HENRI WALLON Gleydson Rocha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Henri Wallon ( / Médico)
Advertisements

Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Características da criança: perspectivas teóricas
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Sobre o Autor 1879: Henri Wallon nasceu em Paris, França. Graduou-se em medicina e filosofia : Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial.
BIANCA GORGULHO CAMILA FREIRE GABRIELA LASKIEVIC GIOVANNA CAETANO NINA LEVY Uma concepção dialética do desenvolvimento.
1. Pressupostos da teoria walloniana
Aula 4 19/mar/2012 Texto de referência – Bastos e col, 2004.
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof.
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
Disciplina: Organização e Métodos
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Personalidade.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
Psicologia do Desenvolvimento I
UNEB CAMINHANDO E CANTANDO E RESSIGNIFICANDO VALORES no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
Visão Cognitiva e Informação
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
Análise e Observação Institucional
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Oficina de Proteção Infantil
Disgrafia.
Teorias e Técnicas psicoterápicas
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Aget.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia e educação: compartilhando saberes
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS Maria Lúcia Barroco.
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN.
EMOÇÃO -Fenômeno visceral; -Fenômeno psicossomático; -Parte de um fato, de uma vivência que desencadeia alterações orgânicas, viscerais e que também se.
Teoria psicossexual do desenvolvimento humano
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
Prof. Octavio Domont de Serpa Jr.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
MOVIMENTO ESPIRAL NO DESENVOLVIMENTO MENTAL
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

HENRI WALLON Gleydson Rocha Referências: GALVÃO, Izabe. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Princípios básicos de Wallon O organismo como condição primeira do pensamento, afinal toda função psíquica supõe um equipamento orgânico O homem é determinado fisiológica e socialmente, sujeito, portanto, a uma dupla história, suas disposições internas e situações externas Estudo integrado do desenvolvimento: afetividade, motricidade e inteligência – um ser geneticamente social A psicogênese da pessoa completa

Princípios básicos de Wallon A patologia – torna o sujeito mais lento ou fixando-o em determinado nível, torna mais evidente processos menos percebidos em indivíduos normais pelo excesso de ritmo Estudou síndromes psicomotoras – evidenciou assim as relações entre movimento e psiquismo, bem como o papel fundamental do social Na dependência do outro, dirige suas ações para as pessoas as quais depende, criando um vínculo que age sobre suas próprias ações (imagine na criança ‘sem patologias’)

Procedimento metodológico eleito Observação Permite o acesso à atividade da criança em seus contextos, condição para que se compreenda o real significado de cada uma de suas manifestações: só podemos entender as atitudes das crianças se entendermos a trama do ambiente no qual está inserida Sem a prévia censura da lógica adulta Cada idade estabelece um tipo particular de interação entre sujeito e meio ambiente Aspectos físicos do espaço, pessoas próximas, linguagem e conhecimentos prévios – contexto de desenvolvimento

Características do sujeito (criança) Conforme competências próprias e necessidades Aplica suas condutas O meio transforma junto com a criança O desenvolvimento tem dinâmica e ritmo próprios (princípios funcionais)

Princípios funcionais Fatores orgânicos - Responsáveis pelas sequências fixas do desenvolvimento (influenciados pelo social) Ritmo do desenvolvimento O desenvolvimento é pontuado por conflitos Origem exógena – desencontros entre as ações das crianças e o ambiente exterior estruturado pelos adultos e pela cultura (contradições) Origem endógena – efeitos da maturação nervosa dinamogênicos

Psicogenética walloniana Estágio Impulsivo-emocional (primeiro ano) Afetividade orienta primeiras reações (inaptidões) Estágio sensório-motor e projetivo (até os 3 anos) Exploração do mundo físico (marcha e preensão) Desenvolvimento da função simbólica e linguagem O pensamento precisa dos gestos para se expressar Inteligência prática e simbólica (relações cognitivas)

Psicogenética walloniana Estágio do personalismo (3 – 6 anos) Formação da personalidade Consciência de si nas interações sociais Orienta o interesse pelas pessoas (relações afetivas) Estágio categorial Consolidação da função simbólica e da personalidade (iniciada na fase anterior) Interesse da criança pelo conhecimento e conquista do mundo exterior, imprimindo importância à cognição nas relações com o meio Estágio da adolescência Rompe a “tranquilidade” afetiva do estágio anterior com a chegada da puberdade A personalidade sofre uma nova definição em função das modificações corporais influenciadas pelas ações hormonais Surgem questionamentos a respeito de aspectos pessoais, morais e existenciais com predominância da afetividade, que retorna.

Dimensões do Movimento: o ato motor Estabilidade postural e equilíbrio - Na imobilidade, situação em que inexiste atividade cinética, a atividade postural é intensa. Dela depende a sustentação do corpo numa dada posição. Garante estabilidade das relações entre as forças corporais e as forças do mundo exterior, entre os movimentos e os objetos Origens motoras da atividade cognitiva A função postural está ligada também a atividade intelectual As variações tônicas refletem o curso do pensamento Ex: ao pensarmos mudamos nossas expressões e postura

Dimensões do Movimento: o ato motor Ação sobre o mundo físico Os progressos da atividade cognitiva fazem com que o movimento se integre à inteligência A criança torna-se capaz de prever mentalmente a sequência e as etapas de atos motores cada vez mais complexos O desenvolvimento da dimensão cognitiva do movimento torna a criança mais autônoma para agir sobre a realidade externa Controle do movimento (6 ou 7 anos) As disciplinas mentais = controle voluntário sobre o ato motor Capacidade ligada ao amadurecimento dos centros de inibição e discriminação situados no córtex cerebral

Pensamento, linguagem e conhecimento A linguagem é o instrumento e o suporte indispensável aos progressos do pensamento A linguagem exprime o pensamento, ao mesmo tempo que é estruturadora do mesmo A linguagem, ao substituir o objeto, oferece à representação mental o meio de evocar objetos ausentes e de confrontá-los entre si. Os objetos e situações concretos passam a ter equivalentes em imagens e símbolos, podendo, assim, ser operados no plano mental de forma cada vez mais desvinculada da experiência pessoal e imediata