Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo.
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Metodologia do Ensino de Física I
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
EAD - Educação a Distância
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
BNCC EDUCAÇÃO À ALTURA DOS CONHECIMENTOS CONTEMPORÂNEOS
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
DIDÁTICA E PLANEJAMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO CRISTÃ.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Mediação Escolar e Comunitária 1°Encontro de Formação
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Competências Gerais da BNCC
Competências Gerais da BNCC
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Afinal,do que estamos falando?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica Grupo Alpha Faculdade de Educação - USP

O que é Currículo? E Parâmetros Curriculares? Federação – linha geral de atuaç˜ão, concepção pedagógica, desenvolvido de competências e habilidades para formar todo cidadão Estados - definem os seus próprios currículos, levando em conta as diferenças regionais, as diferentes necessidades e possibilidades de cada unidade da federação. Escolas - devem elaborar os seus programas de ensino (contexto local e os interesses concretos da comunidade servida pela escola; diversidade nos conteúdos de ensino e no modo como são abordados esses conteúdos.

Conteúdos + Competências + Habilidades + Atitudes Currículo Planos Conteúdos Competências e Habilidades

Competências (saber-fazer e saber-ser) é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possam mobilizar diversos recursos cognitivos: Saberes, dados e informações Capacidades cognitivas Relacionamento de conhecimentos contextuais e científicos (saber-ser com aspectos éticos, cooperativos, participativos, solidários etc) para enfrentar e solucionar uma série de situações: Resolver problemas Criar soluções (Philipe Perrenoud, 2000)

Conhecimentos (saberes) Saber conhecimentos significa =aprender a conhecer 1. Dimensão Conceitual - O que são Conhecimentos Conceituais? = O que aprender? 2. Dimensão Procedimental = HABILIDADES (saber fazer = aprender a fazer) 3. Dimensão Atitudinal = Valores/Atitudes – (saber ser) = aprender a ser e conviver)

Habilidades Associadas ao saber-fazer: ação física e cognitiva que indica a capacidade adquirida. Exemplos: Compreender fenômenos Relacionar informações Analisar situações-problema Sintetizar -avaliar Argumentar Criar

Implicações sobre o Planejamento Docente (Ensino) 1. O que é ENSINAR? Saber planejar, desenvolver competências e habilidades; propor atividades educativas diversificadas; estimular a pesquisa (livros e web); avaliar; recuperar 2. O que é APRENDER? Saber aprender, conhecer e adquirir conhecimentos.. Aprender não é acabar com as dúvidas, mas conviver criticamente com elas. Aplicar a Pedagogia de Projetos (Design Thinking), a pedagogia da pergunta; a Pedagogia das Competências (Trabalho Coletivo)

Para refletir? Que práticas pedagógicas contribuem para o desenvolvimento de competências? Quais as implicações dos conceitos de Competências e Habilidades para o planejamento docente? Como preparar meus planos de aula (episódios-aula)?

O que os alunos precisam aprender? 1. Descobrir o sentido dos problermas e ter perseverança para resolvê-los 2. Raciocinar de forma abstrata, quantitativa e qualitativamente 3. Construir argumentos viáveis e criticar o raciocínio dos outros 4. usar modelos (como os da Matemática, lógicos, relacionais etc) 5. Usar estrategicamente recursos/ferramentas apropriadas (tecnologias) 6. Ter precisão, clareza e objetividade 7. Buscar e usar alguma estrutura 8. Buscar e expressar regularidade no raciocínio realizado