PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Advertisements

O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
RELATÓRIO SOBRE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EFETUADAS NO ENSINO MÉDIO Disciplina: Língua Portuguesa Série: 2A Tema: Situações de aprendizagem do 3º bimestre.
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Administração Financeira
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Base Nacional Comum Curricular
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Reescrita de fábula e produção de autoria
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Minha terra encanta o mundo inteiro
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Programação Formação Continuada 2016
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
REUNIÃO COM ALUNOS – MAIO DE 2011
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
O Ensino de Língua Portuguesa
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
AÇÃO DE MELHORIA Processos de Ensino Aprendizagem
Introdução à Engenharia Civil
Coordenação: Vani Kenski
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Pesquisa e Pratica Pedagógica II – Educação Infantil (Pré Escola)
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
Transposição Didática
Coloque a data na qual a atividade se desenvolveu, se for publicação, a data da publicação. Se for uma atividade que duro mais de um dia colocar data de.
Observatório de Ensino e Aprendizagem
DIRETRIZES CURRICULARES
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Fatores que contribuem para um melhor desempenho escolar
COMO SERÁ DESENVOLVIDO? Atividades presenciais:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Campus de União da Vitória
COMO SERÁ DESENVOLVIDO?
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
A produção do fracasso escolar Maria Helena Souza Pato
Cada um sabe a dor e a delícia de ser professor do Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Matemática na Prática.
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
Caminhando ao encontro da Aprendizagem 2018
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Março de 2011

O QUE TORNA O GESTAR UM PROGRAMA IMPORTANTE E INOVADOR? LÍNGUA PORTUGUESA: Mão dupla entre teoria e prática. Enfoque na linguagem. Discussão no texto. Apreciação da cultura letrada. Transposição para a sala de aula dos conhecimentos desenvolvidos no programa. Reunião com professores - Março de 2011

Reunião com professores - Março de 2011 MATERIAL DO PROGRAMA Língua Portuguesa : 6 cadernos de Teoria e Prática (TP). 6 cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA) – Versão do professor. 6 cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA) – Versão do aluno. 1 Guia Geral Reunião com professores - Março de 2011

Transposição Didática ORGANIZAÇÃO DO GESTAR A Proposta Pedagógica de Língua Portuguesa do GESTAR II é estruturada a partir de três eixos: PROPOSTA PEDAGÓGICA Linguagem Textos Transposição Didática Reunião com professores - Março de 2011

Reunião com professores - Março de 2011 AVANÇANDO NA PRÁTICA LIÇÃO DE CASA Esta tarefa faz parte da avaliação formativa do professor cursista e a cada duas unidades estudadas, deve ser entregue uma lição de casa. Consiste em: rever e sintetizar por escrito as principais ideias tratadas na unidade. refletir sobre os desafios propostos na Transposição Didática, registrando-os por escrito. aplicar na sua sala de aula a atividade proposta. elaborar uma produção escrita, relatando a prática da atividade, a ser entregue/apresentada ao professor-tutor na próxima Oficina, contendo as atividades/produções de seus alunos. É sempre o relato de um Avançando na Prática, escolhido pelo cursista. Reunião com professores - Março de 2011