Uso de material didático lúdico para uma aprendizagem de inglês mais prazerosa Keila Alvarenga Azalim CUNHA - E. E. Professor Antônio Gonçalves Lana Escola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Advertisements

EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
CRITICAL LITERACY.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
A Difícil Arte de Ensinar
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Sensibilização no IF-SC
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PROJETO DE INSERÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA ITALIANA PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM – MESTRADO RAQUEL BAMBIRRA ELANE AVELAR LANA 08/11/2013.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
Fabiana Rosa Dal Forno (Uergs) Tatiele Portela de Oliveira (Uergs)
Os quatro pilares da educação.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Lugares (im)possíveis de se aprender inglês no Brasil:
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O computador como Meio e como Fim...
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
vídeo
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Uso de material didático lúdico para uma aprendizagem de inglês mais prazerosa Keila Alvarenga Azalim CUNHA - E. E. Professor Antônio Gonçalves Lana Escola Municipal José Maria da Fonseca Introdução No nosso contexto escolar, às vezes percebemos que o material didático lúdico é utilizado como um passa-tempo, em que educador desconhece suas diversas possibilidades e funções sócio-educativas e afetivas, contribuindo assim para uma visão distorcida deste tipo de material. Através de encontros em um programa de formação continuada (PECPLI), senti-me motivada a questionar esta percepção um pouco depreciativa do lúdico e, a partir de pesquisas e reflexões sobre minha prática no ensino regular, busco enfatizar alguns dos benefícios da utilização do material didático lúdico no ensino e aprendizagem de inglês. Atividades lúdicas: da teoria para a prática  Vários autores ((TEIXEIRA, 1995; KRASHEN, 1982) têm demonstrado uma preocupação com a atividade lúdica e incentivam os professores a um questionamento que possa desmistificar algumas crenças a respeito do lúdico apenas à diversão.  O lúdico cria uma espécie de esforço espontâneo (TEIXEIRA, 1995).  As atividades lúdicas estão integradas às dimensões afetivas, motora e cognitiva da personalidade, por isso, quando bem trabalhadas, alcançam maiores resultados.  A atividade com materiais lúdicos cria um clima de entusiasmo, fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem seja mais prazeroso, lidando muitas vezes com fatores afetivos ligados à constituição de conhecimento (KRASHEN, 1982).  A confecção de jogos auxilia a aprendizagem, a socialização, e atitudes mais positivas dos alunos. Considerações finais Existe uma infinidade de jogos ou atividades lúdicas que poderiam ser (re) criadas ou adaptadas a vários conteúdos no ensino de LE. O jogo da memória foi apenas uma demonstração de como podemos unir o lúdico com o ensino e aprendizagem. Os benefícios na utilização vão além do cognitivo, pois estas atividades mostraram-se facilitadoras da sociabilidade e da motivação na aprendizagem da língua estrangeira. O lúdico permite aos alunos estudarem a LI em situações comunicativas. Ainda acredito que os professores podem ser encorajadores e incentivadores para despertar o interesse adormecido nos alunos. Referências FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. New York, Pergamon Press, First internet edition July Disponível em: REIFF, Fernanda de Abreu. O ensino de inglês numa escola Internacional. Instrumento: Revista Estadual de Pesquisa Educacional. Juiz de Fora, v. 11, n. 1, p , jan./jun TEIXEIRA, C. E. J. A Ludicidade na Escola. São Paulo: Loyola, Neste trabalho, descrevo uma atividade em que crio materiais lúdicos com ajuda dos alunos. Opinião dos alunos sobre os jogos UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES PROJETO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA Contexto: 6º ano do ensino fundamental. Objetivo: aprender vocabulário sobre nacionalidades e países. Desenvolvimento: Os alunos deveriam recortar 18 retângulos com desenhos das bandeiras estudadas e mais 18 retângulos com o nome das nacionalidades correspondentes. Em grupos, os alunos deveriam encontrar os pares para as bandeiras e nacionalidades. Poderiam BrazilianAmerican Italian Spanish Jogo da memória (cont.) conversar, negociando respostas. Venceria quem alcançasse o maior número de pares. Como atividade complementar, fizeram um listening, com um bom desempenho devido à atividade lúdica anterior. Jogo da memória (1) (2) (3) Gráfico 1. Quanto à atividade que realizamos no “memory game”, qual a sua opinião? Gráfico 2. Quando fomos praticar o jogo “memory game” em sala, o que você achou desta atividade? Gráfico 3. Você fez com entusiasmo (prazer) esta atividade do “memory game”?