Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.

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Transcrição da apresentação:

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho

Propostas para o mês de junho Na atividade do mês de maio vocês ampliaram a discussão e análise do IDEB da sua rede e planejaram algumas ações para serem desenvolvidas com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos, tendo em vista que na maioria dos casos, o indicador de fluxo já estava resolvido. Para o mês de junho, propomos para a equipe da secretaria um aprofundamento das análises com foco nos resultados de Língua Portuguesa ( habilidades de leitura avaliadas na Prova Brasil). Para isso vocês consultarão a plataforma Qedu Redes. O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de um projeto institucional de leitura. Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

Roteiro das atividades Atividade 1 – Inscrever o município na plataforma Qedu redes (ver o passo a passo no slide XX) para fazer o levantamento de resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil Atividade 2 – Analisar os resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil 2013, considerando as questões nos slides 4 a 7. Essa atividade ajudará sua equipe a fazer a análise de 2015 assim que os resultados forem disponibilizados. Atividade 3 – Plano de Ação da Secretaria

Acesso ao Qedu Redes 1- Acesse a plataforma do Qedu redes no link e faça seu cadastro. Veja imagem abaixo: 2- A plataforma enviará um com um código para o cadastro.

Analisando dados na plataforma Qedu Redes 1 - Na aba Painel da Rede, copie o resultado da proficiência em Língua Portuguesa. 2 – Relacione esse resultado ao nível descrito na Matriz de Referência do SAEB, disponível no link. Na escala de proficiência de Língua Portuguesa a nossa média é de 190,01 que corresponde ao nível 3. 3 – Agora, acesse a aba Painel do Aprendizado e identifique a proficiência dos alunos de sua rede em cada descritor. Para entender melhor os dados desse painel assista ao vídeo disponível no link rede/aprendizadohttp://redes.qedu.org.br/minha- rede/aprendizado

Analisando dados 4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? Tópicos 2 (58%), 4 (52%) e 5 (57%). 5 – Quais tópicos apresentam os menores percentuais de acerto? Tópicos 1 (49%), 3 (41%) e 6 (41%).

Analisando dados 6 – Analise o desempenho das escolas em cada tópico e identifique a quantidade de escolas em cada faixa: 7 – Com base na tabela acima, quais decisões que precisam ser tomadas em sua rede? Tópico/quanti dade de escolas Melhores escolas Desempenho mediano Necessitam atenção Tópico 1111 Tópico 2111 Tópico 3111 Tópico 4111 Tópico 5111 Tópico 6111

Analisando dados 8 – Considerando os diferentes tópicos, identifique: a)se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Necessitam Atenção. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? b)se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Desempenho Mediano. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? c)se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Melhores Escolas. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? 9 – Agora que você já consolidou esses resultados, como envolver as escolas da sua rede nessa discussão e na tomada de decisões?

1.Chamar a equipe gestora de cada escola e analisar o painel de aprendizado do Qedu Redes. 2.Retomar os agrupamentos de reforço e ter critérios claros para encaminhamentos de alunos. 3.Socialização de boas práticas: 1.Primeiramente entre os gestores, para que boas ações de uma unidade possam ser empregadas em outras. 2.Posteriormente, cada gestor propõe socialização de boas práticas de seus professores, para que tais ideias possam ser ampliadas e adaptadas outras turmas. 3.Em nível de rede, agrupar professores por ano/série para que ocorra esta troca de boas práticas, bimestralmente. (Consultar a rede quanto a possibilidade de se realizar estas reuniões) DCONT/SCHF9

4. Sequência Didática para evolução do aluno dentro de gêneros textuais diversos (observação das características do gênero, leitura pelo professor, leitura pelo aluno, localização de informações explícitas e implícitas, reconto oral, planificação das ideias principais, reescrita, revisão do texto). Este trabalho já é feito, mas se faz necessário dar clareza aos professores de sua importância, validar o que deu certo, replanejar outros pontos. DCONT/SCHF10

Agora chegou a hora de planejar! Considerando que esses descritores de leitura são aprendidos ao longo da escolaridade e que não são aprendidas por meio de treinos, mas pelas experiências e oportunidades de práticas de leitura planejadas intencionalmente no cotidiano escolar, sugerimos o estudo de um Projeto Institucional de Formação de Leitores desenvolvido pela gestão escolar no livro O que revela o espaço escolar – Um livro para diretores de escola, da Comunidade Educativa CEDAC. Link disponível na Plataforma. Ao analisar o projeto, descreva quais seriam as ações da equipe de secretaria para apoiar sua realização em todas as escolas da rede. Sugerimos que sua equipe elabore um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas da rede na implementação desse projeto institucional. Para saber mais sobre Projeto Institucional, acesse o link