Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
Advertisements

Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
Lógica de programação Introdução à lógica de programação Diagrama de bloco Programação Sequencial 1.
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA: METODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA PROF: JANETE GOUVEIA MACAÍBA/
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Por: Wiliam Paganelli.
Administração Financeira
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Paulo Vinícius Rampinelli
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Introdução a Educação a Distância
Apresentação de um Tema - Orientações
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Roteiro de multimídia, rádio e televisão
REUNIÃO COM ALUNOS – MAIO DE 2011
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Universidade Federal do Espírito Santo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
Curso - Avaliação e Aprendizagem
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Automatização de Provas para o processo de Aprendizagem
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
GÊNERO ENTREVISTA.
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Observatório de Ensino e Aprendizagem
Formulação do problema quantitativo
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Como escrever um Artigo científico?
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Plano de Aula de Substituição
PAS 2018 Sala dos Professores. A Sala dos Professores é um evento cujo objetivo é avaliar as provas aplicadas nos processos seletivos da UnB. Neste ano,
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Exemplos de atividades por videoconferência
Matemática na Prática.
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
English Presentations
E. M. Dr. Leandro Franceschini
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
Transcrição da apresentação:

Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II

Temida pelos alunos e questionada quanto aos resultados, a prova deixou de ser o único instrumento de avaliação usado pelo professor.

Use questões cujas respostas indiquem o que cada um aprendeu e, com isso, ajudem o professor a melhorar as aulas.

Questões devem ter familiaridade com as atividades desenvolvidas nas aulas O principal problema destacado por especialistas é a falta de conexão entre as provas e o dia a dia da sala de aula. Na hora de avaliar, os professores dão para o aluno uma folha com questões que não têm nenhuma relação com as atividades que ele está habituado a fazer",

O correto é tomar como base não apenas o conteúdo ensinado em sala mas também a forma como ele foi apresentado. A melhor maneira de conferir se há a ligação entre o cotidiano da classe e as solicitações da prova é compará-la com as anotações nos cadernos.

É interessante notar também a linguagem utilizada. O enunciado das perguntas explicita claramente o que os estudantes precisam fazer? Pegadinhas ou enigmas são inúteis, pois a equipe não terá condições de avaliar se o estudante não sabia o conteúdo ou se não entendeu o que foi pedido.

importância de entregar aos estudantes provas que não sejam muito fáceis nem difíceis demais. "O nível do desafio não deve ser nem tão alto que frustre o aluno, nem tão baixo que o torne desmotivado"

O ideal é que o exame não seja muito extenso porque a capacidade de concentração dos menores - principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental - ainda está em desenvolvimento. "Aos 9 ou 10 anos, a criança costuma manter o interesse e a concentracão em uma só atividade por cerca de uma hora",

Para evitar o cansaço, oriente os professores a mesclar perguntas objetivas e dissertativas e a pedir que todos leiam as questões no início.

Identificação A prova deve ter um espaço adequado para a identificação do aluno e a nota do professor

Regras claras As informações para a turma devem estar em destaque. O professor deve lê-las para que todos compreendam

Orientações para a realização da prova

Tempo Nesta questão, há quatro problemas. Será que a prova não ficará muito longa? Peça ao professor que use a experiência das aulas para analisar se as crianças conseguirão manter a concentração.

Linguagem Preste atenção nas palavras. Se o objetivo não é verificar o vocabulário, questione termos que possamser de compreensão difícil e comprometer o entendimento.

Objetivo A pergunta corresponde ao que o professor realmente quer avaliar? Uma questão como esta pode gerar respostas pouco esclarecedoras, como "porque fiz a conta".

Espaço Para evitar grande número de papéis e anexos, deve-se deixar espaço suficiente entre as perguntas para rascunho e o desenvolvimento de raciocínios ou contas

Familiaridade O aluno está habituado ao conteúdo e ao tipo de questão?

Além da resposta A pergunta objetiva é acompanhada de outra, que pede que os alunos expliquem como pensaram - uma maneira de o professor saber o que eles já sabem para ensiná-los com base nisso. 3) Marque o número mais próximo do resultado para cada um dos cálculos abaixo e explique como você chegou a ele.

Tipos de questões Questões Objetivas Questões associativas Questões dissertativas

Não esqueça do feedback

PROVAS ADAPTADAS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NECESSITAM, EM ALGUMAS SITUAÇÕES, UMA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA. ISTO NÃO QUER DIZER QUE OS CONTEÚDOS TENHAM QUE SER RETIRADOS, MAS SIM, APRESENTADOS DE OUTRA FORMA PARA QUE SEJA POSSÍVEL, ATRAVÉS DE PISTAS, TRAZER A TONA EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS ANTERIORES.

A forma fácil de cobrar conteúdo x a forma mais inteligente Português Sobre a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, sabemos que essa obra foi dividida em três partes. Indique –as e explique o enfoque trabalhado em cada uma delas.

A forma mais inteligente “Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda