ADAPTAÇÃO CURRICULAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
AVALIAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR
RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Aprendizagem do Século XXI
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
1.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Plano curricular de turma
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Realizar Formação Continuada
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Zabalza, Miguel a. Os professores universitários.
EDUCAÇÃO ESPECIAL PCNP – Gediane Tenório.
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual. “ A condição de deficiência intelectual não pode nunca predeterminar qual será o limite de desenvolvimento.
PROJETO: MATEMÁTICA NA PRÁTICA
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Superintendência Regional de Ensino Coronel Fabriciano DIVEP Reunião com Professores de Salas de Recursos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Em 1999 – por meio do Projeto Estratégico Nacional – iniciou a elaboração de um conjunto de métodos que fossem capazes de subsidiar a formação com base.
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Diretoria de Ensino Norte 1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Não estamos preparados? Quando estaremos? E o que fazemos enquanto nos preparamos? O que fazer com a diferença?
Transcrição da apresentação:

ADAPTAÇÃO CURRICULAR

Adaptação Curricular LDB -9394/96 Art. 59.  Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:            I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

Adaptação Curricular Resolução SE 61/2014 Artigo 11 - O registro do desempenho do aluno com deficiência intelectual deverá refletir seu rendimento escolar, em relação ao planejado na adaptação curricular registrada na Ficha Pedagógica Individual.

Adaptação Curricular As Adaptações Curriculares são providências que devem ser implementadas para atender às necessidades educacionais de cada aluno, com necessidades educacionais especiais, de forma a favorecer-lhes o acesso ao conhecimento e seu uso funcional, na administração de sua própria vida, e no processo de transformação da sociedade.

Adaptação Curricular As Adaptações Curriculares implicam em ações docentes fundamentadas em critérios que definem: o que o aluno deve aprender; como e quando aprender; quais formas de organização do ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem; como avaliar o aluno.

Adaptação Curricular A Adaptação Curricular visa a flexibilização do currículo, para que este possa ser desenvolvido de maneira efetiva em sala de aula e atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência. (MEC/SEE-SP/SEB, 1998).

Adaptação Curricular Não se trata de um novo currículo, mas de uma adequação às necessidades do aluno, deve ser pensada como uma ferramenta ou estratégia, que ofereça oportunidades reais de aprendizagem.

Projeto Político Pedagógico Adaptação Curricular Níveis de Adaptação Projeto Político Pedagógico Sala de Aula Individual Ajuste do currículo em geral, focalizar a organização escolar e os serviços de apoio Realizada pelo professor da sala comum, na programação e desenvolvimento das atividades Com base no currículo oficial, de acordo com a necessidade do aluno Conhecer o aluno

Adaptação Curricular Conhecer o aluno Potencialidades e Dificuldades Avaliação Inicial Potencialidades e Dificuldades Expectativas para o aluno Expectativas das aulas Competência à ser trabalhada Habilidades à serem mobilizadas Estratégia Avaliação

Critérios para Adaptação Curricular 1- O que o aluno deve aprender. 2- Como e quando o aluno deve aprender. 3- Que formas de organização são mais eficazes para que o aluno aprenda. 4- Como e quando avaliar a aprendizagem do aluno.

Adaptação Curricular Elementos Básicos Objetivos Conteúdos Metodologias Atividades Temporalidade

Adaptação Curricular O que ensinar Objetivos e Conteúdos Priorizar habilidades, áreas e/ ou conteúdos essenciais para aprendizagens posteriores Enfatizar o desenvolvimento de habilidades de atenção, participação e adaptabilidade

Adaptação Curricular Como ensinar Metodologias e Atividades Oferecer recursos de apoio Adequar o nível de complexidade das atividades Adequação à seleção de materiais Atividades complementares e alternativas

Adaptação Curricular Como organizar Temporalidade Alterar o tempo previsto para a realização das atividades ou conteúdos, a fim de que o aluno possa alcançar os objetivos propostos

FOCO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO Adaptação Curricular Avaliação Planejar as maneiras, instrumentos, técnicas e critérios Focar nos aspectos do desenvolvimento do aluno, o nível de competência curricular e o estilo de aprendizagem. FOCO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

Adaptação Curricular Estratégias que favorecem as condições de aprendizagem interação professor - aluno – afetividade / vínculo organização da sala de aula ambiente colaborativo manter rotina diária temas e assuntos interessantes respeito ao ritmo de aprendizagem cotidiano rico e significativo

Adaptação Curricular Estratégias que favorecem as condições de aprendizagem utilização de recursos concretos e representativos promoção e participação efetivas em sala de aula interação escola-família O Professor é o facilitador, incentivador e mediador da aprendizagem, criando oportunidades de aprendizagem e intervindo para que o aluno alcance os seus objetivos.

