PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING

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Transcrição da apresentação:

PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING RUBENS DE SOUZA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS 13h50 / 14h05 – TC 8140

AS ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS As ações pedagógicas no EAD solicitam de seus alunos uma atividade dissertativa, onde o tutor avalia e há um fórum para as interações e análises de proposições. A expectativa do professor e do tutor é que essa interação resulte em quantidade de postagens, como forma de aferir a participação do aluno. Há um prazo para tais ações e esse costume se repete para diferentes componentes curriculares.

Fazer artístico (fazer arte); Drª ANA MAE BARBOSA, Abordagem Triangular Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte). ANTONI ZABALA 4 Pilares da educação Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver junto; Aprender a ser. Conteúdos em categorias: Atitudinal; Conceitual; Procedimental.

Formação – Modalidade EAD Desafios O perfil do licenciado em Arte e sua atuação na educação básica Políticas Públicas Formação – Modalidade EAD

Políticas Públicas O ensino de arte na educação básica vinculam as Políticas Públicas que condicionam as práticas de ensino e ações pedagógicas, em que os docentes devem dominar saberes específicos das: Artes Visuais, Música, Teatro e Dança. Assim, os percursos didáticos e pedagógicos deveriam gerar relações interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares. Na realidade, vivenciamos a desconstrução de certezas diante dos fundamentos teóricos estabelecidos em cada modalidade artística. Os saberes das artes visuais, da música, do teatro e da dança se harmonizam quando planejados para a formação humana e não na polivalência de docentes das artes. Assim, a polivalência é mecânica e sobrepõe aspectos culturais, sociais e educacionais preciosos para o cotidiano dos estudantes.

Formação – Modalidade EAD Os conteúdos procedimentais compreendem o desenvolvimento de técnicas, observações, elaboração e execução de atividades práticas, além de tomadas de decisões. E ainda de envolver o processo ensino-aprendizagem, na elaboração do conhecimento.

Pode ser entendida, a partir de identificadores: ATIVIDADES PRÁTICAS Pode ser entendida, a partir de identificadores: referir-se a uma atuação; não ser uma atuação qualquer, mas ordenada; objetivar a conquista de metas. Conteúdo procedimental é provido de regras, de técnicas, de métodos, de habilidades, de estratégias, de procedimentos, entre outras coisas. “É um conjunto de ações ordenadas e com finalidade, quer dizer, dirigidas à realização de um objetivo” (ZABALA, 1999, p.10).

Streaming O streaming é uma tecnologia bem explorada em redes sociais, pois é capaz de comprimir vídeos e isso viabiliza sua transmissão ao vivo, via Internet, em velocidade surpreendente, sem a necessidade de armazenar os dados em um computador.

Participantes da oficina de desenho: Poéticas do desenho

Aluno do curso de artes visuais Aluna do curso de artes visuais Aluna do curso de artes visuais

ATIVIDADE NÃO AVALIATIVA: 1º dia do 3º Colóquio Paulo Freire – 1810 participações.

ATIVIDADE NÃO AVALIATIVA: COLÓQUIO PAULO FREIRE

ATIVIDADE NÃO AVALIATIVA – OFICINA DE FANTOCHE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ELLORS. Jacques.; Os quatro pilares da educação. Disponível em: << http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm>> Acessado em: 28 set. 18. BARBOSA, Ana Mae. Parâmetros Curriculares em Geral e para as Artes Plásticas em Particular. In: ARTE&EDUCAÇÃO em Revista-v.1, nº1(1995). Porto Alegre. Rede Arte na Escola/Pólo UFRGS,1995- Ano III-nº4-Dezembro de 1997 BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998. rubens.souza@unimes.br