ALFABETIZAÇÃO. 2

“FELIZ AQUELE QUE TRANFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA” 40 s - “FELIZ AQUELE QUE TRANFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA” ( CORA CORALINA)