Fatores associados PAEBES/PAEBES ALFA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Retrato da gestão da saúde e segurança na indústria brasileira.
PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
PROFESSOR Este material reune as informações que você precisa para orientar seus alunos para a participação na FECETE. Identifique nas sua escola os projetos.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1 REORGANIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH Setembro / 2015.
MENU A apresentação tem a finalidade de auxiliar as Unidades Escolares da Diretoria de Ensino Região Leste 1 nos procedimentos da Matrícula Antecipada.
ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.
Censo CONSED dos Sistemas Estaduais de Avaliação Junho de 2016.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Clique aqui e saiba mais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Total de Escolas: escolas
Prova Brasil Língua Portuguesa.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
MARIA DE LOURDES SPAZZIANI JOSÉ BRÁS BARRETO DE OLIVEIRA
Desafios do próximo PNE
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
Escola Americana de Brasília
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
Luciane Silveira Miranda de Lima
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
07/11/2018 – 1º Treinamento KIDS SAVE LIVES BRASIL – DOCENTES USP São Paulo, SP O KIDS SAVE LIVES faz treinamentos para professores e alunos da rede pública.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Visita Técnica A Visita Técnica é um mecanismo de interação entre a ETEC/Empresa, caracterizado pelo contato no local entre os alunos e o local visitado.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Superintendência Regional de Ensino Coronel Fabriciano DIVEP Reunião com Professores de Salas de Recursos.
GÊNERO: O PROBLEMA ATUAL NAS ESCOLAS
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Fatores associados PAEBES/PAEBES ALFA

REVISTA CONTEXTUAL PROFESSORES

Sexo

Cor/Raça autodeclarada

Escolaridade

Exercício de outra atividade remunerada

Tempo de atuação docente

Tempo de atuação docente na escola

Carga horária semanal

Carga horária semanal dedicada às atividades extraclasse

Carga horária semanal na escola

Carga horária semanal na escola dedicada a atividades extraclasse

Expectativa de professores sobre o futuro de seus estudantes

Percepção de professores sobre a diversidade de atividades da escola

Percepção de professores sobre a qualidade das relações na escola

Percepção dos professores sobre as práticas pedagógicas

Percepção de professores sobre as práticas pedagógicas

Percepção de professores sobre o perfil pedagógico do gestor escolar

Percepção de professores sobre o perfil democrático do gestor escolar

REVISTA CONTEXTUAL DIRETORES

Sexo

Cor/Raça autodeclarada

Escolaridade

Exercício de outra atividade remunerada

Tempo de atuação gestora

Tempo de atuação gestora na escola

Carga horária semanal

Carga horária semanal na escola

Expectativa de diretores sobre o futuro de seus estudantes

Percepção de diretores sobre a qualidade das relações na escola

Percepção de diretores sobre o perfil pedagógico

Percepção de diretores sobre o perfil democrático

FATORES CONTEXTUAIS Este slide pode ser utilizado ou não, depende de quem for apresentar. Pode optar por usar apenas os dois anteriores ou este (mais completo). Soares, J.F. (2007). Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa. 37(130), p. 141.

REVISTA CONTEXTUAL A partir do quadro de Soares apresentado na oficina, e com base nas reflexões realizadas sobre a Revista Contextual do PAEBES 2017, o que mais chama atenção na realidade capixaba?

REVISTA CONTEXTUAL Quais dados apresentados na Revista Contextual do PAEBES 2017 foram surpreendentes para você?

REVISTA CONTEXTUAL Quais foram as principais conclusões a que o grupo chegou com relação à análise dos dados da Revista Contextual do PAEBES 2017?

ATIVIDADES

PERCEPÇÕES SOBRE O CONTEXTO

PERCEPÇÕES SOBRE O CONTEXTO Ao realizar a atividade Percepções sobre o contexto, você concluiu que há mais fatores internos ou externos à escola que podem estar afetando negativamente a rede? Por que você acredita que isto ocorre?

PERCEPÇÕES SOBRE O CONTEXTO Por que as ações que você estabeleceu na atividade Percepções sobre o contexto ainda são foram realizadas pela rede?

ESTUDO DE CASO

ESTUDO DE CASO

ESTUDO DE CASO

ESTUDO DE CASO

ESTUDO DE CASO

CONHECENDO O CONTEXTO ESTUDANTES

Total de questionários contabilizados: CONHECENDO O CONTEXTO Total de questionários contabilizados: 43.947 - 5º ano (76,2% do previsto) 30.102 – 9º ano (76,3% do previsto) 21.657 – 3º ano (73,4% do previsto) * A extrapolação da pesquisa deve ser realizada cuidadosamente por gestores de rede e demais interessados.

CONHECENDO O CONTEXTO NÃO SE ESQUEÇA! Registre as informações solicitadas no seu Caderno de Exercícios!

CONHECENDO O CONTEXTO Sexo: Maioria do sexo MASCULINO: Maioria do sexo FEMININO: 5º ano - Estadual e Municipal 3ª série - Municipal e Particular 5º ano - Particular 9º ano - Todas as redes 3ª série - Estadual

CONHECENDO O CONTEXTO Cor/raça autodeclarada: Maioria se autodeclara BRANCO: Maioria se autodeclara NÃO BRANCO: 5º ano - Particular 3ª série - Particular 5º ano - Estadual e Municipal 9º ano - Todas as redes 3ª série - Estadual e Municipal

Maior concentração referente à escolaridade da mãe*: CONHECENDO O CONTEXTO Maior concentração referente à escolaridade da mãe*: * Entre os estudantes que declararam conhecer a escolaridade da mãe 5º ano Estadual e Municipal - Completou o 5º ano, mas não completou o 9º ano Particular - Completou a faculdade 9º ano Estadual e Municipal - Completou o ensino médio, mas não completou a faculdade 3ª série Estadual - Completou o ensino médio, mas não completou a faculdade Municipal e Particular - Completou a faculdade

Maior concentração referente à escolaridade do pai*: CONHECENDO O CONTEXTO Maior concentração referente à escolaridade do pai*: * Entre os estudantes que declararam conhecer a escolaridade do pai 5º ano Estadual e Municipal - Completou o 5º ano, mas não completou o 9º ano Particular - Completou a faculdade 9º ano Estadual e Municipal - Completou o ensino médio, mas não completou a faculdade 3ª série Estadual - Completou o ensino médio, mas não completou a faculdade Municipal - Completou o 9º ano, mas não completou o ensino médio

Itens no domicílio* * Banheiro, quarto de dormir, máquina de lavar, micro-ondas, ar- condicionado, carro, smartphone, computador, videogame, dicionário

Atividades realizadas nas férias

Hábitos de leitura