Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Advertisements

Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
Jogos de Empresas UNIP. Ambiente de negócios Num cenário de rupturas e descontinuidades torna-se imprescindível reconhecer a complexidade do processo.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Welington Aleixo.
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
Projeto de Extensão Unisul
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Escola Quantitativa Teoria Matemática.
Processo Administrativo
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Disciplina: Sistemas de Informação
Prefeitura Municipal de Guarujá
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Administração Financeira III
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
O PLANO DE MARKETING.
Funções de administração
Controladoria Financeira
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Evolução do Planejamento Estratégico.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Planejamento.
Definição da Estratégia Organizacional
Organização de eventos II
Aprendizagem do Século XXI
Sistema de Gestão Econômica:
Elaboração de Projetos
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Planejamento Estratégico
Gestão de Negócios aula 2
Professor Norival Carvalho Cunha
Comunicação Empresarial
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLÁSSICO
Professor Norival Carvalho Cunha
Etapas do processo de Administração Estratégica
Instrumentos Utilizados
Processo e gestão administrativa
VINÍCIUS SITTONI BRASIL
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Mapeamento de processos para Construtoras
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
O PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO
Funções de administração
Modelos de controle gerencial
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Operacionalização e Definição do Modelo de Gestão
BENCHMARK O que é BENCHMARK
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Recomendar uma Estratégia
Melhorar a Qualidade do Clube
Avaliação e Especificação de Soluções
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
PLANO DE CARREIRA Tristana Cezaretto.
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Prof. Wanderley Carneiro © / 47 Método dos Elos – adequação de layout de processos Estabelece a posição mais adequada para os postos de trabalho.
Transcrição da apresentação:

A Escola do Planejamento: A Formação de Estratégia como um Processo Formal

Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência da forma de ensino nos cursos de administração e como a prática empresarial ideal.

Origem A Escola do Planejamento surgiu praticamente ao mesmo tempo que a escola do design, pois as duas escolas tiveram seus livros publicados em 1965,, mas seguiram cominhos distintos.

O modelo básico do. planejamento estratégico O modelo básico do planejamento estratégico Planejamento estratégico nada mais é do que um conjunto sistemático de prioridades e decisões que tem como intuito a previsão de desenvolvimento da organização a médio e longo prazo. Consiste no desdobramento da análise SWOT em fixação dos objetivos, análise das condições externas, análise das condições internas, avaliação da estratégia e operacionalização da estratégia.

-Fixação de objetivos: são as metas a serem alcançadas -Fixação de objetivos: são as metas a serem alcançadas.Elas identificam quais alternativas estratégicas a empresa deve seguir. - Auditoria externa: são as previsões feitas das condições futuras do ambiente externo (mercado, consumidores, economia) e a preparação da empresa para agir em condições desfavoráveis. Prever e preparar são o lema da escola do planejamento.

- Auditoria interna: é a avaliação da condição interna da empresa para implementação da estratégia. - Avaliação da estratégia: é adequação da estratégia à realidade da empresa e análise do quão completa está. Ao contrário da escola do design, na escola do planejamento a estratégia deve ser bem delineada.

- Operacionalização da estratégia: é a formulação e a implementação do plano mestre (objetivos, orçamentos, estratégias e programas)

Premissas da Escola do Planejamento Premissas da Escola do Planejamento A escola do planejamento adotou quase todas as premissas da escola do design. As que não foram adotas é que distingue de maneira clara a abordagem de cada escola. O modelo de execução é bem diferente. A escola do planejamento exige uma execução altamente formal e programada, e cumpre obrigatoriamente uma seqüência lógica de etapas. A estratégia não é elaborada pelo executivo principal, mas sim pelos planejadores de cada área da empresa. O executivo principal era responsável apenas por aprovar ou não o projeto.

Progressos da escola do planejamento Progressos da escola do planejamento A escola do planejamento teve grande progresso nas suas premissas, sendo estes focados na aplicação da estratégia. São eles: planejamento de cenário, para que a empresa possa analisar hipóteses de comportamento num cenário pessimista, mais provável e otimista. Podem ser consideradas nessa avaliação variáveis econômicas, sociais, políticas e demográficas e controle estratégico, para avaliar se o plano de ação está refletindo no resultado esperado.

Críticas à Escola do Planejamento Críticas à Escola do Planejamento As críticas feitas não são exatamente ao planejamento, mas sim ao planejamento estratégico, pois segundo o autor não é correto dizer que a estratégia pode ser desenvolvida em um processo estruturado e formalizado. Para ele, o planejamento estratégico tem outras funções na organização.

A primeira crítica é referente a predeterminação do cenário, pois para o planejamento ser tido como estratégico, é necessário a organização prever as mudanças no ambiente externo ou controlá-las. Não é isso o que na verdade ocorre. Quando as empresas adotam esse planejamento sempre esperam pelo cenário melhor e mais adequado, mas na verdade isso é difícil de acontecer.

A segunda crítica é referente a formalização dos sistemas para executar as tarefas de planejamento, pois segundo o autor os seres humanos estão muito mais aptos a realizar essa função, uma vez que os sistemas não podem compreender as informações e sintetizá-las