Fatores associados PAEBES/PAEBES ALFA
REVISTA CONTEXTUAL PROFESSORES
Sexo
Cor/Raça autodeclarada
Escolaridade
Exercício de outra atividade remunerada
Tempo de atuação docente
Tempo de atuação docente na escola
Carga horária semanal
Carga horária semanal dedicada às atividades extraclasse
Carga horária semanal na escola
Carga horária semanal na escola dedicada a atividades extraclasse
Expectativa de professores sobre o futuro de seus estudantes
Percepção de professores sobre a diversidade de atividades da escola
Percepção de professores sobre a qualidade das relações na escola
Percepção dos professores sobre as práticas pedagógicas
Percepção de professores sobre as práticas pedagógicas
Percepção de professores sobre o perfil pedagógico do gestor escolar
Percepção de professores sobre o perfil democrático do gestor escolar
REVISTA CONTEXTUAL DIRETORES
Sexo
Cor/Raça autodeclarada
Escolaridade
Exercício de outra atividade remunerada
Tempo de atuação gestora
Tempo de atuação gestora na escola
Carga horária semanal
Carga horária semanal na escola
Expectativa de diretores sobre o futuro de seus estudantes
Percepção de diretores sobre a qualidade das relações na escola
Percepção de diretores sobre o perfil pedagógico
Percepção de diretores sobre o perfil democrático
FATORES CONTEXTUAIS Este slide pode ser utilizado ou não, depende de quem for apresentar. Pode optar por usar apenas os dois anteriores ou este (mais completo). Soares, J.F. (2007). Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa. 37(130), p. 141.
REVISTA CONTEXTUAL A partir do quadro de Soares apresentado na oficina, e com base nas reflexões realizadas sobre a Revista Contextual do PAEBES 2017, o que mais chama atenção na realidade capixaba?
REVISTA CONTEXTUAL Quais dados apresentados na Revista Contextual do PAEBES 2017 foram surpreendentes para você?
REVISTA CONTEXTUAL Quais foram as principais conclusões a que o grupo chegou com relação à análise dos dados da Revista Contextual do PAEBES 2017?
ATIVIDADES
PERCEPÇÕES SOBRE O CONTEXTO
PERCEPÇÕES SOBRE O CONTEXTO Ao realizar a atividade Percepções sobre o contexto, você concluiu que há mais fatores internos ou externos à escola que podem estar afetando negativamente a rede? Por que você acredita que isto ocorre?
PERCEPÇÕES SOBRE O CONTEXTO Por que as ações que você estabeleceu na atividade Percepções sobre o contexto ainda são foram realizadas pela rede?
ESTUDO DE CASO
ESTUDO DE CASO
ESTUDO DE CASO
ESTUDO DE CASO
ESTUDO DE CASO
CONHECENDO O CONTEXTO ESTUDANTES
Total de questionários contabilizados: CONHECENDO O CONTEXTO Total de questionários contabilizados: 43.947 - 5º ano (76,2% do previsto) 30.102 – 9º ano (76,3% do previsto) 21.657 – 3º ano (73,4% do previsto) * A extrapolação da pesquisa deve ser realizada cuidadosamente por gestores de rede e demais interessados.
CONHECENDO O CONTEXTO NÃO SE ESQUEÇA! Registre as informações solicitadas no seu Caderno de Exercícios!
CONHECENDO O CONTEXTO Sexo: Maioria do sexo MASCULINO: Maioria do sexo FEMININO: 5º ano - Estadual e Municipal 3ª série - Municipal e Particular 5º ano - Particular 9º ano - Todas as redes 3ª série - Estadual
CONHECENDO O CONTEXTO Cor/raça autodeclarada: Maioria se autodeclara BRANCO: Maioria se autodeclara NÃO BRANCO: 5º ano - Particular 3ª série - Particular 5º ano - Estadual e Municipal 9º ano - Todas as redes 3ª série - Estadual e Municipal
Maior concentração referente à escolaridade da mãe*: CONHECENDO O CONTEXTO Maior concentração referente à escolaridade da mãe*: * Entre os estudantes que declararam conhecer a escolaridade da mãe 5º ano Estadual e Municipal - Completou o 5º ano, mas não completou o 9º ano Particular - Completou a faculdade 9º ano Estadual e Municipal - Completou o ensino médio, mas não completou a faculdade 3ª série Estadual - Completou o ensino médio, mas não completou a faculdade Municipal e Particular - Completou a faculdade
Maior concentração referente à escolaridade do pai*: CONHECENDO O CONTEXTO Maior concentração referente à escolaridade do pai*: * Entre os estudantes que declararam conhecer a escolaridade do pai 5º ano Estadual e Municipal - Completou o 5º ano, mas não completou o 9º ano Particular - Completou a faculdade 9º ano Estadual e Municipal - Completou o ensino médio, mas não completou a faculdade 3ª série Estadual - Completou o ensino médio, mas não completou a faculdade Municipal - Completou o 9º ano, mas não completou o ensino médio
Itens no domicílio* * Banheiro, quarto de dormir, máquina de lavar, micro-ondas, ar- condicionado, carro, smartphone, computador, videogame, dicionário
Atividades realizadas nas férias
Hábitos de leitura