Métodos e Técnicas de ensino aplicados ao Planejamento de Programas de Educação Nutricional  Planejamento didático: seleção cuidadosa de métodos e técnicas.

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Transcrição da apresentação:

Métodos e Técnicas de ensino aplicados ao Planejamento de Programas de Educação Nutricional  Planejamento didático: seleção cuidadosa de métodos e técnicas mais adequados = facilitam a aprendizagem =  da possibilidade de mudança de comportamento alimentar.  Métodos e técnicas: diagnóstico do problema características da população objetivos educacionais recursos disponíveis  Êxito na aprendizagem + mudanças de práticas alimentares e de estilo de vida = método de ensino utilizado  Aprendizagem: contato com outras pessoas e grupos ambiente escolar rádio, TV, leituras  Métodos ativos de educação: aqueles que se efetivam por meio dos educandos = agente de sua aprendizagem e não receptor de dados e normas elaboradas

 Métodos e técnicas: objetivo de conduzir o educando a criticar, pesquisar, julgar, concluir, sintetizar e refletir  Métodos: mais amplo que as técnicas ordenação lógica e entrosada de todas as atividades a realizar em uma tarefa educativa  Técnicas: forma de apresentação da matéria para efetivação da aprendizagem Método de Ensino = Série de Técnicas  Tipos de métodos de ensino: individualizado: visam às possibilidades individuais socializado: visam à integração social do educando  Técnicas aplicadas à Nutrição: 1- Aconselhamento dietético: consiste em fornecer educação/orientação individual, propondo mudanças de comportamento alimentar adaptado às condições de saúde do indivíduo – considerando aspectos socioeconômicos e culturais 3 fases: entrevista, aconselhamento propriamente dito, acompanhamento

2- Brainstorming (tempestade cerebral): livre criação de idéias sobre determinado assunto ideal para grupo de poucas pessoas apresentação de soluções a curto, médio e longo prazo seleção das mais indicadas 3- Debate: tema + posições divergentes exercício de liberdade e tolerância nutricionista com papel de moderador do grupo e síntese dos pontos principais ao final 4- Demonstração: apresentação pelo nutricionista de um objeto ou processo educando vai aprender a realizar as operações que compõem a tarefa nutricionista: planejar a demonstração, treinar, executar e resumir passos e conceitos 5- Discussão: troca de informações de um determinado tema previamente estudado pelo grupo ou desejo de resolver problemas, buscar informações ou tomar decisões o grupo escolhe:  líder: coordenador da discussão e orientador para o objetivo  secretário: registrador dos pontos importantes e faz o relatório  perito: apresentador dos fatos técnicos – nutricionista

6- Dramatização: representação de uma situação usado para crianças 7- Entrevista: como dinâmica de grupo: série de perguntas por um entrevistador (nutricionista) – objetivo de obter informações, esclarecimentos e opiniões sobre determinado assunto  nutricionista planeja a entrevista: define os objetivos, faz o roteiro, prepara o material para reforço da ação educativa como técnica de ensino: entrevistador (educando) interroga um especialista sobre um assunto para obter informações  educador: elabora as perguntas com o educando  entrevista  educador + educando discutem e sintetizam o assunto 8- Estudo de caso: educador apresenta uma situação-problema participação dos educandos – sugestões, opiniões, soluções discussão individual ou em grupo 9- Exegética: o educando irá tomar contato com as fontes originais de informações e fazer a interpretação 10- Fichas de estudo: 3 fichas: primeira – tema a ser estudado; segunda – exercícios relativos ao tema; terceira: resposta dos exercícios

11- Instrução programada: estudo individual não há intervenção direta do educador material previamente elaborado contendo o assunto fracionado progresso do educando, depende do seu próprio ritmo 12- Observação e verbalização: permite observação e discussão desenvolve a capacidade de observação, avaliação crítica, julgamento de idéias e desempenho enquanto um grupo verbaliza, o outro observa = reflexão de idéias sugeridas + conclusões finais 13- Preleção: exposição oral de um assunto perante uma audiência expositor: apresentar o tema; desenvolver em partes lógicas; sintetizar o exposto; e concluir 14- Tarefa dirigida: instruções precisas do educador individual e em grupo trabalhos teóricos, práticos ou teórico-práticos

Educação Nutricional individual e em grupo  Individual: público-alvo:  paciente de consultório  merendeira da escola  funcionário da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) técnicas:  aconselhamento dietético  demonstração  entrevista  estudo de caso  fichas de estudo  instrução programada  tarefa dirigida  Grupos: público-alvo:  grupo de mães, funcionários da UAN, portadores de determinada patologia, profissionais técnicas:  considerar Características de objetivos específicos: visam mudança de comportamento cognitivo (conhecimento) ou conativo (prática) 2- Características do grupo: capacidade de abstração, leitura, escrita, formal ou informal  brainstorming  debate  demonstração  discussão  estudo de caso  dramatização  fichas de estudo  exegética  observação e verbalização  preleção  tarefa dirigida  entrevista

Métodos aplicados ao público em geral  Educador em Nutrição deve aproveitar a oportunidade para expor ao público as informações corretas de alimentação e nutrição  muitos jornais, revistas e emissoras de rádio e TV oferecem espaço gratuito para divulgação de mensagens de utilidade pública  Meios de comunicação:  Televisão extraordinário meio de comunicação deveria servir para elevar o nível de cultura da comunidade não deveria servir apenas de interesse comercial autêntica intenção educativa de melhor informar e formar o homem  Vantagens: comunicam informações a grande número de pessoas ajudam a difundir idéias novas fazem parte da vida da maioria das pessoas podem ser recursos auxiliares para outros métodos de ensino  Desvantagens: proporcionam pouco detalhes sobre um fato não respondem perguntas imediatas do público o conteúdo das informações sobre limitações pelas diferenças de público utilização ligada à interesses comerciais na maioria das vezes  Técnicas: exposição-demonstração: recursos audio-visuais entrevista painel: reunião de grupo de especialistas para discussão de um assunto documentário: cenas, fotos, acontecimentos reais