UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ATLETISMO O ENSINO DAS HABILIDADES.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ATLETISMO O ENSINO DAS HABILIDADES

APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES DO ATLETISMO Para se aprender uma habilidade motora é necessária a construção de um “plano motor”. Este é entendido como uma série de instruções na “memória” que possibilita realizar a ação de forma consciente.

A aprendizagem das habilidades pode ser dividida em três fases: FASE INICIAL: fase de pensamento (calcular o que fazer). * Comunicar em termos gerais como se realiza a nova habilidade para que o programa motor possa começar a desenvolver-se. FASE INTERMEDIÁRIA: experimentar várias formas de realizar a tarefa. * Criar condições de prática e fornecer informação para ajudar a desenvolver o programa motor. FASE AVANÇADA: fase das habilidades (executar a habilidade). * Conceber práticas eficazes e motivar os alunos para continuarem a aprendizagem.

Métodos de ensino das habilidades simples: 1. Imitação 2. Demonstração/explicação/treino/correção - Demonstração com uma breve explicação; - Dar tempo para a prática; - Observar cuidadosamente procurando ações corretas e erros comuns; - Dar informação durante a prática (se necessário interromper para corrigir erros ou dar sugestões); - Permitir mais tempo de prática e corrigir com mais detalhes se necessário;

Métodos de ensino das habilidades complexas: Moldar: “simplificar toda a ação” - Demonstrar e explicar a habilidade a ser aprendida; - Utilizar uma versão simplificada ou incompleta da habilidade global, mas que inclua as ações mais importantes e possíveis de realização; - Dar oportunidade de praticar a habilidade simplificada; - Modificar gradualmente as tarefas para que a habilidade se transforme num exemplo aceitável; - Incentivar os alunos com problemas utilizando formas mais simples de execução; Encadear: “dividir a habilidade em pequenas partes”

Programação de uma Unidade de Habilidade 1.Planificar a explicação e a demonstração; 2.Determinar se a habilidade é simples ou complexa; 3.Eleger um método apropriado para ensinar a habilidade; 4.Planificar como os alunos vão realizar a habilidade; 5.Proporcionar informação durante a pratica; 6.Usar uma boa comunicação; 7.Praticar a habilidade imediatamente após a demonstração;

Informações que auxiliam a aprendizagem: Intrínseca: proveniente do aluno – visão/audição/tato/informação Sinestésica. O professor deve questionar sempre: - Como se sentiu durante o exercício? - Consegue recordar a sensação? - Acha que executou corretamente? - Consegue repetir o exercício? Extrínseca: treinador, outros alunos, espelhos, câmeras de vídeo, etc. A facilidade com que uma criança aprende uma habilidade depende: - Maturação/Experiência/Ensino/Dificuldade da tarefa

Princípios para estruturar a prática: 1. Movimentos grandes antes de movimentos pequenos; 2. Tarefas simples para as complexas; 3. As partes e o todo; 4. Prática contínua ou prática descontínua; 5. Condições de prática e competição;

Observações do professor: - Praticar dentro das limitações da criança; - Proporcionar uma grande variedade de experiências de movimento; - Ensinar de forma simples; - Desenvolver as formas básicas de movimento antes das habilidades especiais; - Não dar demasiada informação para ser absorvida de uma vez; - Indicar os pontos mais importantes em que se deve concentrar; - Ajudar as crianças a avaliar suas próprias execuções;

Adaptação do Atletismo para crianças 1.Modificar as técnicas; 2.Adaptar e utilizar equipamentos e materiais com tamanho e peso apropriados; 3.Modificar as regras para facilitar a aprendizagem e a atividade;

... outras observações importantes... - Elogie o esforço desenvolvido pela criança; - Tente que todos participem o máximo possível das atividades; - Dê confiança encorajando-os a tentar novas experiências; - Dê atenção a todos; - Não especialize uma criança numa única disciplina; - Analise os erros de forma positiva;