Adaptação Curricular Premissas para a Adaptação Conhecer o aluno – não apenas suas limitações, mas sobretudo suas capacidades; Professor: sujeito mais apropriado para configurar a adaptação do currículo Concepção de currículo – foco no desenvolvimento de competências e habilidades; expectativas de aprendizagem (EA). A adaptação deve ser pensada sobre as Situações de Aprendizagem (SA) que estão sendo desenvolvidas com a classe.

Adaptação Curricular de um recorte. Expectativa para a adaptação curricular – proposição de um recorte. Não é que o aluno chegue ao final das atividades com todas as EA atendidas (como os demais alunos), mas aquelas possíveis, delimitadas pelo professor. Uma simplificação de atividades e metas. Registro das propostas de adaptação.

Adaptação Curricular EXEMPO: Disciplina de Matemática Unidade Escolar: EE Sonho de uma Noite de Verão Aluno: Mohamed Abraum Série/Ano: 7ª Série/8º Ano Idade: 15 anos Deficiência Intelectual Ter como parâmetro as dificuldades e potencialidades observadas na avaliação pedagógica inicil

Adaptação Curricular

Adaptação Curricular Competências e habilidades: conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas; localizar pontos e figuras geométricas no plano cartesiano; realizar transformações geométricas no plano usando operações com as coordenadas cartesianas.

Adaptação Curricular Roteiro para aplicação da situação de aprendizagem 2: A idéia de localização

Da reta numerada ao plano Adaptação Curricular Da reta numerada ao plano

Adaptação Curricular

Adaptação Curricular Representação de figuras geométricas no plano:

Adaptação Curricular Sequência Didática adaptada ao aluno com DI (Mohamed Abraum ) conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas;

Adaptação Curricular Sequência Didática adaptada ao aluno com DI (Mohamed Abraum ) De acordo com o diagnóstico feito com o aluno, constatou-se que, parcialmente, desenvolve a expectativa de aprendizagem “Ler, escrever, ordenar e comparar números”. Inicia-se a sequência didática adaptada com base nesta habilidade.

Adaptação Curricular Sequência Didática adaptada ao aluno com DI (Mohamed Abraum ) 1.Identificar e escrever os números que faltam nesta sequência.

Adaptação Curricular Esta atividade tem como objetivo ampliar o nível de desenvolvimento da habilidade, utilizando a sequência de números inteiros na reta. 2.Identificar e preencher as lacunas com os números que estão faltando.

Adaptação Curricular O objetivo desta atividade é relacionar a Expectativa de Aprendizagem ou Habilidade com os eixos do plano cartesiano, conhecendo as principais características do sistema de coordenadas cartesianas. 3. Preencher as lacunas com os números que estão faltando.

Adaptação Curricular Registro de Adaptação Curricular – Anexo III Expectativa de Aprendizagem trabalhada na aula: Conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas; localizar pontos e figuras geométricas no plano cartesiano; realizar transformações geométricas no plano, usando operações com as coordenadas cartesianas. Expectativa para o aluno com deficiência intelectual: • Conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas.

Adaptação Curricular Registro de Adaptação Curricular – Anexo III Representação desses números em uma reta numérica (esta atividade pode ser realizada de forma concreta, adaptando uma régua grande de madeira em que alguns números foram apagados; ... dessa forma, o aluno pode completá-la com números que foram escritos em uma folha de papel sulfite e recortados pelo próprio aluno); ordenação desses números nos eixos do plano cartesiano, utilizando material impresso.

Adaptação Curricular Registro na Ficha Pedagógica Individual avanços obtidos pelo aluno necessidade de atividades de recuperação continua progressão do nível de complexidade. Atenção: As sequências didáticas definidas para o aluno não esgotam o domínio da Competência, apenas favorecem a aquisição de uma das habilidades que a compõe, baseado nas dificuldades apresentadas pelo aluno.

Plano Pedagógico Individualizado Mesmo objetivo e configuração da adaptação Curricular, destinado aos alunos de inclusão e a todos aqueles que necessitam de um olhar especifico , decorrente de qualquer dificuldade que venha a apresentar no seu processo de aprendizagem. Segue a mesma estrutura da Adaptação Curricular, com exceção do registro do Anexo III.

EXERCICIO DE CONSTRUÇÃO DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR AVALIAÇÃO