Sistema de Gestão estratégica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
14. Metodologia de Planejamento Estratégico
Advertisements

BENCHMARKING.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
1,02,03,04,05,0 Muito FracoFraco Mediano BomMuito Bom 5,0 4,6 4,8 3,7 3,6 3,4 3,2 4,8 4,7 4,6 4,7 4,3 Ideal Relação Fornecedor / Cliente da Área de RH.
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Sistemas da Informação e Tecnologia
Administração Estratégica
ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA.
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
POR QUE PLANEJAR!.
Administração de Sistemas de Informação II
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Empreendedorismo nas Empresas
As pessoas fazendo a diferença em tempos de crise
Control Objectives for Information and related Technology
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Estratégias do agronegócio
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Gestão pela Excelência
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
Vendas Dia das Mães Ricardo Leite. Vendas Dia das Mães Ricardo Leite.
PROFº. MSC JOSÉ RODRIGUES ARAÚJO ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II.
conhecimentos em resultados
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Administração de Recursos Humanos II
Em 1939: Fundação; Em Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul; Instrumentos musicais. Em 1968: Mudanças no ramo de atividade - Móveis componíveis para cozinhas;
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Dale Carnegie Training®
Planejamento Estratégico
Seu Agente de Mudança..
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
QUALIDADE.
Planejamento Estratégico
Plano de negócio.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Planejamento de Comunicação
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Perspectiva estratégica da qualidade
Formação e Desenvolvimento de Equipe de Vendas
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
Certificação Certificação ISO 9001:2000 Experiência da PROCENGE Junho / 2003.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Disciplina: Direção Estratégica
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
DIFICULDADES NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Segmentação em áreas estratégicas
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
A PRESENTAÇÃO M ODULO DE P ESQUISA GRIDLOG Edgard Fernandes 18/05/2016.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
Segmentação em áreas estratégicas. A B D E CF Ambiente externo Como segmentar o ambiente externo?
12. O que é “capacitação estratégica” e como implementá-la?
Transcrição da apresentação:

Sistema de Gestão estratégica Roteiro baseado no livro Gestão Estratégica Fácil

Motivação “ Se nós não planejarmos o nosso futuro, outros o farão para nós, por nós ou, pior.... Contra nós.” ( COSTA, 2007.p.10)

Desafios para a estratégia “ A implantação de uma nova metodologia de trabalho em uma organização vai esbarrar, quase sempre, em alguns obstáculos e dificuldades a serem vencidos com sabedoria, pertinácia e habilidade, principalmente se essas organizações depararem com mudanças que envolvam transformações culturais, de postura, de atitudes ou de estrutura organizacional.” (COSTA,2007.p.19)

Conceituação “ Para construir um edifício, uma ponte ou uma grande obra, é necessário alicerçá-lo muito bem no terreno.” ( COSTA,2007.p.33) Propósito : O que queremos ser? Ambiente externo: O que nos é permitido fazer? Capacitação: O que nós sabemos fazer?

No centro do triângulo: O que nós vamos fazer?

Análise do ciclo de Vida do negócio

Análise dos Ambientes

Elaboração das Estratégias Existem estratégias Competitivas, de Diversificação, de Alianças e Parcerias, Expansão, e Corporativas Genéricas.

Competitivas Produtos ou Serviços como commodities: Não existe uma diferenciação grande entre os produtos, Além do preço, o que torna a pronta entrega, atendimento personalizado, qualidade assegurada e assistência pós venda como um diferencial;( Leite/ Arroz a granel, Pão Francês, petróleo bruto, tijolos para construção)

Produtos e Serviços diferenciados: Transformar um produto ou Serviço indiferenciado em algo único , diferente dos demais, exclusivo, ao menos na cabeça de quem vai comprá-lo ou usá- lo. Algumas opções: Adicionar novas características Fornecer mais serviços Usar qualidade superior Fornecer customização Associar o produto/serviço com uma “ causa nobre”

Estratégias de Inovação competitiva:” Manter um percentual de seus resultados preestabelecidos em, digamos, pelo menos 40%, vindos somente de produtos ou serviços por ela lançados no mercado nos últimos dois anos.” (COSTA,2007.p137)

Estratégia de diversificação “ Denomina-se estratégia de diversificação um processo sistemático de busca de novas oportunidades de atuação para a empresa ou entidade, partindo daquilo que ela faz bem hoje.” ( COSTA,2007.p.138)

Alianças e Parcerias : Buscar alianças e parcerias para fortalecer um produto no mercado ou mesmo a marca na cabeça dos consumidores é uma estratégia a ser considerada; Estratégia de Expansão : Expandir as áreas de atuação da empresa, Países vizinhos ou até mesmo longínquos podem ser uma alternativa positiva;

Estratégias corporativas genéricas Estratégias de Diferenciação: Estratégia de enfoque: Estratégia de Liderança em Custo:

Implantação O processo mais crítico de todos, dentro deste processo existem alguns fatores-chave de sucesso a serem avaliados: Convicção generalizada de que “ mudar é uma questão de sobrevivência”; Compromisso efetivo da alta direção da instituição com as mudanças; Comunicação clara e divulgação eficaz;

Acompanhamento eficaz do andamento das estratégias ( Ações); Constante monitoramento dos mercados trabalhados e a busca constante pela melhoria;

Bibliografia Costa, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: construindo o futuro de sua empresa. São Paulo:Saraiva,2012.