E DUCADORES QUE INFLUENCIARAM A E DUCAÇÃO I NFANTIL NO B RASIL 1.

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Transcrição da apresentação:

E DUCADORES QUE INFLUENCIARAM A E DUCAÇÃO I NFANTIL NO B RASIL 1

J EAN O VIDE D ECROLY A es co la ce nt ra da n o al un o. 2

J EAN -O VIDE D ECROLY NASCEU EM 1871, EM R ENAIX, NA B ÉLGICA, FILHO DE UM INDUSTRIAL E DE UMA PROFESSORA DE MÚSICA. 3

A EXPERIÊNCIA DE D ECROLY AO LIDAR COM CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE LINGUAGEM, QUE ELE ATENDIA, LHE DIRECIONARAM PARA PESQUISAS “ SOCIOLINGUÍSTICAS ”, E DEPOIS “ PSICOLINGUÍSTICAS ”, 4

N A INFÂNCIA, FOI UM ESTUDANTE INDISCIPLINADO, QUE NÃO SE ADAPTAVA AO AUTORITARISMO DA SALA DE AULA NEM DO PRÓPRIO PAI. 5

O I NOVADOR Recusava-se a frequentar as aulas de catecismo. Mais tarde preconizaria um modelo de ensino não- autoritário e não-religioso. 6

S UA ATENÇÃO VOLTOU - SE DESDE O INÍCIO PARA AS CRIANÇAS DEFICIENTES MENTAIS 7

D ECROLY FOI BASTANTE CRITICADO POR INTELECTUAIS DE SEU TEMPO AO CONSIDERAR APENAS ASPECTOS BIOLÓGICOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, EMBORA TENHA DESENVOLVIDO SUA TEORIA A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS “ SURDAS ” 8

Trabalhou para buscar recursos para atender às necessidades de aprendizagem de crianças que não podiam ouvir. 9

D EFENDEU A LEITURA “ IDEOVISUAL ”, OU LEITURA “ MENTAL ” OU AINDA LEITURA ‘ DE IDÉIAS ’, CONHECIDA COMO “ L EITURA S ILENCIOSA ”. 10

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SE DESDOBRARIA EM TRÊS FASES : Observação Associação Expressão Observação Associação Expressão 11

E M 1907, FUNDOU “L’É COLE DE L ’H ERMITAGE ”, CUJO ENSINO ERA DIRECIONADO AOS MENINOS CONSIDERADOS DE INFÂNCIA IRREGULAR, E QUE SE TORNOU FAMOSA COMO EXEMPLO DA E SCOLA N OVA 12

O S PRIMEIROS ANOS DA SUA VIDA FORAM PASSADOS NO MEIO DE UM GRANDE JARDIM ONDE O PAI O INICIOU NOS TRABALHOS MANUAIS 13